.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Compreender quem é Jesus-Diac. José da Cruz

QUINTA FEIRA DA IV SEMANA DA PÁSCOA 30/04/2015
1ª Leitura Atos 13, 13-25
Salmo 88(89), 2 a  “Cantarei, eternamente, as bondades do Senhor”
Evangelho João 13, 16-20
“Compreender quem é Jesus...”

A Fé em Jesus Cristo supõe o conhecimento e a compreensão. Uma Fé sem conhecimento e a compreensão, sobre a Pessoa, a Missão e o jeito de ser de Jesus, seria uma Fé cega e inútil. Jesus insiste no conhecimento e na compreensão porque é uma exigência do discipulado. O Discípulo autêntico segue seu Mestre e o imita. As palavras de Jesus neste evangelho sucedem ao Lava-Pés, quando o Senhor assumiu diante dos discípulos uma tarefa que era de um escravo: lavar os pés das visitas e convidados, e que era comum naquele tempo em que não tinha asfalto e o calçado mais comum era sandálias.
Pessoas importantes e que ocupavam cargos altos, tanto na Vida Religiosa como na Vida Civil, tinham seus pés lavados pelos escravos. Jamais uma dessas pessoas iria lavar os pés de um escravo. Seria um absurdo! Era essa relação desigual que o apóstolo Pedro pensava em ter com Jesus, quando se indignou ao ver que ele iria lavar os seus pés.
O Discípulo de Cristo só será feliz quando inverter essa lógica de que os pequenos devem servir os grandes, essa será a lógica do Cristianismo, fazer-se servidor de todos. A lição final Jesus vai dar na cruz do calvário onde Deus Onipotente se deixa esmagar e oferece a sua vida para servir a Humanidade.  Nessa mesma linha a Igreja é Servidora da Humanidade e oferece a Salvação e a Graça de Deus ao alcance de todos sendo a Fé em Jesus Cristo a única condição que se coloca.
Sempre teremos na comunidade aqueles que, igual a Judas Iscariotes, não conhecem e não compreendem essa nova lógica ensinada e vivida por Jesus, confundindo vocação e carisma com poder, prestígio, fama e sucesso. Judas via Jesus desse modo, o Homem do poder e com capacidade de comandar a revolução de Israel,trazendo apenas uma libertação política com a instauração do novo Reino Messiânico. Faltou a Judas maior conhecimento e compreensão sobre Jesus e a sua Missão.
Para uma multidão de cristãos no mundo de hoje, esse conhecimento e compreensão equivocada sobre Jesus, os leva a uma Fé deturpada, vivendo um Cristianismo apenas de fachada, chegando a ostentarem uma Vida religiosa, porém com a cabeça e o coração fechados , sem a mínima vontade de se converterem...
Diácono José da Cruz
Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim SP


Um comentário:

  1. Fico imaginando a importância que tem hoje a Sociedade São Vicente de Paulo.A proposta dessa organização é servir aos mais necessitados e pessoas com vulnerabilidade social extrema, que perderam o ânimo de viver e assim outras congregações,É muito bonito essa atitude nesse mundo capitalista selvagem onde as pessoas valem pelo que tem e não pelo que é...

    ResponderExcluir