.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 15 de junho de 2014

Deus escondeu a revelação aos entendidos e sábios --Diac. José da Cruz

SEXTA FEIRA DA XII SEMANA DO TC 27/06/2014
1ª Leitura Deuteronômio 7, 6-11
Salmo 102(103), 17 “É eterna a misericórdia do Senhor para com os que o temem”
Evangelho Mateus 11, 25-30

Por que teria Deus escondido a revelação aos entendidos e sábios? Será que Deus não quer que o homem evolua no conhecimento sobre ele? Será que estamos diante de um Deus que prefere que seus filhos e filhas permaneçam na ignorância a seu respeito? A discussão entre Fé e Razão não é de hoje, nas primeiras comunidades já se discutia sobre a Revelação Divina que apenas exige do Homem a Fé, enquanto resposta a esta revelação.
Ser simples não significa ser ignorante e o que aqui está em discussão é a velha história de que o Homem quer explicar e compreender racionalmente a Revelação Divina.Entretanto, esta está mergulhada no Mistério. A iniciativa é toda de Deus, é Ele que se revela, do modo como quer, a quem quiser, e no tempo que desejar. Aí está o grande problema, os Sábios e Entendidos do tempo de Jesus pensavam que poderiam monitorar a Vinda do Messias tendo assim um controle sobre ele.  Por isso rejeitam o Messianismo de Jesus porque ele é uma pessoa simples, não tendo nada de especial. O Messias que esperavam iria se manifestar de maneira esplendorosa, mostrando o seu poder e a sua Glória. Portanto, de acordo com o conhecimento que tinham sobre a Lei e os Profetas, Jesus não se enquadrava no modelo de Messias das Escrituras.
Jesus se identifica com os pequenos porque é o primeiro pequeno no qual o Pai se manifesta á humanidade, Deus gosta da simplicidade, não é chegado a sofisticações e coisas muito complexas. Os Discípulos também estão nessa linha dos pequenos, e nós Cristãos do Século XXI também devemos seguir por este mesmo caminho: o da pequenez e simplicidade!
Ser pequeno nesse caso não é não ter auto-estima e se julgar inferior a todos, mas é servir. Em nossa sociedade ainda é assim, os pequenos servem os grandes. No mundo, os grandes são servidos e estão sempre em destaque, no Reino inverte-se essa ordem e quem quiser ser grande seja aquele que serve. E que fardo pesado é este do qual Jesus fala, e que atormenta a vida dos seus discípulos e demais seguidores? É o fardo da lei e da obrigação, que oprime as pessoas. Já o amor e a misericórdia é leve e além de não oprimir liberta o outro.
A nova Doutrina e a Nova Lei foi dada por Jesus aos seus discípulos. A pertença a comunidade, e os trabalhos pastorais ou Ministérios, poderão ser pesados e desconfortáveis para os Batizados que não entenderam que a Lei foi abolida, e que com Jesus chegou a nova lei, o novo jeito de ser cristão e de se relacionar com Deus e os irmãos. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja Louvado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário