.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

-Ficai preparados-José Salviano

 

21 de Outubro de 2020

 

Evangelho Lc 12,39-48


Evangelho

Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa.
Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais.
E disse-lhe Pedro: Senhor, dizes essa parábola a nós, ou também a todos?
E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?
Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim.
Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá.
Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se,
Virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis.
E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;
Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.

Reflexão

 

Jesus continua a nos advertir sobre o dia e a hora da nossa morte. Ele nos recomenda a estarmos preparados para aquele momento último desta nossa experiência terrena e passageira. Em sua infinita bondade e por seu amor infinito por cada um de nós, Jesus insistiu por mais de uma vez,  para não fôssemos pegos de surpresa em estado de pecado grave, na hora em que a nossa morte chegar.

Cada um de nós recebeu muitos dons de Deus. Inteligência, força física, capacidade de interpretar, de cantar, etc. Cada um de nós tem um talento especial. Seja para jogar bola, para falar em público, para administrar, ou mesmo para escrever.

E cada um de nos será cobrado de acordo com os talentos que recebemos gratuitamente do Pai, e não os colocamos em prática para a construção de um mundo melhor e mais justo ou mesmo a serviço do Reino de Deus.

Do mesmo modo, a uns foi dado a graça de conhecer as escrituras, e de presente recebeu o dom de uma grande fé, acompanhado com o dom de falar em público.   Pois também a estes será cobrado com mais rigor, se eles colocaram estes dons a serviço da Igreja, ao serviço do Reino de Deus anunciando a palavra do Pai. Pois a quem muito foi dado, muito será pedido, ou cobrado.

Então, minhas irmãs e irmãos, nós que temos fé, não podemos guardar esta mesma fé só para nós. A nós que temos o dom da palavra e inteligência voltada para os estudos da palavra, jamais podemos ficar calados, vivendo a nossa vidinha, sem nos ingressar no empenho catequético, no esforço de anunciar a palavra de Deus. Não enterremos os nossos talentos, não sejamos egoístas, nem preguiçosos. Vamos devolver ao Pai o que Ele de presente nos deu. Vamos oferecer a Ele a nossa pessoa em oferenda viva, para a salvação das almas dos nossos irmãos e irmãs que não o conhece ainda.

Neste Evangelho, Jesus compara a sua vinda com a invasão de um ladrão em nossa casa. Pois os dois fatos ou acontecimentos, são de forma IMPREVISÍVEL! Não sabemos o dia nem a hora! Por tanto, devemos estar preparados, pois a qualquer momento pode ser o nosso último instante!

E não basta estar acordado, é indispensável que estejamos vigilantes. E estar vigilante é ficar de olhos, observando o que acontece em nosso redor. Precisamos estar atentos aos sinais de Deus, aos acontecimentos, a realidade da nossa saúde física, e manter preparada a saúde da nossa alma.

Então, vamos aprender hoje como se fôssemos viver para sempre, e vamos estar preparados, santificados, na amizade com Deus e com os irmãos, como se fôssemos morrer ainda hoje mesmo. Como se soubéssemos que hoje será o nosso último dia aqui nesta realidade terrena. Simples, assim. Com coragem, com fé, com esperança nas palavras de Cristo, e de prontidão, para o que der e vier.

É claro, que devemos estar sempre cuidando da nossa saúde, buscando o melhor para o nosso corpo, com alimentação saudável, com exercícios, ao mesmo tempo em que cuidamos da saúde da nossa alma, da nossa espiritualidade.

Desfrute de forma saudável este dia de hoje como se ele fosse o último. Ao mesmo tempo em que continue se preparando para a grande viagem rumo ao eterno!...

 

José Salviano.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário