.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

-Os convidados se recusaram ao convite para o banquete-José Salviano

 

03 de Novembro de 2020

 

Evangelho Lc 14,15-24


 

Evangelho

E, ouvindo isto, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus.
Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos.
E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.
E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado.
E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado.
E outro disse: Casei, e portanto não posso ir.
E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos.
E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar.
E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.
Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.

 

O dono do banquete é Deus que diariamente nos convida a participar do seu banquete eucarístico, do  seu banquete que é o Reino dos Céus.

Os convidados que se recusaram a aceitar o convite  daquele homem para o seu banquete, somos todos nós  que recusamos  o convite de Deus  para a conversão  dos nossos pecados, para uma mudança radical da nossa vida,  e nos voltar para Deus  de uma vez por todas.

Os  pobres, e aleijados, e mancos e cegos desta parábola, representam todos aqueles e aquelas que aceitaram o convite de Deus para a sua conversão.  São todos  os que acreditam em Deus e em seus mistérios, os que rezam, os que vão a missa aos domingos, e os que também participam da missa  semanalmente, comungando o corpo e o sangue de Cristo Jesus.  

Somos pobres, porém ricos de Deus.  Não trocamos a nossa pobreza pela riqueza passageira  de muitos os que vivem afastados do amor do Pai.  Aleijados, e mancos e cegos (desta parábola) nem todos nós somos, na acepção da palavra, ou como está no texto de hoje, porém, temos um pouco de cegueira em ver com clareza a bondade do Pai.  Também somos um pouco aleijados, quando  reclamamos  da dificuldade ou mesmo preguiça de nos locomover para ir na direção de Deus.  Também somos um pouco mancos,  pelas nossas  mancadas com relação  ao nosso testemunho de vida  religiosa,  de uma vida  reta, inspirada e baseada no Evangelho.  Porém, Deus em sua bondade e misericórdia infinita, nos perdoa, nos acolhe, e nos aceita com amor para  participar do seu banquete.

Caríssimas e caríssimos. Aceitar o convite  de Deus para participar do seu banquete, é a melhor  opção, a melhor escolha que podemos fazer.  Pois devemos nos lembrar que somos convidados, não por que somos perfeitos, (somos pobres, e aleijados, e mancos e cegos) mais pela bondade do Pai que nos ama e nos dá sempre uma oportunidade de nos salvar.

Toda a nossa vida é formada de pedacinhos que são as nossas escolhas.  A cada momento estamos escolhendo isso ou aquilo.  Os convidados da primeira lista, escolheram  ficar com  as sua escolhas, todas elas  baseadas em seus bens materiais.  E isso é, infelizmente, o que muitos hoje continuam fazendo.  Muitos preferem adorar os seus bens materiais, em vez de adorar a Deus.  Muitos se escondem atrás de desculpas esfarrapadas, para não ir à missa aos domingos.  Ou por que tem de lavar o carro, ou por que tem de formatar o computador, ou por que quer  pintar sua casa, e assim ou diante.  E isso é uma troca de Deus pelos  bens materiais. Isso é substituir Deus por outros deuses. E isso Deus não suporta!

É muito bom ter abrigo, transporte, e o conforto necessário a uma vida digna. Porém, o perigo é que tudo isso pode nos levar a recusar o convite de Deus para  viver o Evangelho, e nos preparar para  a eternidade.

Já os convidados da segunda lista, não tinha nada disso para se preocuparem.  E mais. Eles eram aleijados, cegos, mancos, enfim, eram pobres.  Eles não tinham mesmo nada que fazer.  E mais. Estavam com muita fome. Por isso aceitaram correndo o convite para aquele banquete. 

Deus nos convida a todos para o seu banquete. Que bom se todos, ricos e pobres aceitassem  participar do banquete do Pai! Este mundo não seria como é. Este mundo não estaria em tamanha decadência como está!

 

Tenha um bom dia. José Salviano

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário