.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 15 de junho de 2014

Amai os vossos inimigos - Claretianos

Terça-feira, 17 de junho de 2014
11ª Semana Comum
Santos do Dia:Agripino de Como (bispo), Antídio de Besançon (bispo, mártir), Avito de Micy (abade), Bessarion do Egito (eremita), Botulfo e Adolfo (abades de Ikanhoe), Gandolfo de Bourges (bispo), Hervé da Bretanha (abade), Himério de Cremona (bispo), Hipácio da Bitínia (abade), Isauro, Inocente, Félix, Jeremias e Peregrino (mártires de Apolônia), Manuel, Sabel e Ismael (mártires da Calcedônia), Montano de Gaeta (mártir), Nectano de Hartland (mártir), Nicandro e Marciano (mártires de Mésie), Rainério Scacceri de Pisa (eremita), Ramboldo de Ratisbona (abade).
Primeira leitura: Coríntios 8,1-9
Jesus Cristo de rico que era, tornou-se pobre por causa de vós. 
Salmo responsorial: Salmo 145(146),2.5-6.7.8-9a (R. 2a)
Bendize, ó minha alma, ao Senhor. 
Evangelho: Mateus 5,43-48
Amai os vossos inimigos.
No chamado Sermão da Montanha encontramos o evangelho do amor aos inimigos. Parece algo saído do senso comum, pois nas realidades cotidianas que vivemos o que predomina são amores que desejam estar bem com todo mundo. Amamos a quem nos faz o bem, de quem esperamos que corresponda do mesmo modo.
Porém, Jesus dá uma reviravolta a essa orientação do amor humano, mediante um chamado que nos pode parecer absurdo e impensável: amar os inimigos. Isto nos lembra de uma lei antiga que estabelecia amar o próximo e odiar o inimigo; daí Jesus parte para uma nova e surpreendente formulação: o amor na perspectiva de todas as relações humanas, superando as divisões em bons e maus.
Trata-se de um crescimento do humano, da autêntica e radical prática do amor que supera limites. O amor em sentido universal (ágape) que transcende todas as fronteiras em atitude aberta e acolhedora, cuja referência é: “Assim serão filhos do vosso Pai do céu, que faz o sol sair sobre maus e bons e faz chover sobre justo e injustos”. Amar dessa maneira é colocar-se no caminho da perfeição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário