.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de outubro de 2020

AI DE VÓS FARISEUS-Olivia Coutinho

 FLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 14/10/20 – Lc11,42-46

QUARTA-FEIRA DA 28º SEMANA DO TEMPO COMUM

“AI DE VÓS FARISEUS...”

Reflexão de Olivia Coutinho

Caros irmãos e irmãs em Cristo!


A palavra de Deus que chega até a nós, no evangelho de hoje, mostra-nos Jesus, mais uma vez, fazendo duras críticas aos fariseus. Estes, embora conhecedores das escrituras, não viviam a justiça e o amor a Deus...

“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor a Deus.”

Escondidos atrás do manto da bondade, os fariseus escondiam a dureza de seus corações, fechados numa mentalidade egoística, eles eram incapazes de cultivar o amor e a misericórdia em seus corações. Para impressionar o povo, eles pagavam o dízimo de pequenas coisas, como a hortelã e outras ervas que os judeus cultivavam, como aromatizantes e condimentos e que nem entravam no preceito mosaico do pagamento do dízimo. Eles pagavam o dízimo sobre essas ervas, com a finalidade de ostentar um acatamento rigoroso das leis. Uma grande falsidade, pois a lei maior, eles não cumpriam, que é alei do amor, o principal, eles deixavam de lado...

A hipocrisia destes líderes, tão criticada por Jesus,  ainda se faz presente em muitas de nossas comunidades cristãs. São muitos, os que estão dentro da Igreja, que aparentam viver numa “adoração” constante a Deus, mas uma adoração que não traduz em gestos concretos, em compromisso de abraçar a causa de Jesus, no cuidado com o que lhe é de mais precioso: a vida humana.

“Ai de vós, fariseus, porque gostais dos lugares de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas... Sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber.” Assim como podemos andar sobre as gramas fofas, sem saber que existem túmulos debaixo delas, há muitos, que aplaudem os fariseus de hoje, sem saber, que existe uma podridão no seu interior. Há pessoas que tem facilidade em disfarçar, para que ninguém saiba dos seus erros, mas a Deus elas não enganam, Deus conhece o coração de cada um.

Enquanto Jesus criticava os fariseus, um mestre da Lei, tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” Ao invés de tomar para si, as palavra de Jesus, que nada mais era, do que um apelo a conversão, esse mestre da Lei, atacou Jesus, o que acontece ainda hoje. Para muitos, é mais fácil atacar o mensageiro do que acolher a sua mensagem. Destruindo o mensageiro, os que são do mal, acreditam que vão se livrar de suas palavras. 
Jesus aproveita mais esta oportunidade, para nos alertar, sobre o perigo de uma postura muito comum: ensinar a Lei de Deus, falando o que o outro deve fazer  e a gente  mesmo, não fazer o que ensinamos, agindo ao contrário de Jesus, que nunca nos ensinou algo, que Ele mesmo não tenha feito primeiro.

Os mestres da Lei e os fariseus sempre encontravam um subterfúgio para escapar da prática dos mandamentos de Deus, para eles a interpretação era outra. E é triste perceber, que esses fariseus continuam fazendo o mesmo nos dias de hoje, uns, rezam “pela conversão dos pecadores” e esquecem de que eles também são pecadores, como todos nós somos.

Numa sociedade que não preza os valores do evangelho, que valoriza o visual,  existem muitos fariseus, pessoas preocupadas com a aparência, com o externo, deixando de cuidar do mais importante, que é o seu interior.

 

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho


Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir