.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Eu sou o caminho, a verdade e a vida-Claretianos

SEXTA-FEIRA, 1 DE MAIO DE 2015
Atos 13,26-33: Deus cumpriu sua promessa ressuscitando Jesus
Salmo 2: Felizes os que se refugiam em ti, Senhor
João 14,1-6: Eu sou o caminho, a verdade e a vida.
1 Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar. 3Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais. 4 E vós conheceis o caminho para ir aonde vou. 5 Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho? 6 Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
COMENTÁRIO
O diálogo entre Jesus e seus discípulos situa-se no contexto dos discursos de despedida, às vésperas de sua paixão. Está salpicado de mal-entendidos e interrogantes, para dar dinamicidade ao texto. Jesus diz aos discípulos que se mantenham firmes na fé. Ela vai preparar-lhes uma morada na casa do Pai e logo regressará e os levará para que possam estar sempre juntos em uma profunda e eterna comunhão. Porém, os discípulos, representados por Tomé, não conseguem entender o sentido das palavras do Mestre. Apesar de levar um longo tempo convivendo, escutando e sendo testemunhas de Jesus, ainda não conseguem compreender a profundidade de sua mensagem. Parece que sua mentalidade imediatista, seu messianismo triunfalista, os impede de ver que o projeto de Jesus transcende as coordenadas espaço-temporais. Jesus é caminho, isto é, método, processo de crescimento e amadurecimento da experiência de fé; é verdade, porque é transparência de Deus; é vida, porque participa da fonte suprema da vida inesgotável. Também nós tendemos a materializar e minimizar o projeto de Deus. Nós esquecemos facilmente que o reino de Deus é o próprio Jesus, que se converte em força transformadora das pessoas e de todas as realidades criadas.


Um comentário: