.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

AI DE VÓS, PORQUE CONSTRUÍS OS TÚMULOS DOS PROFETAS-Olivia Coutinho

 RFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 15/10/20 – Lc11,47-54

QUINTA-FEIRA DA 28º SEMANA DO TEMPO COMUM

“AI DE VÓS, PORQUE CONSTRUÍS OS TÚMULOS DOS PROFETAS...”

Reflexão de Olivia Coutinho

Caros irmãos e irmãs em Cristo!
Numa sociedade que não preza os verdadeiros valores, que estimula a valorização do visual, muitos, preocupados com o externo, deixam de cuidar do mais importante, que é o seu interior. E assim,  estes, vão deixando de lado os valores da ética, da moral...
Se não ficarmos atentos quanto as nossas escolhas, corremos o risco de nos contaminar por esta mentalidade do superficialismo, uma mentalidade, que pode nos levar a insensatez de trocar os valores do Reino, pelos os valores do mundo.
Quantos de nós, perdemos a oportunidade de viver uma vida intensa, leve, por nos ocupar com coisas  insignificantes, que não acrescentam nada na nossa vida, que nos impede de viver o que é fundamental: uma relação amorosa com Deus, no bom relacionamento com os irmãos!
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus continua fazendo duras críticas aos mestres da lei e fariseus, estes, mesmo tendo o  conhecimento das escrituras, viviam o contrário do que eles pregavam.
Fariseus e mestres da lei, haviam vindos de Jerusalém, com um único objetivo: investigar Jesus, descobrir que tipo de ensinamento Ele estava passando para o povo, se Jesus estava incitando as pessoas a não-observância das Leis. Para eles, os ensinamentos de Jesus, não enquadravam com os padrões religiosos já estabelecidos por eles. Esses “líderes” obrigavam o povo a cumprir leis, prescrições, que eles mesmos haviam criado com o objetivo de ter o povo sob o controle deles...  
Escondidos atrás de uma falsa bondade, eles construíam túmulos para os profetas que haviam sido mortos pelos os seus antepassados, uma incoerência, exaltar profetas que haviam sido mortos pelos os seus, com belos túmulos, e rejeitar o profeta atual, o profeta Maior que estava ali, diante deles: Jesus. Acolher Jesus seria a melhor forma de exaltar os profetas mortos.

Para os mestres da lei e fariseus, era conveniente impressionar o povo, construindo túmulos para os profetas mortos, o que seria fácil, afinal, um profeta morto, não lhes incomoda. Já, exaltar o profeta que estava ali, cutucando-os, denunciando-os, isto, eles não faziam, preferiram arquitetar um plano para eliminá-lo.

“Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar.” Explicando as escrituras, de acordo com suas conveniências, os mestres da lei, impediam o povo de entender a palavra de Deus, os impossibilitando de viver segundo a vontade de Deus e sim,  dificultando assim, uma aproximação dos filhos com o Pai.
“Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal...”A reação destes opositores do projeto de Deus, foi negativa, ao  invés  das críticas de Jesus os levarem a uma revisão  de vida, eles partiram para o ataque, numa trama covarde: armar ciladas para pegar Jesus de surpresa.
O texto nos sugere um questionamento: Estamos  sendo  coerente entre o que falamos e o que vivemos?
Nossas práticas  religiosas, não pode ser usada para enganar as pessoas, não pode ser feita de aparência, devemos ser cristãos autênticos, coerentes...

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário