.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Eu vos digo: não jureis de modo algum - Claretianos

Sábado, 14 de junho de 2014
10ª Semana Comum
Santos do Dia:Anastácio, Félix e Digna (monges, mártires), Cearan, o Devoto (abade de Bellach-Duin), Dogmael de Wales (monge), Elgar de Bardsey (eremita), Eliseu (profeta bíblico do Antigo Testamento), Etério de Viena (bispo), Geraldo de Fontenelle (monge, bispo de Evreux), José, o Hinógrafo (bispo de Tessalônica), Lotário de Séez (monge, bispo), Marciano de Siracusa (bispo, mártir), Marcos de Lucera (bispo), Metódio I de Constantinopla (bispo), Neemias de Arran (abade), Quintino de Rhodez (bispo), Salmódio de Limóges (eremita).
Evangelho:Mateus 5,33-37
Eu vos digo: não jureis de modo algum.
Ainda lembramos de uma tradição do tempo em que a palavra representava a credibilidade sem atenuantes. “Aquela pessoa é de uma só palavra”, comentava o povo, “pois não necessita fazer juramentos”. O evangelho nos desafia a ser pessoas autênticas, firmes e consequentes frente a nossos atos e comportamentos nos diferentes campos da vida pessoal, familiar e social.
Trata-se de viver a agir com franqueza e transparência nas relações sociais, procurando buscar o bem-estar comum dos irmãos e irmãs. A prática dos falsos juramentos, provavelmente era um costume muito difundido no tempo de Jesus. As relações com Deus se limitavam a simples promessas que não eram levadas a serio e com responsabilidade. Daí que se espera um “sim, sim”, ou um “não, não”.
Assumir compromissos pela metade não dá certo quando se refere ao seguimento de Jesus. Tanto hoje como ontem, agindo dessa maneira, somos conduzidos a uma autêntica vivência dos valores éticos e cristãos. O Senhor espera que nossa palavra seja sincera, transparente e sejamos fieis ao nosso Deus da vida, às nossas comunidades e às raízes de onde viemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário