.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 6 de outubro de 2020

-A pureza e a impureza-José Salviano

 

13 de Outubro de 2020

 

Evangelho Lc 11,37-41


Evangelho - Lc 11,37-41

Dai esmola do que vós possuís
e tudo ficará puro para vós.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,37-41

Naquele tempo:
Enquanto Jesus falava,
um fariseu convidou-o para jantar com ele.
Jesus entrou e pôs-se à mesa.
O fariseu ficou admirado
ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos
antes da refeição.
O Senhor disse ao fariseu:
'Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora,
mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades.
Insensatos! Aquele que fez o exterior
não fez também o interior?
Antes, dai esmola do que vós possuís
e tudo ficará puro para vós.
Palavra da Salvação.

 

Jesus almoçava com os pecadores, com os que não eram do mesmo nível do grupo da elite religiosa. E isso causava grande desconforto, grande revolta aos fariseus, escribas, sacerdotes e doutores da Lei. Esses ficavam revoltados com essa atitude de Jesus de se misturar com os pecadores.

O fato de Jesus comer com os fora da vida religiosa, tem um grande significado, que inclusive foi ilustrado por Ele na parábola do banquete do Rei, o qual convidou uns escolhidos, e esses recusaram o seu convite. Então aquele rei, mandou trazer todos os pobres e famintos das encruzilhadas para o seu banquete...

Amigas e amigos. O Reino dos Céus é como um banquete. E Deus convida a todos nós a participar desta festa. Porém, nem todos aceitam o convite do Pai. Muitos se acham os tais. Muitos se consideram autossuficientes, capazes de produzir  a sua própria felicidade, muitos se consideram independentes da ajuda do Alto, e por isso não buscam a Deus. Outros, deste mesmo grupo, até consideram a pessoa de Deus indesejável, como um intruso, pois a sua verdade, atrapalha os seus negócios nem sempre  honestos.

Os judeus recusaram a pessoa de Jesus e o seu projeto de salvação. Por isso, Jesus se voltou para os famintos, para os pobres, para os pecadores. Ele aceitava os convites de alguns fariseus para almoçar em suas casas. E nestes banquetes, outros fariseus e escribas ficavam observando a conduta de Jesus para poder criticá-lo. De sua parte, Jesus sempre aproveitava para responder com a dura verdade sobre a hipocrisia deles, sem nenhum medo. Jesus botava mesmo o dedo nas feridas, sem medir palavras. E atitudes corajosas como estas se foram somando até resultar em sua própria condenação.

Comer com os pobres é o mesmo que dizer que Deus acolhe a todos. Que Deus convida a todos para participar do grande banquete que é o Reino dos Céus.

Jesus foi criticado por não ter feito a lavação ritual das mãos antes de se sentar para comer. Não se trata de que Jesus fosse contra as normas de higiene propriamente dita. Acontece que a lavação dos judeus era algo até muito estranho!  Era um ritual exagerado, não necessariamente por motivos de higiene, mas sim, por uma crença de que estariam se purificando das  impurezas  acometidas por onde estivessem andado. Ao chegar da rua, os judeus gatavam um bom tempo se purificando. Não por causa da higiene, repito, mais por que segundo eles, estariam impuros com  a aproximação de outras pessoas impuras. Pessoa que não liam as escrituras e por isso estariam impuras.

Deste modo, o conceito de impureza para os judeus não tem muito a ver com as normas ou regras de higiene que nós conhecemos e praticamos.

E então foi por isso que Jesus deu o contra golpe, respondendo a eles que de nada adianta lavar o exterior, se o nosso interior está cheio de imundícies. Cheio de egoísmo, sentimentos de vingança, ódio, rancor, inveja, etc. Jesus nos recomenda a purificar o nosso interior, a nossa alma, e buscar sempre mantê-la limpa, evitando o contato com todo tipo de impureza desta natureza. Evitar, por exemplo, as causas  e as oportunidades de cometer pecado.

Caríssimas, e caríssimos. Vamos nos purificar pelo sacramento da Confissão, e buscar nos manter limos e purificados de todo pecado.

Tenha um bom dia. José Salviano.    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário