.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

O mapa para a santidade-Helena Serpa

 

1 DE NOVEMBRO DE 2020

 

DOMINGO – SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS

 

Cor Branco

1ª. Leitura – Ap 7, 2-4.9-14

 

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 7,2-4.9-14

Eu, João, 2vi um outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar, dizendo-lhes: 3"Não façais mal à terra, nem ao mar nem às arvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus". 4Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel. 9Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 10Todos proclamavam com voz forte: "A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro". 11Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos Anciãos e dos quatro Seres vivos e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: 12"Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém" 13E um dos Anciãos falou comigo e perguntou: "Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?" 
14Eu respondi: "Tu é que sabes, meu senhor". E então ele me disse: "Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro".

Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “Os marcados pelo sinal da Fé”
São João descreve um quadro que retrata o céu como um ambiente de beleza, de pureza e de unidade. Não podemos entender o céu literalmente como um lugar determinado, mas a visão celestial descrita por São João nos leva a imaginá-lo como um “espaço” destinado àqueles que aqui na terra foram marcados com o sinal da fé pelo Batismo. São os que tiveram suas vestes lavadas com o Sangue do Cordeiro e aderiram ao projeto salvífico do Pai, passando por tribulações para alcançar o reino e colocando a sua esperança de salvação em Jesus Cristo Filho de Deus. Ao comemorar o dia de todos os Santos e Santas, somos chamados a perceber os mistérios desta mensagem à Luz do Espírito Santo para refletir sobre o a vida eterna que nos aguarda.    O "mundo futuro" foi preparado por Deus para toda a humanidade e o Seu desejo é que todos nós, um dia, possamos nele habitar.  São João nos fala de um número simbólico, cento e quarenta e quatro mil, que é uma alusão aos descendentes das doze tribos dos filhos de Israel e inclui uma multidão imensa de gente de todas as nações.   Nós todos que participamos do Corpo de Cristo, que é a Sua Igreja, podemos também nos imaginar nesse cenário fazendo parte dos cento e quarenta e quatro mil (que é um número infinito) que louvam e adoram o Senhor dia e noite dizendo: “a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém.” Contudo, não basta apenas ter sido batizado (a) para receber o sinal de cristão, mas é necessário também levar uma vida de verdadeiro cristão e cristã, assumindo a cruz e enfrentando, com confiança, as tribulações e os sofrimentos, na fé e na esperança de que, em Jesus Cristo, todos são mais que vencedores. A veste branca é a nossa alma acrisolada, purificada, lavada na misericórdia do Senhor e a palma é o galardão pela conquista da terra, isto é, o prêmio pela nossa fidelidade e perseverança. - – Como você se sente refletindo sobre isso?  - Você já se imaginou nesse contexto descrito por São João? – Você já aderiu ao Projeto de Salvação que Deus lhe preparou? – Você percebe a grandeza de ter sido batizado (a) na morte e na ressurreição de Cristo?  - Como você se sente em relação a isso?

 

 

Salmo 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R. cf. 6)

 

R. É assim a geração dos que procuram o Senhor!

1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, * o mundo inteiro com os seres que o povoam; 2porque ele a tornou firme sobre os mares, * e sobre as águas a mantém inabalável. R. 

3"Quem subirá até o monte do Senhor, * quem ficará em sua santa habitação?"  4a"Quem tem mãos puras e inocente coração, * 
4bquem não dirige sua mente para o crime. R. 

5Sobre este desce a bênção do Senhor * e a recompensa de seu Deus e Salvador". 6"É assim a geração dos que o procuram, * e do Deus de Israel buscam a face". R.

 

Reflexão – Diante do questionamento sobre quem subirá ao monte do Senhor e permanecerá na sua santa habitação o salmista mesmo nos dá a resposta: “quem tem mãos puras e inocente coração!” São os que agem com retidão de intenção, que não usam a sua mente para o mal. Podemos dizer que são os que praticam a Palavra do Senhor, buscam a Sua face e vivem aqui na terra sabendo que Deus é o Criador de todas as coisas. Sobre estes, desce a bênção do Senhor e a recompensa do Deus Salvador.

 

2ª. Leitura – I Jo 3, 1-3

 

Leitura da Primeira Carta de São João 3,1-3

Caríssimos, 1vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. Palavra do Senhor.
 

Reflexão – “o direito à herança”
São João nos anima a perceber o grande presente de Amor que Deus nos concedeu, o de sermos Seus filhos, adotados por Jesus Cristo. Conscientes disso nós também podemos refletir que sendo filhos (as) somos herdeiros e temos direito sobre tudo o que o pai possui. Olhando para o Pai e o Seu Filho Jesus e nós podemos refletir no mundo a Luz do Amor que Dele recebemos e caminhar seguros, mesmo sabendo que poderemos ser rejeitados. Apenas o fato de hoje saber que somos herdeiros de Deus Pai Criador, já nos enche de felicidade e cria em nós uma perspectiva de infinito,  quando se manifestará o que de fato seremos ao contemplar o Pai face a face. Aí, então, O veremos tal qual Ele é, e mais ainda, poderemos nos assemelhar a Ele.  - Você sabia que como filho e filha de Deus é chamado (a) a ser igual a Ele? – Você acha que a cada dia que passa se sente mais purificado (a)? – Você tem consciência de que Deus está trabalhando no seu coração? 

 

Evangelho – Mt 5, 1-12a

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,1-12a

Naquele tempo: 1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3'Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça,
porque serão saciados.  7Bem-aventurados os misericordiosos, 
porque alcançarão misericórdia.  8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.  9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.  10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.  11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo,  disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.  12aAlegrai-vos e exultai, 
porque será grande a vossa recompensa nos céus. 

Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “O mapa para a santidade”
Percebendo que o mundo havia desviado os homens do objetivo maior para o qual eles haviam sido criados, Jesus ensinava as multidões a metodologia do Pai. Hoje, nós percebemos que tudo quanto Jesus ensinava àquele povo naquele tempo serve também para nós, mas é completamente o inverso do que o mundo tem nos ensinado. A herança do Pai não consiste numa porção material, mas em um ensinamento para uma vida em abundância. Assim, portanto, Ele nos conscientiza de que ser bem-aventurado é ser feliz e agraciado porque segue a doutrina e põe em prática os ensinamentos do Pai. As Bem-aventuranças são como um mapa que traça para nós o caminho da santidade, portanto, da justiça. Cada Bem-aventurança é um desafio do nosso espírito para suplantar a nossa carne. Se exercitarmos e perseguirmos a vivência de pelo menos uma dessas regras de vida, com certeza, aos poucos iremos crescendo em graça e em sabedoria nas demais bem-aventuranças e, diante de Deus, nosso Pai, seremos tais qual o Nosso Senhor Jesus Cristo. A cada bem-aventurança corresponde uma recompensa, ou melhor, dizendo, uma consequência natural. O pobre em espírito que é o humilde, dependente e desapegado, vive desde já o reino dos céus. Os aflitos, que são os que sofrem, choram e se arrependem, terão o consolo do Pai; os que são mansos conquistarão, pelo amor, o coração das pessoas; os que têm fome de santidade e cultivam o desejo de Deus serão santificados; os que têm misericórdia e compaixão dos irmãos receberão o perdão e a misericórdia de Deus; os puros de coração, porque não têm maldade no coração, conseguirão enxergar além das aparências e terão percepção do céu, desde já; os que promovem a paz são verdadeiramente filhos de Deus, que é a Paz. Finalmente, os perseguidos, pela causa de Jesus Cristo, tomarão assento no reino dos céus e viverão a alegria dos servos eleitos. – Você tem se regido pelas bem-aventuranças na sua caminhada aqui na terra?  - Qual é a bem aventurança mais difícil de você vivenciar? - Qual é a bem aventurança a que naturalmente você mais se identifica? - Você alguma vez foi perseguido (a) por causa da justiça? - Você se alegrou por isso ou não compreendeu a mensagem?

 

 

 

 

2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento2 de novembro de 2020 às 05:52

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir