.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 28 de abril de 2015

-JESUS É A VIDEIRA-José Salviano

5º DOMINGO DA PÁSCOA

3 de Maio de 2015
Ano B

Evangelho - Jo 15,1-8


PRIMEIRA LEITURA
         Os discípulo tiveram uma reação normal, diante da figura de Saulo, que antes perseguia os cristãos, e agora se apresentara como se fosse um deles. Tiveram medo. Isso foi uma reação natural, pois afinal, Saulo poderia estar fingindo para em seguida pegar todos.  Foi preciso que Barnabé contasse sobre a experiência que Saulo, agora Paulo,  teve com o ressuscitado na estrada de Damasco.
SALMO
         Que todos os povos se convertam e acreditem no poder do Senhor. Que         muitos anunciarão o poder e a justiça de Deus.  Eu vos louvo Senhor do Universo pois sois o meu amparo, meu socorro, minha paz, e o sustento de minha alma. Conduza-me ó Pai à conversão diária, para que eu mereça um dia estar na glória eterna. Amém

SEGUNDA LEITURA
         São João nos lembra que o amor a Deus e ao irmão não pode e não deve ser apenas de palavra. Mas sim de ação convicta do nosso dever de praticar a palavra, vivendo em atos e atitudes a fé que demonstramos ter diante das pessoas. E somente desse modo, todos saberão que estamos com Deus pela prática dos ensinamentos do Seu Filho.
         A nossa consciência nos acusa quando nos aproximamos  e quando nos afastamos de Deus, pela prática da verdade ou pela frieza no amor de Deus, demonstrada na convivência com nossos irmãos e irmãs. 
         E quando estamos no caminho reto, desfrutando da companhia do Altíssimo, o que pedirmos alcançaremos, pois estamos guardando os seus mandamentos em nossas mentes, e fazendo o que é do agrado de Deus na prática de vida.  E agradar ao Pai é exatamente viver de verdade o amor a Deus e ao próximo nos detalhes da convivência diária, sem guardar rancor, perdoando, repreendendo, corrigindo, mas acima de tudo sendo caridosos, compreensivos e tolerantes com os nossos irmãos da nossa convivência diária. Pois só agindo assim, Deus nos reconhece como filhos amados. O que não quer dizer que o pecador está fulminado, excluído. Deus ama a todos nós, e nos chama todos os dias à conversão. Porém quando fazemos o que é do seu agrado, somos vistos com  compaixão, carinho e proteção especial.
         Guardar e praticar os mandamentos é viver com Deus, por Deus e para Deus, ao lado do irmão e da irmã. E assim Esse mesmo Deus vive em nós, conforme o que Ele prometeu pela boca do Seu Filho amado.
         É maravilhosa essa convivência com Deus. É como está no miolo do furacão. Tudo em nossa volta sendo destruído pela força do ciclone, pela ação do maligno, enquanto desfrutamos da amizade, da graça daquele que não deixa de cumprir o que prometeu. Se por um lado sofremos ao ver nossos irmãos pagando caro pela sua indiferença, pela sua descrença, seguimos tranquilos, por estar seguros na mão do Pai.
Aquele que crer será salvo. Mas aquele que não crer já está condenado!
         Prezados irmãos, e prezadas irmãs. Não façamos dessa nossa tranquilidade uma permanência egoísta. Façamos alguma coisa pelos nosso irmãos afastados. Convidemo-los, demonstremos o nosso testemunho, dirijamos a eles a palavra de Deus, e acima de tudo, rezemos diariamente pela sua conversão. Rezemos pelos jovens afastados dos caminhos de Deus! Pela garotas que abandonaram os ensinamentos dos pais e do Pai e hoje seguem uma vida completamente arredia, longe do caminho da verdade e da vida. Rezemos pelos filhos desses jovens, que não estão sendo encaminhados para o catecismo, que não estão aprendendo a rezar com a mãe, muito menos com o pai.
Caríssimos, isso é muito grave. É COMPROMETEDOR PARA O NOSSO FUTURO!
         Ó Deus Pai que através do teu Filho nos comparou ao sal da  Terra, ajude-nos a  espelhar a vossa luz ao mundo, ajude-nos a contribuir pela salvação daqueles que estão vivendo fora do rebanho, desgarrados da comunidade cristã, da Igreja, presença viva de Deus no mundo! Amém.

EVANGELHO
         A videira produz as uvas de cujo suco se fabrica o vinho.  A videira é a árvore predominante em toda a região da Ásia menor, Egito Israel, e borda mediterrânea. O cultivo da videira para a produção de vinho  é uma das atividades mais antigas da civilização do Velho Mundo.
         Foi por isso que Jesus escolheu essa planta tão conhecida de todos para explicar como deve funcionar o Reino dos Céus. Ele se comparou a uma videira, cujos ramos somos nós. Todos os ramos que mesmo estando ligados n'Ele não der frutos, serão cortados, e os ramos que dão frutos, Deus os limpa para que dêem mais frutos ainda. Assim, quem se prontificar a das frutos, terá todo o apoio material e espiritual de Deus para melhor executar essa tarefa.
         Por frutos, Jesus quis dizer, o ato de evangelizar. Não basta ser um cristão devoto. Para ser um cristão autêntico, temos de ensinar a palavra por testemunho, atos e por explicações, que é a catequese propriamente dita, através de palestras,  encontros etc.
         Assim como o ramos que for tirado da videira não poderão dar mais frutos, cada um de nós se não estiver ligado em Deus, não dará frutos. Não podemos evangelizar de verdade se não estivermos com Deus e em Deus. Foi por isso que Jesus recomendou que permanecêssemos nele, com Ele, e desse modo Ele permaneceria também conosco, Ele prometeu estar em nós.
         Reparem que Jesus frisou bem. Insistiu em nos explicar a importância de estarmos n'Ele e com Ele e por Ele para que pudéssemos produzir o frutos desejados, adequados.  Estando na graça de Deus, nós produzimos muitos frutos. Mas se não estivermos com Ele, nada poderemos fazer. E assim como os ramos que não produzem frutos serão lançados ao fogo, aqueles que não produzirem frutos serão  queimados no fogo eterno onde haverá choro e ranger de dentes. Por isso precisamos prestar bastante atenção na palavra de hoje. Devemos tomar muito cuidado com a exigência de Deus em Jesus. Isto porque todos nós principalmente os batizados, somos catequistas.
          Ah! mas eu não tenho o dom da palavra! Mas você tem o dom de dar bons exemplos e de dar  o testemunho da verdade do Evangelho. 
         Cuidado! Pois quem não fizer nada, quem não mover uma palha, poderá ser lançado ao fogo como uma palha!
Quem crer (e praticar)  será salvo. Porém, quem não crer (quem não praticar)  já está condenado!
         Finalmente, uma notícia muito boa, no final deste texto: Jesus promete àqueles que permanecer n'Ele,  aqueles que guardam e praticam as suas palavras: "...pedi o que quiserdes e vos será dado".
É claro que nem precisa explicar que  esse o que quiserdes,  tem de estar de acordo com a vontade do Pai. Não vai pensando que você pode pedir a morte do seu inimigo,  a destruição do clube dos malvados, ou mudez da sua sogra...  Não é por aí.
         Caríssimos. Jesus está dizendo que estando n'Ele, que estando fazendo tudo do seu agrado, praticando o amor a Deus e ao próximo, podemos apresentar ao Pai, os nossos clamores, os nossos pedidos justos.

Vá e faça o mesmo.

Um bom e santo domingo.   José Salviano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário