.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

-Eu vim trazer a divisão-José Salviano

 

22 de Outubro de 2020

 

Evangelho Lc 12,49-53


Evangelho

Vim lançar fogo na terra; e que mais quero, se já está aceso?
Importa, porém, que seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se!
Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão;
Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três.
O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra.


Dentro da família os gostos e tendências são diferentes. Uns são pessoas de muita fé, outros mais ou menos, e por últimos temos aqueles e aquelas que não acreditam em nada.  Mesmo que a maioria acreditasse, uns poderiam acreditar de forma ou modo diferente. Sendo assim, podemos ter um casal católico, com um dos filhos budista, ou protestante.

E tudo isso gera divisões, discussões, desgostos dos pais que queriam ver todos unidos num só rebanho.

Infelizmente esta é a realidade existencial da nossa família. Ora, e se isso acontece dentro da própria família, na sociedade também  é o mesmo. Como sabemos, em vários pontos do mundo as discordâncias religiosas já foram motivos de muitos conflitos e de guerras. O ser humano não é igual. As pessoas são diferentes, cada um tem uma preferência, um gosto, porém, o ideal seria que todos se unissem numa unidade dentro da diversidade (de personalidades), pela fé em um único Deus, formando um só rebanho.

Minhas irmãs, e meus irmãos. É exatamente esta a nossa missão na Terra. Trabalhar para que  todos  acreditem em Deus Pai que enviou ao mundo o seu Filho único, para nos salvar. Pois apesar das diversidades pessoais, culturais, e raciais, nós temos que entender que todos somos filhos de um único Pai.

As divisões e os conflitos começam dentro de  nós. Uns mais e outros menos, cada um tem os seus problemas de personalidade e de caráter. Dentro do nosso “EU” existem outros “EUS”, existem forças contrárias. É a nossa consciência moral que nos puxa para a prática do bem, ao mesmo tempo em que as pressões sociais e os nossos instintos nos arrastam para a satisfação do desejo, de qualquer forma, mesmo que seja do modo  inadequado. Em seguida somos pressionados por esta mesma consciência quando cedemos aos ditames da carne e da má influência social. Por outro lado, quando relaxamos na oração e na pratica da fé, o capeta nos atenta para cometer atos mais pesados, mais graves, nos desviando dos caminhos do Evangelho, e nos afastando de Deus.

Assim, os conflitos podem se agravar dentro de nós, a tal ponto de nos deixar muito instáveis, ou mesmo enfermos mentalmente. E infelizmente os psicólogos não podem resolver o nosso problema. A solução dos nossos  desequilíbrios mentais só pode ser solucionados pela prática da fé, pela graça de Deus.

A palavra de Deus dita por Jesus pode trazer a divisão na família, e na sociedade. Pois quem está vivendo errado, não aceita a verdade do Evangelho.  E se alguém insistir, pode haver muitos atritos entre eles.

Queridos irmãos. Somos diferentes, mas podemos nos unir no amor de Cristo. Basta aceitarmos o seu chamado, a sua mão estendida para nos libertar de todas as amarras, de todas as más influências, de todas as discrepâncias e diferenças entre nós, diferenças estas que começam dentro de cada um de nós. Pois o bem e o mal não está somente lá fora. Eles existem  também em nosso interior.

É o Id, o Ego e o Superego de Freud.  Ou o Consciente versos o Subconsciente. É a razão contra a paixão. É o homem contra si mesmo. E tudo isso piora quando o maligno interfere, quando não nos aproximamos de Deus, e ficamos como um barco a deriva, quando somos presas fáceis do diabo!

Acordem, meus irmãos e irmãs. Pois a solução existe. A solução é viver o Cristo fonte de água pura! Amém.

 

Tenha um bom dia. José Salviano.    

 

 

.  

 

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir