.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Não tenham Medo!-Claudinei M. Oliveira


Domingo, 22 de junho de 2014.
Evangelho: Mateus 10, 26-33

Queridos irmãos e irmãs. Neste domingo de amor e paz recebemos  de Deus uma mensagem encorajadora: “Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado e nada há de escondido que não seja conhecido” (Mt 10, 26). Deus está acima de qualquer atividade humana nos protegendo e nos guiando nesta labuta da vida. Aquele que confiar na Sua presença santificante  e segue os preceitos de justiça e solidariedade tem a certeza da recompensa da vida eterna e uma caminhada terrena pacífica. Temos a graça maior de sermos filhos de um homem que não mede esforços para estar ao lado, mostrando o caminho seguro e retirando os obstáculos que por ventura quer interromper. Nada mais agradável é ter a fé e poder contar com a mão invisível de nosso Pai.
Muitos são os encardidos tentando atrapalhar a vida com Deus. Eles cercam a caminhada do cristão de todos os lados. Muitas vezes conseguem seu objetivo: destrói famílias, provoca conflito entre irmãos e pais, deixa comunidade em  pé de guerra. Na verdade transforma a vida dos cristãos em sociedade numa verdadeira competição. O encardido tem estes objetivos: provocar o mal entre os irmãos. Entretanto, com a presença de Deus  e espelhando na missão de seu Filho Jesus, nada temos a temer. Estaremos protegidos do mal  por estarmos envolvidos no projeto da salvação. 
Confiais em Deus! Tende fé e praticais a justiça sempre. Fazei valer o sacramento do batismo e anunciai o Evangelho para todos os povos. Ser cristão é não ter medo de seguir os mandamentos de Deus e praticar a bondade no dia a dia. Ele estará observando cada passo e cada ação que o cristão renovado estiver fazendo. Seja na claridade e/ou na escuridão, Deus estará cobrindo com o Espírito Santo.
O cristão que preserva a fé no Cristo Ressuscitado só tende a temer o Criador. Ele é capaz de dar  e retirar a vida. Contudo, mesmo incomodado pelas ações do mal que pode matar o corpo, não tem como destruir a alma  que é a essência vivificando da fé em Cristo. A alma transbordada no Espírito Santo é protegida e nada pode destruir a consciência daquele que ama a Deus. Tanto que muitos encardidos dilaceram o corpo de Jesus. Material visível em forma de homem, mas Jesus continua vivo no meio de nós nos orientado cada passo e ainda multiplicando seus seguidores.
As provocações são inúmeras. Somos envoltos de tendências cada vez mais subumanas. A nossa frente o mundo aparece colorido e cheio de alegria. Ensinam-nos a sermos espertos e a crescermos nas costas dos outros. Não importa quem está a sua frente ou ao seu lado, o que importa é o seu empreendimento avolumar, crescer, expandir e multiplicar. Somos aviltados a buscar a felicidade nos prazeres da vida. Somos convencidos de que o importante e a felicidade terrena. Ou seja, somos alimentados por uma mídia a sermos consumistas ao extremo.  Queridos leitores, se não tivéssemos uma crença peculiar no Criador, cairíamos nos braços dessas ideias satânicas. Mas temos a confiança Naquele que gerou a vida e a humanidade. Acreditamos Nele e rendemos graças a todo o momento para nosso Deus. Somente a fé, o carinho, o amor e a vontade de termos por perto este Senhor dos Exércitos, nos garante uma felicidade incondicional aqui na terra e também no céu.   
Quando iremos ter a coragem do profeta Jeremias. Ele disse: “Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi espalhando o medo em redor: ‘Denuncia-o, denunciemo-lo’”(Jr. 20, 10). O profeta que tem a missão de evangelizar não se cala diante das injustiças. Não se deixa ser corroído pelo mal e não dá o braço a torcer. Ele tem o Mensageiro instruindo suas teses e convencendo de que a denúncia deve ser feito. Veja o que Jesus fez em sua missão: não deu trégua para seus opositores. Levou o discurso aberto para quem ousasse ouvir e denunciou veementemente. Jesus é uma prova que o medo pode matar ou retirar o bem precioso do cristão que é a liberdade e a esperança de uma vida feliz. Claro que Jesus pagou caro seu enfrentamento, mas foi necessário para abrir olhos de muitos cegos, fazer coxos andares e surdos ouvirem a verdadeira palavra.
A confiança do profeta anunciador da Boa Nova  está na fortaleza do Pai. Jeremias não temeu os espalhadores de medo porque se sentia protegido. Disse o profeta: “mas o Senhor está ao meu lado como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos” (Jr. 20, 11). Bela resposta para quem tem confiança no Seu Deus e acredita Nele. Assim também devemos ser nós cristãos batizados. Devemos acreditar que temos um Deus guerreiro nos protegendo de todo perigo e de toda desordem. Muitas pessoas sofrem por não acreditar na Santíssima Trindade. Tem suas vidas destruídas pelo ódio, pela violência, pelas drogas e pela traição. Dê uma basta neste mal que arrebenta toda esperança, mas planta o medo. Peço: confie em Deus e procure a Eucaristia para alimentar o corpo e a alma. Alimentados com o Corpo e Sangue de Cristo nada sentirá numa fortaleza capaz de assegurar qualquer maldade e corrupção.
No final da leitura o profeta ainda louva o Senhor pelos feitos contra o mal: “Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus” (Jr. 20, 13). Precisamos louvar sempre nosso Deus pelas maravilhas que nos concede: a vida, as pessoas que relacionamos; a família que nos apoia; a beleza das flores, do vento, do sol, da chuva e a comunidade que nos acolhe. Devemos não ter vergonha em abrir a boca e gritar bem alto: não tenho medo porque meu Deus me protege sempre! Você tem coragem de fazer isso? Você é capaz de dobrar os joelhos já cansando e agradecer pelo dia que passou, pela coragem de enfrentar as desordens e de não fraquejar diante delas? Pois bem, já está na hora de renascer um profeta Jeremias em você  e não ter medo de combater o mal.   
Concluímos esta reflexão  com as palavras de Jesus: “todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai eu está nos céus” (Mt 10, 32). A decisão está em nossas mãos. Temos muitas coisas maravilhosas para serem ditas para milhares de pessoas. Não podemos guardar a Palavra em nosso coração, mas espalhá-la para os quatro cantos do mundo. Veja com nosso Deus é bom e complacentes com seus filhos: se levarmos a boa notícia  para aquele que precisa de ouvir, estaremos  driblando o mal que queira apossa-se daquele corpo e fazer morada. Não tenha medo, encoraja-o porque nosso Deus é gigantesco. Amém.
Paz e bem!
Claudinei M. Oliveira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário