.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 24 de junho de 2014

-SÃO PEDRO E SÃO PAULO-José Salviano


SÃO PEDRO E SÃO PAULO

SOLENIDADE

29 de Junho de 2014

Evangelho - Mt 16,13-19

"...tu és Pedro,
e sobre esta pedra construirei a minha Igreja,
e o poder do inferno nunca poderá vencê-la."

         Hoje a Igreja Católica Apostólica Romana festeja a sua  fundação pelo próprio Jesus Cristo. Para aqueles que volta e meia perguntam: Onde está escrito que Jesus fundou a Igreja? Onde está escrito que Pedro foi o primeiro Papa, por favor, meus irmãos separados. Leiam o Evangelho deste domingo (Mt 16,13-19).
            Você vai ver as palavras do Filho de Deus, dando plenos poderes ao primeiro PAPA: Eu te darei as chaves do Reino dos Céus:  tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".   Mais eu sei que você ainda vai continuar duvidando , porque é um cabeça dura!  Você sabe que essa  é a verdade sobre a Igreja. Mas você não quer aceitar. Saber é meio passo para acreditar. Aceitar é diferente. Aceitar, é acreditar.
            A maioria dos judeus no fundo  sabiam que Jesus era o Messias. Mas continuavam protestando e rotulando o Filho de Deus de impostor.
            Pedro foi sim o primeiro papa, quer você aceite ou não. Desculpe a força dessa expressão, não estamos pretendendo aqui ofendê-lo. Só estamos dizendo a pura verdade Histórica.
            Costumamos dizer que é a Festa de São Pedro. Mas se trata da festa solene de duas colunas, duas pilastras de sustentação da nossa fé. Isto porque, a fé que  chegou até nós, a fé que professamos hoje, nos foi dada, ou teve sua origem em dois leigos escolhidos por Jesus, dois leigos corajosos e iluminados pele Espírito Santo, e que assim se tornaram os gigantes da evangelização inicial da Igreja Católica nascente. Eles enfrentaram: Frio, tempestades, naufrágios, perseguições, prisões e não desistiram de continuar o seu imenso trabalho de levar ao mundo a mensagem de Deus publicada pelo seu Filho. Portanto, a fé que temos e que praticamos hoje é uma herança desses dois heróis da Igreja. Pedro, aquele que negou Jesus por três vezes, foi escolhido para representar todos os demais apóstolos, e ser o chefe da Igreja. Paulo que perseguia os cristãos daquela época, foi  sacudido pelo próprio Jesus no caminho de Damasco, e pela força e poder de Deus foi transformado de inimigo dos cristãos, ao melhor e maior missionário de Reino de Deus.   Paulo teve o dom de explicar Jesus de uma forma que todos entendessem o Evangelho. Ele disse que não era ele quem vivia, mas sim, era Cristo que vivia nele. Porque Paulo sentia que suas ações e palavras não eram dele, mas sim de Cristo. Sabe quando você recebe um elogio por algo maravilhoso que fez, e você sente que não mereceu aquele elogio? E porque? Porque não foi você quem fez aquilo: Aquela homilia, aquele sermão, aquela palestra. Na verdade, você foi apenas um instrumento como Paulo, que emprestou seu corpo, sua mente, e principalmente sua boca para que Deus pudesse falar ao mundo por seu intermédio.
            Paulo foi isso. Um instrumento de Deus para dar continuidade à obra de Jesus Cristo na Terra. 
E nós? O que está faltando para sermos continuadores de Pedro e de Paulo?  Coragem? Vontade? Ou está faltando aquela fé forte como a de Paulo e de Pedro?
            Hoje celebramos também o dia do Papa, o nosso atual sucessor de Pedro, cuja missão é guiar, orientar, dirigir a continuidade da nossa fé através do trabalho apostólico dos cristãos unidos pela mesma crença, nesta missão de anunciar ao mundo formado de diversas culturas, a mensagem única do Evangelho de Jesus Cristo para a salvação de todos.
            A  libertação milagrosa  de Pedro assim como  a súbita morte do perseguidor Herodes Agripa. Foram ambos fatos ocorridos pela intervenção divina para que a justiça fosse feita.
Meus irmãos.  Partindo do princípio de que não cai uma folha da árvore sem a permissão de Deus, o qual quer que toda  injustiça seja corrigida,podemos concluir que  Deus até permite que aconteça o mal. Porém, em seguida Ele faz chover a justiça. Permitiu a morte de Jesus, mas em seguida o ressuscitou dos mortos. Permitiu que Paulo passasse por todo o sofrimento fruto da perseguição por causa do Evangelho, podemos constatar que nos nossos dias também a ação de Deus em prol da correção das injustiças está sempre presente entre nós. Citaremos aqui dois exemplos da mão de Deus que vem em nosso socorro quando algum mal muito grave nos parece sem nenhuma solução.   
Certa vez, em uma certa rua de uma certa cidade, apareceu um vizinho com jeito amistoso, e cara de boa gente, porém ele era um injusto que tinha um cachorro feroz o qual mordia muitas pessoas não só que passavam pela calçada em frente daquela casa, mas também mordia pessoas pelo quarteirão afora. Os vizinhos conversaram numa boa com aquele homem, que até era uma pessoa tratável e prometia não deixar mais o animal solto . Dias depois, alvoroço na rua.  O cão bravo havia mordido mais um ou uma pessoa. E assim se foi, muitos foram atacados e mordidos por aquele cachorro que vivia mais solto do que preso dentro de casa. Pessoas humildes, idosos sem defesa, senhoras fracas, crianças, adolescentes...  muitos foram atacados e mordidos.  Aparentemente não havia mais nada a se fazer. Porém umas senhoras se reuniram e rezavam diariamente, pedindo a Deus que livrasse a todos daquele mal, daquele perigo, daquela injustiça!
Eis que um dia, aquele cão mordedor estava atravessando a rua, e veio um carro e o atropelou, ele morreu na hora. Os vizinhos comemoraram não a morte de um animal. Pois apesar de ser feroz, era um lindo cão! E não tinha nenhuma  culpa de viver  solto,  mas sim, os vizinhos comemoraram o alívio de um sofrimento, o fim de uma injustiça por parte do seu dono, pelo fato de deixar um animal perigoso  na rua.  HOJE TODOS PASSAM POR AQUELA RUA SEM NENHUM MEDO DE SER ATACDO POR UM CÃO FEROZ.  Você reparou no detalhe? Um cachorro ser atropelado é coisa bem difícil!
Outro exemplo. Em um certo país da América Latina, surgiu de repente um novo cantor, jovem  e muito talentoso, que formou um banda de rock e em poucos dias era sucesso absoluto e fulminante! Só tinha um probleminha. Apesar de ser muito talentoso, esse jovem com sua banda só cantava músicas pornográficas, imorais, que feriam os bons costumes, e a religiosidade do povo devoto daquele referido país.
E o pior, é que sendo ele muito engraçado, se vestia de palhaço e conquistou rapidinho a simpatia das crianças, apesar de que elas nem sempre entendiam as suas palavras.
Dizem que certo dia, um poderoso político daquele país viu sua netinha cantando e dançando uma daquelas músicas recheada de palavras indevidas...  Dois dias depois, o avião que transportava aquela referida banda, caiu e morreram todos...  
Deus não é vingativo, nem mau. Deus é justo. Deus nos corrige. Deus tirou Pedro da prisão de forma espetacular, e livrou Paulo  do perseguidor Herodes Agripa, pois ainda não era hora do seu suplício.
            Caríssimos. Não tenha medo de denunciar as injustiças, não se acovarde diante dos poderosos e injustos. Pois as portas dos infernos nunca se prevalecerão contra a Igreja de Jesus Cristo, e eis que Jesus estará sempre conosco até o fim dos tempos.
            A Igreja celebra o martírio de Pedro e de Paulo na mesma data porque eles fizeram um trabalho igual, estiveram unidos na mesma missão de levar a todos o quanto pudessem, e Evangelho de Jesus Cristo, de forma destemida, confiantes na proteção divina, e dispostos a enfrentar tudo. Até a morte! Celebramos Pelo e Paulo no mesmo dia porque os dois são pilastras vivas do edifício espiritual que é a Igreja. Pedro evangelizou muito, especialmente os judeus. Enquanto  Paulo espalhou o Evangelho de Jesus ser conhecido em várias nações.
             A corajosa  pregação de ambos foi selada, confirmada e perpetuada com o martírio. Esses dois gigantes da nossa fé deram provas de até que ponto pode ir o ser humano quando confia na proteção de Deus, e aceita o seu chamado para anunciar o Reino de Deus entre os homens e as mulheres. Eles não foram pessoas apenas de palavras bonitas de discursos de impactos, e de grande eloquência. Eles foram, ao lado de seus brilhantes discursos, testemunhas de que a fé remove as montanhas do egoísmo e da injustiça. O MODO COMO PEDRO E PAULO VIVERAM E MORRERAM QUESTIONA O NOSSO COMODISMO NA DÉBIL PRÁTICA DE NOSSA FÉ!
            Será que  nos tempos atuais teríamos ou temos alguém semelhante a Paulo?  Eu acho que sim. Eu conheço alguns padres e também muitos leigos  que são exemplos vivos de Paulo nos dias de hoje. Não citaremos os seus nomes aqui para não causar ciúmes a ninguém. E você também deve conhecer muitos católicos destemidos. A Igreja de Pedro está cheia de novos Pedros e Paulos. Sigamos os seus exemplos. 
            O melhor exemplo que me ocorre no momento é de uma repórter destemida, linda, preparada e muito talentosa, que fala muito bem a verdade dos nossos dias, de forma  que doa a quem doer. Nem sei qual é a sua religião, mas o seu nome, eu sei.   Rachel Sheherazade.
CONFIRA:
Vai e faz o mesmo. Bom domingo.
José Salviano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário