.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

O MAIOR MANDAMENTO É O AMOR – Maria de Lourdes Cury Macedo.

 

 

Domingo, 25 de outubro de 2020.

Evangelho de Mt 22, 34-40.

 

O tema central da liturgia desse 30º domingo do tempo comum é o Amor a Deus e ao próximo. O coração de toda Sagrada Escritura é o Amor.

Jesus está em Jerusalém, são seus últimos dias, fase muito tensa e conflitiva. As lideranças religiosas representadas pelos fariseus, saduceus, anciãos do povo e doutores da Lei, entram em conflito com Jesus. Não aceitam sua proposta de Reino de Deus e não o reconhecem como Messias.

Eles não queriam mudanças, estavam agarrados as suas verdades e tradições, temiam perder seus privilégios e achavam que Jesus, com suas novas ideias, colocava em perigo a religião. Queriam que tudo ficasse como estava, pois era vantajoso para eles, viviam bem, dinheiro não faltava, tinham status, tudo estava muito bom, queriam conservar a vida como estava. Por isso sempre procuravam um jeito de envolver Jesus em alguma “cilada” para poderem condená-lo à morte.

Os fariseus eram observantes rigorosos de todos os detalhes da Lei. O desejo maior de um fariseu era o de ser chamado “irrepreensível”. A própria palavra “fariseu” mostra como eles se imaginavam: amigos de Deus, “separados” do povo pecador e ignorante que, desconhecendo a Lei e suas exigências, só podia ser considerado maldito tanto por Deus quanto por eles.

Para eles, uma das questões fundamentais era saber a ordem hierárquica desses mandamentos, ou seja, qual o mais importante dentre eles. Uma característica importante, para ser reconhecido com autoridade de um mestre, era justamente a sua capacidade de ensinar aos seus discípulos os mandamentos, distinguindo-os entre maiores e menores.

Os fariseus teriam que seguir com rigor a Lei, pois a amizade com Deus dependia disto 613 mandamentos: 365 proibições (não se deve fazer) e 248 prescrições (é preciso fazer). As mulheres tinham que observar somente as proibições. Portanto, só os fariseus, “os separados”, poderiam ter acesso a Deus porque só eles cumpriam todos os mandamentos, prescrições e proibições. O povo não era alfabetizado, não conhecia a lei, era considerado impuro e maldito.

Jesus vivia no meio do povo e a elite se sentia incomodada, por isso tentavam minar a autoridade d’Ele, que ensinava e promovia o povo. Organizados em grupo querem fazê-lo cair numa armadilha, numa arapuca. Perguntaram pra Jesus: “Qual é o maior mandamento da Lei”?

 Jesus responde, citando uma passagem do Deuteronômio: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento”. E “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. E conclui afirmando que “toda Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”. Esses dois mandamentos são a expressão maior da vontade de Deus, são o resumo de toda a Bíblia.

Jesus e o Pai nos amam de modo extraordinário. E amar o próximo “como a si mesmo” é amar com o mesmo modo extraordinário como fomos e somos amados por Deus. Jesus põe no mesmo plano o amor a Deus e ao próximo. Quando trato bem e amo o meu irmão, Deus se alegra porque todos são seus filhos. Qual pai não fica contente quando alguém agrada seus filhos?

Os fariseus imaginavam que seria possível ser fiel a Deus sem ser fiel ao povo, que eles desprezavam. Mas Jesus ensina que é necessário amar a Deus e ao próximo com a mesma intensidade.

O maior mandamento é o Amor a Deus e ao próximo. Jesus une a observância do amor a Deus à vivência do amor ao próximo. Não há como provar que se ama a Deus sem amar ao próximo. O único sinal que de fato exprime o amor por Deus é o amor que se tem pelos outros. Só mostro que amo a Deus na medida que amo o próximo. Somos amados por Deus e a nossa resposta de amor deve ser uma atitude prática e generosa do bem para com os outros. Só podemos amar a Deus amando o próximo.

O catecismo dos cristãos não é difícil, pode ser aprendido por inteiro numa só lição. Quem cumpriu o mandamento do amor já cumpriu toda a Lei. O Amor é o resumo da Lei. Tudo quanto Deus faz é por amor. O amor é a característica do agir de Deus. Assim deve ser o nosso agir. Se nossos gestos não forem por amor, mesmo os gestos grandiosos de fidelidade a Deus não terão o devido valor, por falta de amor.

Jesus teve sua vida pautada no amor. Só assim é possível compreender o testemunho de vida de Jesus, nosso amado salvador, a quem devemos seguir suas pegadas para chegarmos ao Pai na eternidade.

 

Abraços em Cristo!

Maria de Lourdes

 

5 comentários:

  1. Amar a Deus e ao próximo ! Às vezes o nosso próximo ê invisível. Vamos viver buscando os exemplos do Pai.

    ResponderExcluir
  2. Realmente amar ao próximo como a si mesmo é o maior desafio que Jesus nos dá em seus ensinamentos! Como é difícil se tratando de um mundo tão individualista e pautado no ter!!
    Grande desafio!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por suas palavras, pois um texto tão debatido, você conseguiu acrescentar informações que geraram conhecimentos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa muito BOA a reflexão , sábias palavras. Gostei muito continue assim.

    ResponderExcluir
  5. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir