.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

-O orgulhoso pretende ser o primeiro de todos-José Salviano

 

31 de Outubro de 2020

 

Evangelho Lc 14,1.7-11


Evangelho - Lc 14,1.7-11

Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14,1.7-11

Aconteceu que, num dia de sábado,
Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus.
E eles o observavam.
Jesus notou como os convidados
escolhiam os primeiros lugares.
Então contou-lhes uma parábola:
'Quando tu fores convidado para uma festa de casamento,
não ocupes o primeiro lugar.
Pode ser que tenha sido convidado
alguém mais importante do que tu,
e o dono da casa, que convidou os dois,
venha te dizer: 'Dá o lugar a ele'.
Então tu ficarás envergonhado
e irás ocupar o último lugar.
Mas, quando tu fores convidado,
vai sentar-te no último lugar.
Assim, quando chegar quem te convidou,
te dirá: 'Amigo, vem mais para cima'.
E isto vai ser uma honra para ti
diante de todos os convidados.
Porque quem se eleva, será humilhado
e quem se humilha, será elevado.'
Palavra da Salvação.

 

O orgulhoso e arrogante é aquele que pretende ser o melhor, o mais importante do que os demais em sua volta. Ele olha a todos de cima para baixo, e não dá atenção aos que lhe dirigem a palavra. Se o faz, faz pela metade, demonstrando estar com muita pressa. 

O arrogante não demonstra ter a menor consideração para com os humildes,  e só se comunica com aqueles do seu nível socioeconômico. Isso é sinal de ausência total de caridade, virtude indispensável para entrarmos no Reino dos Céus!

Já o verdadeiro cristão é humilde, mesmo sabendo de suas qualidades, mesmo  tendo consciência de que está no meio de pessoas humildes. O cristão, seguidor de Jesus, não humilha a ninguém com suas atitudes, nem demonstra desprezo pelos demais que lhe dirigem a palavra. Ele não busca sentar nos primeiros lugares, nem se porta como se estivesse exigindo  a bajulação e o reconhecimento dos presentes.

O cristão autêntico tem consciência de que somos todos irmãos em Cristo, de que não somos mais do que ninguém,  de que somos todos de carne e osso, e que um dia acabaremos do mesmo jeito, quando morremos.

O verdadeiro cristão segue os conselhos de Jesus, principalmente aquele que diz: Os últimos poderão ser os primeiros, e os primeiros  poderão ser os últimos.

Neste Evangelho, Jesus nos deixa bem claro, que para entrar no Reino dos Céus, nós temos de seguir os seus ensinamentos. Ele nos convence de que quem se exalta, com certeza será humilhado. E, ao contrário, quem se humilha por sua própria decisão, com certeza será exaltado.

A arrogância dos que se julgam melhores do que os demais, tem um  grave efeito colateral.  Isso provoca a repugnância e a inveja dos que o cercam. Ninguém gosta de ser amigo, ou mesmo ter um colega de trabalho, por exemplo, que se julga melhor que todos. Isso gera uma atitude de repulsa muito forte, e se por acaso o orgulhoso um dia precisar de ajuda, todos farão corpo mole, pois pensarão: Ué! Você não é o tal? Se vira agora, meu!

 A arrogância dos orgulhosos gera um quadro de fofoca entre os presentes, os quais, inconformados ou revoltados por  serem humilhados per esse, se vingam falando mal dele, o que é, em si, um outro pecado.

Vamos ser humildes, porém, tomemos cuidado com a falsa humildade! Tem gente por aí, que não é nada modesto, e que não suporta os humildes, e quando precisa deles, fingem ser como eles, fingem ser humildes.  Só que este fingimento é percebido por todos.  Até uma criança percebe quanto não estamos sendo verdadeiro!  Então, que fazer?

Pedir a ajuda do Alto. Rezar e pedir para que o Pai aumente a nossa fé, para que consigamos ser humildes de verdade, sem simulação. Por que mesmo sendo humildes nós enfrentamos a inveja dos incompetentes, agora imagine ser arrogante! Aí é que seremos odiados pelos invejosos, os quais poderão até mesmo nos prejudicar seriamente. O que é, por si, também outro pecado. 

Percebe-se, então, que a arrogância de uns, gera mais pecado como uma bola de neve, complicando o relacionamento social, e a vida da comunidade, a qual deve dar testemunho do amor fraterno que Jesus nos ensinou, e exige que o pratiquemos entre nós.

Seja cristão de verdade. Seja humilde!

José Salviano

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir