.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Na casa do Pai-Helena Serpa

28 de junho- Evangelho - Lc 2,41-51

1ª Leitura - Isaias 61,9-11 – “a Mulher que, como a terra faz brotar a planta”

Maria, a escolhida para ser Mãe do Filho de Deus é também a mulher que, como a terra, faz brotar a planta. Por meio dela a justiça de Deus, Jesus Cristo se fez presente no mundo, por isso, o profeta Isaías fala para todos aqueles (as) que se consideram descendentes do povo abençoado por Deus. Somos descendentes de Maria, pois, no Seu Filho Jesus, nós fomos adotados por Deus. Assim sendo, todos nós que nos consideramos cristãos e cristãs porque seguimos a Cristo, fazemos parte da posteridade que é abençoada por Ele e, por conseguinte, conhecida entre todas as nações. Jesus é Filho de Maria e Filho de Deus. Foi Ele quem trouxe para todos nós as vestes da salvação, que nos envolveu com o manto da justiça e nos adornou com coroa e joias que são o Espírito Santo e os Seus dons, presentes de Deus. Desse modo, nós também exultamos de alegria no Senhor pela Mulher que, como a terra faz brotar a planta, e o jardim faz germinar a semente, foi o instrumento de Deus para manifestar a Sua justiça e a Sua glória diante de todas as nações. – Você também é reconhecido (a) como descendente de Deus e de Maria? – Você se faz notar com as características da justiça e da glória de Deus? – Você transmite ao mundo a alegria de ser salvo (a)?

Salmo – 1 Samuel 2 – “Meu coração se regozija no Senhor”

A oração do salmo anuncia o regozijo do homem e da mulher que são dependentes do poder de Deus. Sentirmo-nos fracos (a) e impotentes é o caminho para que nós possamos nos regozijar com os prodígios de Deus. “O Senhor ergue do pó o homem fraco....para fazê-lo assentar-se com os nobres”. Nas mãos do Senhor todos nós somos fortes e fartos.

Evangelho – Lucas 2, 41-51 – “na casa do Pai”

Não podemos ter uma alma acomodada. Temos que buscar a sabedoria do Senhor. Jesus, jovem ainda, nos deu o exemplo e, aos doze anos faz ao mundo a primeira revelação da Sua verdadeira missão: “ocupar-se com as coisas do Pai”. Assim foi que Ele buscou na casa do Pai o conhecimento para alimentar o Seu espírito. A casa do Pai para nós deve ser a Palavra de Deus. No coração de Maria, sua Mãe, deve ter havido muita inquietação e preocupação, no entanto, por ser ela uma “mulher de Deus”, obediente e atenta aos sinais do céu, conseguiu guardar “todas estas coisas” confiando em que a vontade do Senhor teria que acontecer. Jesus mostrou a cada um de nós, que antes de sermos cidadãos (ãs) da terra, nós o somos do céu e, por isso mesmo, temos uma missão que começou desde o momento em que nós nascemos. O plano de Deus para a nossa vida está delineado no mais profundo de nós e, se soubermos “guardar no coração” os sinais que o Espírito Santo nos dá, nós poderemos também, como Jesus, dizer com autoridade para aquelas pessoas que se admiram com o nosso proceder e nos questionam: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai? A casa do Pai significa também a vivência dos Seus mandamentos, a submissão à Sua Palavra, a obediência à Igreja. – Você já consegue perceber os sinais da sua missão aqui na terra? – Dentro do seu coração existe algum anseio, algum desejo que você ainda não conseguiu distinguir? – Você tem cuidado das coisas do Pai? – Você é obediente?

Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário