.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Se alguém me ama, cumprirá minha palavra-Claretianos

SEGUNDA-FEIRA, 04 DE MAIO DE 2015
Ciríaco, Mônica
Atos 14,5-18: Levanta-te e fica em pé
Salmo 113: Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome a glória
João 14,21-26: Se alguém me ama, cumprirá minha palavra.
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele. 22 Pergunta-lhe Judas, não o Iscariotes: Senhor, por que razão hás de manifestar-te a nós e não ao mundo? 23 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada. 24 Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou. 25 Disse-vos estas coisas enquanto estou convosco. 26 Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.
COMENTÁRIO
O amor a Jesus consiste em receber e cumprir os mandamentos. Ao longo do Evangelho insistiu-se em que o amor é o supremo “mandamento” de Jesus. Quem ama o Filho é também amado pelo Pai. Assim se estabelece um círculo de comunhão amorosa entre o que crê, Jesus e o Pai. Por certo que a consequência lógica é o amor aos irmãos. À pergunta de Judas Tadeu sobre sua manifestação ao mundo, a resposta de Jesus é uma reafirmação do anteriormente dito: sua manifestação se realiza através da habitação do Pai e do Filho no interior do que crê. No exto aparecem elementos que se entrecruzam: a Palavra de Jesus é a Palavra do Pai; o amor de Jesus é o amor do Pai; escutar e viver a palavra de Jesus é abrir-se à plenitude do amor. O Espírito Santo é quem confirma e clarifica a Palavra do Filho. Em última instância, a experiência de Deus tem seu fundamento na habitação da comunidade trinitária, Pai, Filho e Espírito Santo, no coração do discípulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário