.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

-Jesus escolheu 12 entre eles-José Salviano

 

28 de Outubro de 2020

 

Evangelho Lc 6,12-19


 

Evangelho - Lc 6,12-19

Passou a noite toda em oração.
Escolheu doze dentre os discípulos,
aos quais deu o nome de apóstolos.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,12-19

Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar.
E passou a noite toda em oração a Deus.
Ao amanhecer, chamou seus discípulos
e escolheu doze dentre eles,
aos quais deu o nome de apóstolos:
Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André;
Tiago e João;
Filipe e Bartolomeu;
Mateus e Tomé;
Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota;
Judas, filho de Tiago,
e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
Jesus desceu da montanha com eles
e parou num lugar plano.
Ali estavam muitos dos seus discípulos
e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém,
do litoral de Tiro e Sidônia.
Vieram para ouvir Jesus
e serem curados de suas doenças.
E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus
também foram curados.
A multidão toda procurava tocar em Jesus,
porque uma força saía dele, e curava a todos.
Palavra da Salvação.

 

 

 

 

Jesus, antes de escolher os discípulos, passou a noite inteira em oração. Esteve todo aquele tempo em reunião com o Pai. Não que os dois precisassem de um momento aparte, um momento especial para se inteirar. Pois os dois estavam unidos o tempo todo, 24 horas.  O próprio Jesus afirmou isso: Eu e o Pai somos um. 

Porém, aquela noite de convívio mais forte com o Pai, teve dois objetivos:

1-Colocar em ordem os detalhes do Plano de Deus, fazendo ajustes de alguma novidade que surgira durante o percurso.

2- e o outro motivo, foi o de nos dar o exemplo, com relação a necessidade que temos de rezar. Rezar sempre, rezar muito.

Num dos muitos encontros de jovens, e de cristãos leigos que fiz, me lembro de um deles em que passamos a noite inteira em oração, meditação, mudanças de salas, com mines palestras, e muitas surpresas que foram preparadas pelos que prepararam aquele encontro. Tudo aquilo foi muito maravilhoso, e nem sentimos o sono. É claro, que os nossos corpos jovens suportaram com sucesso, com facilidade o impacto de passar a noite em claro. Mais o que mais nos sustentou foi a presença de Deus no meio de nós.  A cada instante nós sentíamos Jesus do nosso lado, na nossa frente, por meio dos testemunhos, das muitas orações, meditações, etc.

Jesus, sendo Deus e homem, é claro que passar uma noite em claro e de manhã seguir com a sua rotina de trabalho normalmente, era um procedimento normal, sem nenhuma reação incômoda para Ele.

Fico pensando. Se hoje eu seria capaz de passar uma noite em claro...

Queridas irmãs e irmãos. Experimente isso. Rezar pedindo a Deus para a solução dos seus problemas. Muitas vezes nós rezamos pelos nossos parentes e amigos, e nos deixamos de lado. Não rezamos pelas nossas dores. Dor  no braço, pela nossa pressão descontrolada, dor de cabeça, pelos nossos problemas pessoais.

Gente, vamos rezar de verdade! Acredite. REZAR FUNCIONA! Experimente e verá os seus problemas se diluindo, um a um! Isso acontece para quem tem consciência do amor de Deus, para quem acredita e pratica a sua fé.

Agora você imagine, outros que vivem uma fé meia boca, uma fé social, de aparências. Esses, por vezes nem rezam. E quando rezam, é só uma breve encenação com algumas palavras soltas, e finalizando rapidamente com o sinal da cruz, feito de qualquer jeito. Tudo isso só para não dizer que ele não rezou...

E como sabemos, há outros ainda que embora digam que acreditam em Deus, e até vão à missa. Passam o dia inteirinho sem rezar, e depois deitam sem pelo menos fazer o sinal da cruz. Rezemos por esses!

Jesus escolheu os 12 para a missão de evangelizar. Hoje também, Jesus pode estar escolhendo você para a mesma missão. Ou para uma missão semelhante, como assumir uma pastoral em sua paróquia. Não se faça de surda, não se faça de distraído. Jesus quando nos chama, é por que Ele nos ama de forma especial, não importando os nossos defeitos. Pedro, negou a Jesus por 3 vezes naquela noite de agonia. Mesmo assim, Jesus o escolhei para ser o primeiro Papa, para chefiar o seu rebanho.  Pedro, apascenta as minhas ovelhas.  

Hoje pode ser mais um dia em que Jesus bate a sua porta, para lhe convidar para segui-lo mais de perto, com mais força, com mais fé com mais dedicação...

Preste atenção nos fatos do dia a dia da sua vida. E procure ver neles, a mão de Deus lhe tocando, lhe falando, lhe chamando para a missão. É só ficar atento, e você sentirá Deus do seu lado. Mais para isso você não pode descuidar da sua vivência na fé. Praticar a palavra, e fazer a vontade do Pai, SEMPRE!

 

Que tal rezar agora? José Salviano

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir