.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 11 de outubro de 2020

ANTES, DAI ESMOLA DO QUE VÓS POSSUÍS E TUDO FICARÁ PURO PARA VÓS-Olivia Coutinho

 

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 13/10/20 - Lc11,37-41

TERÇA- FEIRA DA 28º SEMANA DO TEMPO COMUM

“ANTES, DAI ESMOLA DO QUE VÓS POSSUÍS E TUDO FICARÁ PURO PARA VÓS.”

Reflexão de Olivia Coutinho

Caros irmãos e irmãs em Cristo!

Quando deixamos de lado os valores do evangelho, vamos perdendo a capacidade de enxergar além das aparências, de ter uma percepção profunda dos fatos, um sinal, de que está nos faltando um olhar de contemplação, um olhar mais profundo que nos possibilita enxergar além do limite humano.

Sem um olhar mais profundo, ficamos somente no externo, não fazemos a leitura dos fatos, não adentramos no coração do outro, não descobrimos o que ele tem de bom, dentro de si...

Quem enxerga, com o olhar de Jesus, enxerga longe, enxerga o que o mundo não quer enxergar, consegue extrair valores do que é visto pelo mundo como insignificante.

No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus, ao aceitar um convite de um fariseu para jantar em sua casa, nos mostra a grandiosidade do seu coração, um coração que não exclui ninguém, nem mesmo os seus adversários.

Jesus sabia que aquele encontro com o fariseu, não seria um encontro agradável, seria um encontro carregado de segundas intenções, mas mesmo assim, Ele não recusou o convite. 

O fariseu, não convidou Jesus para jantar em sua casa por cordialidade, o que ele queria mesmo, era investiga-lo, tentar pegá-lo num suposto deslize.

Os fariseus, observavam rigorosamente as normas, os rituais, mas a lei principal, eles deixavam de lado que é a lei do maior. Para eles, religião era cumprir preceitos, rituais, que aos olhos de Deus, nada significam. Atrás de uma aparente pureza, os fariseus escondiam a dureza dos seus corações.

Aceitando o convite para jantar na casa de um fariseu, ou seja, na casa de um de seus adversários, Jesus nos mostra mais uma vez, a sua capacidade de lidar com as provocações dos inimigos. Mesmo sendo criticado por não lavar as mãos antes da refeição, seguindo um ritual de purificação, Jesus, ainda que, com palavras duras, aponta para os fariseus um caminho de conversão:” Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”. Temos aí, um grande exemplo de misericórdia, ao invés de condenar, Jesus insiste em resgatar o que parecia perdido.

A narrativa chama a nossa atenção para dois pontos importantíssimo: autenticidade e transparência.  Devemos ser autênticos e transparentes. De nada adianta nossos atos externos, se eles não retratam o que na verdade somos interiormente. Aos olhos de Deus, a prática exterior, só encontra sentido, se for expressão do que realmente cremos e vivemos, do contrário, elas não passam de práticas vazias que nada significam, pois mostra o que na verdade não somos e não vivemos...

Deus não nos olha externamente, para Ele, não importa a nossa cor, a nossa posição social e nem mesmo a nossa religião.  Para Deus, o importante, é o que cultivamos de bom no nosso interior, o que agrada a Ele, é o que sai do nosso coração...

Se queremos de fato, agradar a Deus, arranquemos do nosso coração, a ambição, o egoísmo, esses grandes inimigos, nos distanciam de Deus.

É nos nossos atos concretos de amor, que revelamos o que cultivamos  dentro de nós...

 

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho

2 comentários:

  1. Parabéns Olivia pela autentica reflexão. Deus te usou para comentar este evangelho, onde todos possam compreender e ptraticar, pois a humildade, molda os nossos corações e nos fazem ir ao encontro do outro enxergando com os olhos de Jesus Cristo e fazermos a diferença na sociedade.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir