3ª Semana -
Sábado - Páscoa - S. Marcos
Marcos era filho de Maria
de Jerusalém, em cuja casa Pedro se refugiou depois de ser libertado do cárcere
(cf. At 12, 12). Era primo de Barnabé. Acompanhou o apóstolo Paulo na sua
primeira viagem a Roma (cf. Col 4, 10) e esteve próximo dele durante a sua
prisão em Roma (Fm 24). Depois, tornou-se discípulo de Pedro, de cuja pregação
se fez intérprete no Evangelho que escreveu (cf. 1 Pe 5, 13). O seu evangelho é
comumente reconhecido como o mais antigo, utilizado e completado por Mateus e
por Lucas. Parece que também os grandes discursos da primeira parte do Atos dos
Apóstolos são uma retomada e desenvolvimento do evangelho de Marcos, a partir
de Mc 1, 15. É-lhe atribuída a fundação da Igreja de Alexandria.
Lectio
Primeira Leitura: 1 Pedro 5, 5b-14
Irmãos:
revesti-vos todos de humildade no trato uns com os outros, porque Deus opõe-se
aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. 6Humilhai-vos, pois, debaixo da
poderosa mão de Deus, para que Ele vos exalte no devido tempo. 7Confiai-lhe
todas as vossas preocupações, porque Ele tem cuidado de vós. 8Sede sóbrios e
vigiai, pois o vosso adversário, o diabo, como um leão a rugir, anda a
rondar-vos, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, firmes na fé, sabendo que
a vossa comunidade de irmãos, espalhada pelo mundo, suporta os mesmos
padecimentos. 10Depois de terdes padecido por um pouco de tempo, o Deus que é
todo graça e vos chamou em Jesus Cristo à sua eterna glória, há-de
restabelecer-vos e consolidar-vos, tornar-vos firmes e fortes. 11Para Ele o
poder pelos séculos dos séculos. Ámen. 12Por Silvano, a quem considero um irmão
fiel, escrevo-vos estas breves palavras, para vos exortar e para vos assegurar
que esta é a verdadeira graça de Deus; perseverai nela! 13Manda-vos saudações a
comunidade dos eleitos que está em Babilónia e, em particular, Marcos, meu
filho. 14Saudai-vos uns aos outros com um ósculo de irmãos que se amam. Paz a
todos vós, que estais em Cristo.
A
tradição, segundo a qual Marcos recolheu, no seu evangelho, a pregação de
Pedro, apoia-se nesta página, onde Pedro lhe chama “meu filho” (v. 13). Mas as
exortações do primeiro dos apóstolos dirigem-se a todos quantos na Igreja têm
responsabilidades de guias e mestres.
O verdadeiro pastor deve, antes de mais, ser humilde e consciente de não ser dono de nada, mas ter recebido tudo de Deus. E a humildade é verdade!
Os pastores devem também ser sóbrios e vigilantes. Nestas palavras ecoa o discurso escatológico de Jesus (cf. Mc 13, 1ss.). Pedro dirige aos pastores humildes e fiéis, sóbrios e vigilantes, a promessa de que Aquele Deus que os chamou à vida nova em Cristo os confirmará na graça e os coroará de glória (v. 10).
O verdadeiro pastor deve, antes de mais, ser humilde e consciente de não ser dono de nada, mas ter recebido tudo de Deus. E a humildade é verdade!
Os pastores devem também ser sóbrios e vigilantes. Nestas palavras ecoa o discurso escatológico de Jesus (cf. Mc 13, 1ss.). Pedro dirige aos pastores humildes e fiéis, sóbrios e vigilantes, a promessa de que Aquele Deus que os chamou à vida nova em Cristo os confirmará na graça e os coroará de glória (v. 10).
Evangelho: Marcos 16, 15-20
Naquele
tempo, Jesus apareceu ao Onze Apóstolos e disse-lhes: 15«Ide pelo mundo
inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura. 16Quem acreditar e for
batizado será salvo; mas, quem não acreditar será condenado. 17Estes sinais
acompanharão aqueles que acreditarem: em meu nome expulsarão demónios, falarão
línguas novas, 18apanharão serpentes com as mãos e, se beberem algum veneno
mortal, não sofrerão nenhum mal; hão de impor as mãos aos doentes e eles
ficarão curados.» 19Então, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi
arrebatado ao Céu e sentou-se à direita de Deus. 20Eles, partindo, foram pregar
por toda a parte; o Senhor cooperava com eles, confirmando a Palavra com os
sinais que a acompanhavam.
Nesta
conclusão do evangelho original de Marcos, encontramos o chamado discurso
missionário: Jesus envia os seus discípulos a levar o evangelho a todas as
criaturas (vv. 15ss.). O missionário do Pai, Jesus, precisa de outros
missionários. Aquele que é a Boa Nova confia a Boa Nova aos seus apóstolos:
“Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura.” (v. 15).
Depois do mandato missionário, Marcos alude, de modo muito breve, e discreto à ascensão de Jesus ao céu: “O Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi arrebatado ao Céu e sentou-se à direita de Deus.” (v. 19). E conclui afirmando: “Eles, partindo, foram pregar por toda a parte” (v. 20). E assim mudou radicalmente a vida dos apóstolos e de muitas outras pessoas ao longo dos séculos.
Depois do mandato missionário, Marcos alude, de modo muito breve, e discreto à ascensão de Jesus ao céu: “O Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi arrebatado ao Céu e sentou-se à direita de Deus.” (v. 19). E conclui afirmando: “Eles, partindo, foram pregar por toda a parte” (v. 20). E assim mudou radicalmente a vida dos apóstolos e de muitas outras pessoas ao longo dos séculos.
Meditatio
A primeira
leitura da festa de S. Marcos foi escolhida por causa da expressão “meu filho”
usada por S. Pedro para se referir ao segundo evangelista, mas também pelas
palavras: “Resisti-lhe, firmes na fé, sabendo que a vossa comunidade de irmãos,
espalhada pelo mundo, suporta os mesmos padecimentos.” (v. 9). Marcos é, de
modo especial, o evangelista da fé. Insiste em que deve ser vivida mesmo no
meio da obscuridade. O evangelista tem um sentido muito vivo dessa experiência.
Mais do que desenvolver os ensinamentos do Mestre, preocupa-se em acentuar a
manifestação do Messias crucificado. Apresenta-nos Jesus rodeado de pessoas
que, depois de um primeiro entusiasmo, O recusam. Os próprios Doze, escolhidos
por Ele, não O compreendem: têm o coração endurecido, fechado à Sua mensagem, à
Sua Pessoa. Mesmo Pedro, que reconhece Jesus como Messias, não quer aceitar o caminho
que Ele escolheu percorrer, o caminho da cruz. O centro do evangelho de Marcos
é o paradoxal testemunho de fé do centurião, que reconhece em Jesus, que morre
na cruz, o Filho de Deus. Marcos compreende a realidade profunda do itinerário
doloroso de Jesus e apresenta-o à luz da fé, definitivamente consolidada na
ressurreição. O segundo evangelho ajuda-nos a viver na fé e a alimentá-la no
sofrimento e a apoiá-la unicamente em Cristo, sem procurar provas humanas.
A reflexão de Marcos não é académica, mas existencial e vital. O Evangelho é Deus (cf. Mc 1, 14); contém e manifesta o projeto salvífico que o Pai quer realizar por meio do Filho em favor de toda a humanidade. É do coração de Deus que brota a “Boa Nova” capaz de encher de alegria todos os corações humanos que estejam disponíveis a acolher o dom da salvação. O “Evangelho é de Jesus Cristo” (cf. Mc 1, 1), quer dizer, é Jesus o Cristo, o Filho de Deus. Mas é também memorial de tudo quanto Jesus fez e disse. Numa palavra: para Marcos, o Evangelho é tudo, e tudo é Evangelho.
Lembremos as nossas Constituições: “A missão em sentido estrito sempre esteve presente entre nós e continua a conservar para nós uma importância particular” (Cst 33). A nossa admiração e atenção por aqueles que hoje são “missionários” continuam bem vivas. Esses confrades deixaram a sua terra, a sua gente, para adotar uma outra, em favor da qual desenvolvem todas as atividades de apostolado (cf. Cst 15). “Reconhecemos como parte importante da nossa missão reparadora todo o trabalho que desde os princípios da Congregação muitos de nós desenvolvem na atividade missionária, em vista do anúncio do Evangelho e em solidariedade com os povos, cuja situação é particularmente difícil” (Documenta XIV).
A reflexão de Marcos não é académica, mas existencial e vital. O Evangelho é Deus (cf. Mc 1, 14); contém e manifesta o projeto salvífico que o Pai quer realizar por meio do Filho em favor de toda a humanidade. É do coração de Deus que brota a “Boa Nova” capaz de encher de alegria todos os corações humanos que estejam disponíveis a acolher o dom da salvação. O “Evangelho é de Jesus Cristo” (cf. Mc 1, 1), quer dizer, é Jesus o Cristo, o Filho de Deus. Mas é também memorial de tudo quanto Jesus fez e disse. Numa palavra: para Marcos, o Evangelho é tudo, e tudo é Evangelho.
Lembremos as nossas Constituições: “A missão em sentido estrito sempre esteve presente entre nós e continua a conservar para nós uma importância particular” (Cst 33). A nossa admiração e atenção por aqueles que hoje são “missionários” continuam bem vivas. Esses confrades deixaram a sua terra, a sua gente, para adotar uma outra, em favor da qual desenvolvem todas as atividades de apostolado (cf. Cst 15). “Reconhecemos como parte importante da nossa missão reparadora todo o trabalho que desde os princípios da Congregação muitos de nós desenvolvem na atividade missionária, em vista do anúncio do Evangelho e em solidariedade com os povos, cuja situação é particularmente difícil” (Documenta XIV).
Oratio
Abre,
Senhor, os meus ouvidos para que se encham do tesouro do teu Evangelho, porque
a minha vida, iluminada e confortada pela tua Palavra, terá sentido pleno e
duradoiro. Faz-me acolher o Verbo da verdade presente no teu Evangelho. Abre,
Senhor, a minha boca para que a Boa Nova acolhida, se torne proclamação da tua
glória e mensagem de sentido e esperança para os irmãos. Que a minha vida se
abra a Ti, se encontre contigo, que vens ao meu encontro todos os dias na
Palavra que o teu Evangelho encerra e me dá. Ámen.
Contemplatio
S. Marcos
amava Nosso Senhor sem qualquer reserva; estava maduro para o martírio. Os seus
sucessos e os progressos da fé exasperavam os pagãos e em particular os
sacerdotes de Serapis. Apoderaram-se de S. Marcos durante a solenidade da
Páscoa do ano 68. Fizeram-lhe sofrer durante dois dias um horrível suplício,
fazendo-o arrastar com cordas por terrenos pedregosos dos subúrbios de Buroles;
mas o amor é mais forte do que a morte, e o santo bendizia a Nosso Senhor e
dava-lhe graças por ter sido julgado digno de sofrer por seu amor. Durante a
noite que separou os dois dias de torturas, o santo foi reconfortado por
visitas celestes. Foi primeiro um anjo que lhe disse: «Marcos, servo de Deus e
chefe dos ministros de Cristo, no Egipto, o vosso nome está escrito no livro da
vida e as potências celestes virão em breve procurar-vos para vos conduzirem ao
céu». Depois apareceu-lhe o próprio Nosso Senhor, como o tinha conhecido na
Galileia: «A paz esteja convosco, Marcos nosso evangelista», diz-lhe; depois
desapareceu. Esta palavra de encorajamento bastava. S. Marcos foi de novo
arrastado e dilacerado pelas pedras, enquanto bendizia a Deus: «Meu Deus, nas
vossas mãos entrego a minha alma». (L. Dehon, OSP 3, p. 479).
Actio
Repete
muitas vezes e vive hoje a palavra:
“Convertei-vos e acreditai no Evangelho” (Mc 1, 15).
“Convertei-vos e acreditai no Evangelho” (Mc 1, 15).
S. Marcos,
Evangelista (25 Abril)
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