5 Outubro
2020
Tempo Comum - Anos Pares
XXVII Semana - Segunda-feira
Lectio
Primeira leitura: Gálatas 1, 6-12
Irmãos: 6Estou admirado de que tão depressa vos afasteis daquele que vos chamou
pela graça de Cristo, para seguirdes outro Evangelho. 7Que outro não há; o que
há é certa gente que vos perturba e quer perverter o Evangelho de Cristo. 8Mas,
até mesmo se nós ou um anjo do céu vos anunciar como Evangelho o contrário
daquilo que vos anunciámos, seja anátema. 9Como anteriormente dissemos, digo
agora mais uma vez: se alguém vos anuncia como Evangelho o contrário daquilo
que recebestes, seja anátema. 10Estarei eu agora a tentar persuadir homens ou a
Deus? Ou será que estou a procurar agradar aos homens? Se ainda pretendesse
agradar aos homens, não seria servo de Cristo. 11Com efeito, faço-vos saber,
irmãos, que o Evangelho por mim anunciado, não o conheci à maneira humana;
12pois eu não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por uma revelação de
Jesus Cristo.
Durante a segunda viagem missionária, Paulo atravessou «a Frigia e a região da
Galácia» (Act 16, 6), nas imediações da actual cidade de Ankara. Aí fundou
comunidades cristãs, que depois visitou durante a terceira viagem (Act 18, 23),
nos anos 53-57 DC. O Apóstolo defendia que o crente se salva pela fé em Jesus
Cristo crucificado e ressuscitado, e não pela observância da Lei. Para ele, é
nisso que consiste a liberdade cristá. Mas os judaizantes queriam adaptar a
vivência do Evangelho à religião judaica e a certas práticas, tais como a
circuncisão e certas observâncias. A Igreja que estava na Ásia também sofria
com esses judeo-cristãos, que deformavam o evangelho pregado por Paulo e se
permitiam mesmo ironizar sobre a autoridade e sobre a doutrina do Apóstolo.
Paulo reagiu com força. Ao dirigir-se aos «gálatas insensatos!» e enfeitiçados
(cfr. Gal 3, 1), o Apóstolo manifesta a sua indignação, não tanto para se
defender, mas por verificar que estavam a afastar-se do Evangelho e a
corrompê-lo. As suas palavras, cheias de fogo, querem levar os gálatas a
declarar-se por Cristo e a acolherem a única certeza que conta: o Evangelho,
tal como lhes foi pregado. É essa a única alegre notícia. Ao pregá-la, Paulo só
deseja uma aprovação: a de Deus. De facto, o que lhes anunciou é palavra de
Deus, recebida por meio de uma revelação de Jesus, e não por ensinamento
humano.
Evangelho: Lucas 10, 25-37
Naquele tempo, 25Levantou-se um doutor da Lei e perguntou-lhe, para o
experimentar: «Mestre, que hei-de fazer para possuir a vida eterna?»
26Disse-lhe Jesus: «Que está escrito na Lei? Como lês?» 27O outro respondeu:
«Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com
todas as tuas forças e com todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti
mesmo.» 28Disse-lhe Jesus: «Respondeste bem; faz isso e viverás.» 29Mas ele,
querendo justificar a pergunta feita, disse a Jesus: «E quem é o meu próximo?»
30Tomando a palavra, Jesus respondeu: «Certo homem descia de Jerusalém para
Jericó e caiu nas mãos dos salteadores que, depois de o despojarem e encherem
de pancadas, o abandonaram, deixando-o meio morto. 31Por coincidência, descia
por aquele caminho um sacerdote que, ao vê-lo, passou ao largo. 32Do mesmo
modo, também um levita passou por aquele lugar e, ao vê-lo, passou adiante.
33Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, encheu-se
de compaixão. 34Aproximou-se, ligou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e
vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e
cuidou dele. 35No dia seguinte, tirando dois denários, deu-os ao estalajadeiro,
dizendo: 'Trata bem dele e, o que gastares a mais, pagar-to-ei quando voltar.'
36Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos
dos salteadores?» 37Respondeu: «O que usou de misericórdia para com ele.» Jesus
retorquiu: «Vai e faz tu também o mesmo.»
Jesus vai a caminho de Jerusalém. Um judeu faz-lhe uma pergunta armadilhada:
que devo fazer para alcançar a vida eterna? Jesus responde com outra pergunta
que conduz o doutor à própria lei de Moisés. Que está escrito nela? O homem
lembra o preceito do amor, tal como estava formulado em Dt 6, 3: «Amarás ao
Senhor, teu Deus... e ao teu próximo como a ti mesmo» (v.27), e que os
israelitas recitavam todos os dias, acrescentando o preceito do amor do
próximo, tal como está expresso no Lv 19, 18.
O legalista, vendo a sua síntese aprovada por Jesus, acrescenta outra pergunta
armadilhada: «quem é o meu próximo?» (v. 29). Pensando que, no Antigo
Testamento, "próximo" era apenas o israelita e, mais tarde, o
imigrado que se tinha inserido na comunidade israelita (cf. Lv 19, 33s.);
pensando que, no tempo de Jesus, o «próximo» estava limitado ao membro da
própria seita (fariseus, zelotas, etc.), compreendemos a força inovadora que se
solta da parábola contada por Jesus. O Senhor não dá uma resposta teórica.
Conta uma parábola que ia ao encontro da experiência dos ouvintes, que deviam
estar lembrados de acontecimentos idênticos ao narrado por Jesus.
O cenário também é importante: a estrada que, de Jerusalém (situada a 740
metros acima do nível do mar), leva a Jericó (situada a 350 metros abaixo do
nível do mar), desenha um percurso cheio de curvas e contracurvas, de gargantas
e ravinas, onde facilmente se escondiam salteadores. A acção é animada e forte:
o homem agredido, dilacerado e a sangrar é visto por um sacerdote e um levita,
que passam ao largo. Finalmente aparece o protagonista da parábola: um
samaritano, mestiço, bastardo e herético, que cuida do ferido. Jesus
compraze-se na descrição das acções deste homem malvisto pelos judeus. Cheio de
compaixão, aproxima-se do homem caído, desinfecta-lhe as feridas com vinho,
minora-lhe as dores com azeite, e leva-o para a estalagem onde, à sua custa, o
faz curar.
Jesus faz mais uma pergunta: «Qual destes três te parece ter sido o próximo
daquele homem» (v. 36). Está aqui o centro da narrativa. Quando Jesus diz ao
doutor: «Vai e faz tu também o mesmo» (v. 37), desloca totalmente o centro da
questão. Não se trata de saber quem é o nosso próximo, porque toda a criatura
humana o é; trata-se, isso sim, de saber como nos tornamos próximo do outro.
Quem manifesta a sua compaixão em acções concretas em favor de quem precisa,
esse é verdadeiro discípulo de Deus porque «se faz próximo» do homem.
Meditatio
A tentação de confundir a alegre notícia do Evangelho com outras mensagens
continua actual nos nossos tempos. Quantas propostas nos chegam, hoje, do
Oriente e do Ocidente! Quanta confusão no que se refere a iniciativas e
realidades, em si mesmas válidas, como o ecumenismo e o diálogo
inter-religioso. Paulo diz-nos a nós, cristãos de hoje, que o anúncio do
Evangelho não pode ser comandado por modas culturais e espiritualistas.
Para agradar a Deus, o cristão tem de ser um alegre servo do Evangelho e, por
isso mesmo, livre para amar. É essa a sua verdadeira liberdade, tal como
verificamos no texto do evangelho: «O bom samaritano faz-se próximo apesar da
distância étnica, social e mesmo religiosa. Não pede contrapartidas» (C. M.
Martini). Não se entrincheira em falsas seguranças ou medos, nem em
integralismos donde possa disparar flechas de aguçados juízos sobre quem não
pensa como ele.
A adesão a Jesus é plena e, por isso, não apenas mental. Adere-se a Cristo com
a mente, mas também com o coração e a vida. E é na vida do dia a dia que Jesus,
o Bom Samaritano, que se aproximou de cada um de nós para nos salvar, nos pede
a conversão. Ao contrário do sacerdote e do levita, somos chamados a tornar-nos
próximos, com o coração atento e caloroso, de quem precisa da nossa atenção e
do nosso serviço. Em vez da intolerância desses legalistas, somos chamados a
actuar com mansidão, escuta atenta, diálogo. Vencendo a dureza do coração,
tomaremos a nosso cuidado aqueles que sofrem junto de nós. Tornar-nos-emos
próximos de todos em casa, no trabalho, na comunidade, na acção pastoral.
Revestir-nos-emos interiormente de paciência, benevolência, empatia e simpatia.
Afogaremos no mar da misericórdia de Deus todos os ressentimentos, amarguras e
recônditos interesses pessoais. Para nos tornarmos verdadeiramente próximos,
vestir-nos-emos do seu amor que, se traduzirá em disponibilidade, cuidado,
serviço atento, generoso e humilde.
Ainda há cristãos, e mesmo religiosos, que vivem a lei, a regra, em termos de
contrato. Para eles a ordem e a regularidade são os valores primários. Não os
observar é fracassar na vida cristã, na vida religiosa. O perigo de uma tal
concepção é dar à observância das normas e das regra um poder vital que elas
não têm. Semelhante exaltação da lei pode ser contrária à caridade e sufocar a
vida; pode ser um obstáculo à comunidade-comunhão e, portanto, um obstáculo ao
amor de Cristo. Podemos comportar-nos como o sacerdote ou o levita da parábola
do bom Samaritano: cumpriram as suas obrigações legais e deixaram o desgraçado
meio morto no caminho (cf. Lc 10, 31-32). Jesus condenou a estéril observância
da lei e a inútil multiplicação de leis sem caridade. A regra ou observância
que rege a vida das comunidades cristãs, e religosas, não pode ser desumanizada,
despersonalizada.
Mas há também cristãos, e até religiosos, que reagem contra aquilo a que chamam
formalismo, legalismo, recusando qualquer regra. A lei, dizem, destrói a
espontaneidade. Querem ser completamente livres, confundindo liberdade com
libertinagem, que leva ao egoísmo, à licenciosidade. A lei justa é garantia de
justa liberdade, feita não só de direitos, mas também de deveres. Os meus
deveres são os direitos dos outros e é justo respeitá-los. A lei dos cristãos e
dos religiosos, não é tanto um código escrito, mas é Cristo vivo, Bom
Samaritano da Humanidade.
Oratio
Senhor Jesus, que disseste: «Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muito
fruto, pois, sem mim, nada podeis fazer» (Jo 15, 5), ajuda-me a mergulhar vivo
no teu Evangelho, a crer com total adesão de mente e de coração. Dá-me a força
do teu Espírito para arrancar de mim toda a indiferença, comodismo,
intolerância, que me tornam semelhante àqueles que, na estrada de Jericó,
passaram ao largo do homem caído e meio morto, sem lhe darem atenção e ajuda.
Dá-me um coração novo, sensível ao grito de quem sofre, um coração tão
convencido do teu amor e tão apaixonado por Ti que viva unicamente para Te
reconhecer, amar, dando atenção e prestando serviço, caridoso e humilde, a quem
precisar. Amen.
Contemplatio
Um homem foi despojado, atacado, ferido. Um sacerdote judeu e um levita
passaram e não socorreram o ferido. Um samaritano passa, é o verdadeiro padre,
é a figura do Salvador, o padre da nova lei. Tem compaixão do ferido; cuida as
suas chagas colocando nelas azeite e vinho. Coloca o ferido sobre o seu cavalo,
condu-lo à hospedaria e paga os cuidados que lhe derem.
O verdadeiro padre e pontífice mostra assim todo o seu coração. Padres de Jesus
Cristo, sejamos bons samaritanos para os doentes das nossas paróquias.
Havia então muitos possessos. Os demónios agitavam-se vendo o seu poder posto
em perigo pela redenção. Hoje, o demónio age diversamente. Dirige os homens
pelas seitas e associações secretas. Que faremos nós contra ele? Jesus expulsava
os demónios, mas tinha grande piedade dos possessos. Detestando as seitas,
sejamos bons para as pessoas.
Jesus mostra a sua bondade pelo pobre possesso do país dos Gerasenos, que era
atormentado por uma legião de demónios. Cura-o. Este homem, vindo a si mesmo,
quer ligar-se a Jesus como discípulo. Mas o bom Mestre diz-lhe para voltar à
sua terra e aí anunciar os benefícios de Deus (Lc 8).
Sejamos sempre bons para as pessoas, mesmo condenando as doutrinas e as
práticas das seitas. (Leão Dehon, OSP 2, p. 555s.)
Actio
Repete muitas vezes e vive hoje a palavra:
«Bom Samaritano da humanidade, dá-me um coração semelhante ao teu»
| Fernando Fonseca, scj |
DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
ResponderExcluirSanta Maria, Rio Grande do Sul.
Obrigado Senhor,obrigado Dehonianos!!!
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