.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

O AMOR É O FUNDAMENTO DO CRISTÃO – Maria de Lourdes Cury Macedo.

Dia 8 de maio de 2015
Evangelho de Jo 15,12-17

Na última ceia de Jesus, Ele dá os últimos conselhos para seus discípulos. Seu discurso é de “adeuses e despedida”. Ele sabia que a sua hora estava chegando, e como quem vai partir para longe, Ele dá seus últimos avisos.
Na última ceia, Jesus celebra a primeira missa. Houve a Liturgia da Palavra, Ele é a Palavra, e a Liturgia Eucarística, quando benzeu o pão e o vinho e deu a todos dizendo “isto é o meu Corpo”. Depois deu uma ordem: “Fazei isso em memória de mim”. Para que continuassem a sua missão.
Nessa despedida de Jesus, Ele frisa bem sobre o AMOR. Fala do seu mandamento: “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”!
O amor é a experiência maior do cristianismo, de todos que querem seguir Jesus. Se quisermos seguir Jesus, ser seus discípulos, temos que amar, porque o amor nos leva à perfeição e santidade, nos leva à comunhão com Deus. Se amarmos como nos recomenda Jesus, formaremos com Ele um só corpo em Cristo e nos uniremos ao Pai.
Jesus não tratou seus discípulos como servos, nem como alunos, mas como amigos. É esse o tratamento que Ele nos dá, amigos. Não havia diferença entre eles, todos eram seus amigos. É isso que Jesus quer da nossa comunidade, pessoas que são iguais perante Deus, um grupo de amigos trabalhando para o Reino de Deus. “Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida pelos amigos”, disse Jesus.
O amor que Jesus nos pede é igual o seu amor-doação. Amor para com os outros, sem interesse, sem pedir algo em troca. Por meio de nós, Jesus quer que as pessoas sintam o seu amor, porque Deus é Amor. Todo trabalho feito com amor agrada a Jesus, porque é doação. Seja nas pastorais, na família, no trabalho, na comunidade... A Igreja está repleta de pessoas que, por viver o amor de Cristo, doa-se pelo próximo. Sem essas pessoas a Igreja não seria Igreja. O fundamento da nossa Igreja é a doação da vida.
Se permanecermos ligados a Jesus como o ramo no tronco, produziremos muitos frutos na nossa vida, na família, na comunidade. Frutos de amor ao próximo, de alegria e paz, de liberdade e domínio de si, de fidelidade e perseverança.
Jesus nos revela no seu discurso de despedida que para a comunidade dar frutos duradouros, a comunidade precisa Ir, ou seja, sair para a missão.
O amor circula entre o Pai, Jesus e a comunidade cristã, criando uma comunidade de amor. No v 9 Jesus afirma: “Como o Pai me amou, assim eu também amei vocês”! O amor do Pai para com o Filho gera o Espírito Santo, que é Amor que nos é comunicado. O amor de Jesus para a comunidade que crê é fortalecida pela efusão do Espírito Santo. Assim existirá um laço estreito entre a Trindade e a comunidade,  que será notada por todos, por meio das atitudes de solidariedade, fraternidade entre as pessoas. O amor a Jesus e ao Pai faz surgir uma comunidade de irmãos.
O amor a Deus nos leva ao serviço-doação da nossa vida. Deus está conosco quando nosso amor se traduz em obras que refletem o plano de Deus.
Se permanecermos no tronco Jesus buscaremos a perfeição do amor, no divino amor de Deus. Nossa obrigação é estar unidos a Cristo. Porque só unido a Ele é que podemos amar. O amor é o começo, o meio e o fim de nossa vida cristã.


Maria de Lourdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário