.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

-Jesus faz outra cura em dia de sábado-José Salviano

30 de Outubro de 2020

 

Evangelho Lc 14,01-6


 

Evangelho - Lc 14,1-6

Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço,
não o tira logo, mesmo em dia de sábado?'

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14,1-6

Aconteceu que, num dia de sábado,
Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus.
E eles o observavam.
Diante de Jesus, havia um hidrópico.
Tomando a palavra,
Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus:
'A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?
Mas eles ficaram em silêncio.
Então Jesus tomou o homem pela mão,
curou-o e despediu-o.
Depois lhes disse:
'Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço,
não o tira logo, mesmo em dia de sábado?'
E eles não foram capazes de responder a isso.
Palavra da Salvação.

 

Jesus curou em dia de sábado, um homem com hidropsia, que é um inchaço generalizado do corpo ocasionado pela insuficiência cardíaca congestiva (ICC), causada pelos constantes picos de pressão alta, o que provoca o  inchaço do coração, dificultando-o de efetuar o seu trabalho adequadamente.

A ICC é uma condição em que o coração (aumentado de tamanho) é incapaz de bombear o sangue na corrente sanguínea  em quantidade suficiente para dar resposta às necessidades do corpo. Os sinais e sintomas mais comuns incluem falta de ar, fadiga, e pernas inchadas.  A falta de ar geralmente agrava-se com o exercício físico (ou ao fazer qualquer tipo de  esforço) ou em posição deitada, e é capaz de  acordar a pessoa durante a noite, impedindo-a de continuar a dormir. É um sofrimento horrível!  E quando o quadro é muito grave, o inchaço abrange não só as pernas, mas também o abdômen, o rosto (ao se levantar) e até os órgãos genitais no caso do homem. A causa principal da ICC é o consumo excessivo de bebida alcoólica, (inclusive de vinho).

Aquele pobre homem inchado, provavelmente era um consumidor compulsivo de vinho, que era a bebida  comum naquela região.

Alguns dos judeus achavam que a observância do dia de sábado era o mandamento mais importante. Por isso eles não  admitiam, não suportavam ver Jesus fazer milagres em dia de sábado.  E Jesus, por sua vez,  fazia questão de  operar milagres em dia de sábado, para ter a oportunidade de corrigir aquela mania de valorizar  errada. Pois preservar o dia do Senhor é importante, sim, porém, fazer caridade, salvar vidas, curar doentes, ajudar os que necessitam, não tem hora nem dia.

E Jesus apontava os seus erros, mostravam que eles, os judeus, cuidavam dos seus animais em dia de sábado.  E que um ser humano é mais importante do que um animal.

A bem da verdade, Jesus não fazia milagres aos sábados de propósito. Pois Ele não procurava necessariamente o confronto com os judeus, porém, Jesus não o evitava.  Jesus não tinha medo deles. Jesus os enfrentava de frente,  apontando os seus defeitos, a sua hipocrisia, e dizia isso na frente de todos.

Por falar nisso, como anda o nosso apostolado? Será que não temos receio ou mesmo medo de nos confessar ser católicos nas festas, e em outros lugares por onde andamos? 

Caríssimas, e caríssimos. Nós precisamos ser católicos dentro da Igreja, na hora da missa,  na hora da festa, e por todos os lugares.  Que da nossa boca ninguém ouça nenhum tipo de palavrão!  Mesmo aqueles mais comuns, considerados pequenos, ou sem importância. Conosco, não! Palavrões, piadas picantes,  reações  nervosas  explosivas, ofensas a quem quer que seja, e assim por diante, nada disso pode acontecer com a cristã,  com o cristão,  seguidor de Jesus Cristo. 

O mais importante é que nós  observemos os mandamentos mais importantes, recomendados pelo Mestre. O amor a Deus e o amor ao próximo.  Guardar o dia do Senhor, ( o domingo) é importante, sim, e faz parte do primeiro mandamento. Porém, não podemos usar isso como desculpa para nos recusar de ajudar a quem  precisa da nossa ajuda.  Pois  socorrer  quem está sofrendo, é também  amar a Deus, sendo que  Jesus disse que Ele está na pessoa do irmão principalmente aquele que precisa da nossa ajuda.

 

Tenha um bom dia. José Salviano

 

  

3 comentários:

  1. Sou muito grato pelos comentarios feitos nas leituras e no evangelho. É muito bom ver outros modos de entender os textos sagrados. Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  2. Sou muito grato pelos comentarios feitos nas leituras e no evangelho. É muito bom ver outros modos de entender os textos sagrados. Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir