.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

O jugo de Jesus é suave-Helena Serpa

27 de junho- Evangelho - Mt 11,25-30


1ª. Leitura – Deuteronômio 7, 6-11 – ““consagrados no amor do Senhor”


“Tu és um povo consagrado ao Senhor teu Deus!” Esse brado também hoje ecoa nos nossos corações e nos leva a refletir e acolher esta verdade, com a certeza de que ela poderá mudar o sentido da nossa existência. Quando nos consideramos escolhidos (as), eleitos (as), preferidos (as), nós também nos dizemos consagrados (as), isto é, separados para um compromisso sagrado. O que é sagrado vem de Deus que é Santo, por isso, quando nós assumimos o compromisso com o sagrado nós fazemos uma aliança com a santidade e o amor de Deus. Deus nos resgatou da escravidão e quer mudar a nossa vida nos fazendo ser parte do Seu povo guardando conosco uma aliança de misericórdia. A misericórdia de Deus não tem limites, por conseguinte, é importante que nos consideremos povo de Deus, separados para a santidade, mesmo que sejamos os maiores pecadores. Dessa forma, então, teremos mil gerações de santos e de santas que vivem no temor de Deus e terão a sua vida vocacionada para o amor. Quando começamos a encarar a nossa vida na perspectiva de Deus nós começamos a enxerga-la com outros olhos e descobrimos que, detrás do que é passageiro, existe o que é eterno, que não é visível aos nossos olhos, mas palpável ao nosso coração. O Senhor nos manda guardar os Seus mandamentos, leis e decretos, pondo em prática o amor que Dele recebemos. Não percamos tempo. Somos um povo consagrado ao Senhor Ele se afeiçoou a nós e nos escolheu. – Você se considera parte da geração dos que amam a Deus? – Você se avalia uma pessoa consagrada ao Senhor? – Você enxerga o que está por detrás do tempo presente?

Salmo 102 – “ O amor do Senhor Deus por quem o teme é de sempre e perdura para sempre”.


O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, portanto, quem teme a Deus é considerado um sábio, Quem é sábio aprende a respeitar a Deus e a Ele obedecer e bendizer em todos os tempos e a todo o momento. Não precisamos ter medo do mundo nem das pessoas porque o amor de Deus em nós perdura para sempre. O Seu amor é compassivo, paciente, bondoso, misericordioso, mas também, disciplinador, formador e exortador. O intuito de Deus para conosco é nos consolidar na caminhada para a justiça que é a santidade, desígnio do Senhor para nós.

2ª. Leitura – I João 4, 7-16 – “o verdadeiro amor”


Como sabemos que conhecemos a Deus? São João, o discípulo amado nos orienta: “todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus.” E completa: “quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.” E, como vamos saber se amamo-nos uns aos outros? Deus é quem nos ensina a amar e nos deu exemplo do verdadeiro amor quando enviou o Seu Filho Jesus para nos dar uma vida nova. Portanto, se permanecemos no amor de Deus nós conseguiremos também amar os nossos irmãos com o amor que vem de Deus. Esse amor far-nos-á também dar a vida em favor dos nossos irmãos. Dar a vida não significa, propriamente, entregar-nos para morrer, mas gastar o nosso tempo, utilizar os nossos dons, partilhar os nossos bens, compartilhar experiências, escutar, aconselhar, em fim, dar do que nós possuímos em benefício do próximo e por amor a Deus. Deus nos amou primeiro, então Ele é a fonte do verdadeiro amor. O coração de Jesus é cheio do amor do Pai e se expressa na nossa vida e no nosso ser por meio do Espírito Santo que dá testemunho desse amor. Quem permanece no amor permanece com Deus e Deus permanece com ele. – Qual a diferença entre amar e gostar? – Você tem feito a experiência de amar com o amor de Deus? – Há alguma diferença de quando você ama com o seu amor humano? – Qual é?

Evangelho – Mateus 11, 25-30 – “ o jugo de Jesus é suave ”

Aos olhos de Deus os simples e pequeninos são todos aqueles (as) que não complicam as coisas espirituais e se deixam governar pela Sua voz. Jesus louvou ao Pai pela Sua sabedoria em revelar-se aos simples e pequeninos e não, aos “sábios” e “entendidos “. Somos pequeninos quando reconhecemos as nossas limitações e nos rendemos a Jesus o Filho de Deus que recebeu do Pai a instrução para nos conduzir segundo os Seus desígnios. Jesus e o Pai têm o entendimento perfeito das nossas necessidades e nos convidam a trocar o nosso fardo pesado pelo jugo suave e leve do Seu amor. Muitas vezes nós queremos ser fortes e seguros (as) em nós mesmos (as), queremos carregar a nossa carga sozinhos (as) para mostrar que temos força e capacidade. O resultado disso é a depressão ou outras doenças espirituais que terminam atingindo também o nosso físico. Para nos livrarmos destes males precisamos somente atender ao convite do Filho: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos e eu vos darei descanso.” Assim, rendidos ao Seu Amor, nos tornaríamos as criancinhas submissas de quem o Pai se agrada. – Você admite e reconhece quando o fardo está pesado? – A quem você recorre? – Você tem vergonha de demonstrar sua fraqueza? – Como você tem vivido ultimamente? – Você está cansado (a)? – Você aceita o jugo suave de Jesus? - Leia mais uma vez o convite de Jesus!

Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário