.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de outubro de 2020

-E para quem ficará tudo o que acumulastes?-José Salviano

 

19 de Outubro de 2020

 

Evangelho Lc 12,13-21


 

E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.
Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?
E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

Lucas 12:13-21

 

Jesus neste Evangelho nos adverte sobre o perigo de nos tornarmos ricos  diante dos homens, e pobres diante de Deus. Aqueles e aquelas que acumulam riquezas  e se apegam a elas,  constroem tesouros nesta vida, e no entanto,  não juntaram nada no tesouro do Céu.  E este é o tesouro mais importante  para o futuro da nossa alma.

Jesus nos desejou uma vida com abundância.  Isto é, nós precisamos de uma casa, de carro, ou outros meios de locomoção, precisamos  de alimentação saudável,  diversão sadia, entre tantas outras coisas como praticar exercícios, esportes, promover a arte  etc.

O problema começa quando alguns de nós se privam de muitas destas necessidades vitais, para se concentrar puramente no acúmulo  de dinheiro e de bens materiais,  de forma  tão fissurada, fulminante, desesperada, como se fossem viver nesta vida terrena para sempre. Esses acumulam a vida inteira, e quando chega a hora de desfrutar o que plantou e colheu, não conseguem, pois as preocupações, o zelo pelo patrimônio conquistado é tão grande, que a paz de espírito  não é a mesma de um pedreiro que não acumulou quase nada, mas tem um sono tranquilo.  Além do mais, os que só  trabalharam, só acumularam, e não tiveram tempo de se divertirem, quando decidem fazer isso, já os seus corpos não respondem mais.  E logo em seguida, chegou o fim desta vida terrena...  Então, o VIVER PARA ACUMULAR, parece que é uma obsessão  que não nos leva  nada, tendo em vista que a nossa vida terrena é muito curta.

Porém, existem pessoas assim.  Com um desejo insaciável de riqueza. Com um apego   desenfreado  aos bens materiais, que os leva  a não querer nem ouvir falar de Deus.  E é aí que mora o perigo para as suas almas. Pois a nossa fase terrena tem como objetivo  nos preparar para o ingresso na fase celestial.  Caso não façamos  isso, corremos o risco de cair na condenação  eterna!

Viver a vida, sim.  Ter o conforto necessário  a uma vida tranquila, sim, claro. Porém, não nos esqueçamos  de que o melhor tesouro, é aquele que construímos no Céu. Este sim, vai nos garantir  a continuidade  da nossa vida  de forma totalmente sustentável, sem sofrimentos, sem medos, sem dores, sem angústias, e sem mais pecados.

A nossa vida neste vale de lágrimas, é um desafio muito grande. Pode ser comparada com um teste, com um grande torneio olímpico, no qual não podemos nos dar o luxo de ficar encantados com  as enganações  e mentiras  de prazeres fáceis, e sem nenhuma responsabilidade, mas sim, devemos levar mais a sério  a oportunidade que Deus nos dá para nos preparar  para  a vida eterna.

A riqueza não é um pecado em si. O pecado está no apego exagerado a ela, está na falta de compartilhamento  do que temos com  as pessoas próxima de nós que passam por grandes necessidades.  Quem dá um na Terra receberá 100 no Céu.  Pense sempre nestas palavras de Jesus. Pense no seu parente,  e demais irmãos carentes. AJUDE-OS E DEUS TE AJUDARÁ.  Este é um investimento com retorno garantido. Melhor do que investir na Bolsa.

Não podeis servir a dois Senhores. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.  

Prezada irmã, prezado irmão.  Que lugar o dinheiro ocupa em sua vida? Lembre-se que tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus em nossa vida,  chama-se ÍDOLO!  E Deus não suporta a nossa idolatria. Lembre-se que o poder do dinheiro só é válido enquanto estamos nesta vida terrena. Depois dela, ele não nos serve mais para nada! A riqueza é muito boa. Ela nos proporciona a liberdade, o poder, e até mesmo muitos momentos de alegrias. Só que alegrias terrenas. Nem todos os ricos são maus. Nem todos eles irão para o inferno! Pois a riqueza quando bem administrada, quando bem usada, poderá até nos ajudar a conquistar a maior das riquezas, que é a riqueza eterna. Uma riqueza usada sem egoísmo, proporcionando empregos, se preocupando com os menos favorecidos pela sorte, dando-lhes a oportunidade de ganhar o seu sustento, é uma riqueza abençoada por Deus.

Seja rico, mas evite a ganância e seja cristão!

 

José Salviano.        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário