.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Os bem-aventurados-Helena Serpa

 

2 DE NOVEMBRO DE 2020

 

2ª. FEIRA – COMEMORAÇÃO

 

DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS – SOLENIDADE 

 

Cor Roxo

 

1ª. Leitura – Ap 7, 2-4.9-14            

 

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 7,2-4.9-14

Eu, João, 2vi um outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar, dizendo-lhes: 3"Não façais mal à terra, nem ao mar nem às arvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus". 4Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel. 9Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar.  estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 10Todos proclamavam com voz forte: "A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro". 11Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos Anciãos e dos quatro Seres vivos e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: 12"Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém" 13E um dos Anciãos falou comigo e perguntou: "Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?"
14Eu respondi: "Tu é que sabes, meu senhor". E então ele me disse: "Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro".

Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “perspectiva futura”

São João antecipa a nossa perspectiva futura que corresponde ao desejo que há dentro de nós: o de estar no céu juntamente com os anjos e todos os santos que nos precederam, prostrados diante de Deus e cantando louvores ao Senhor. Hoje, que comemoramos o dia dos fiéis defuntos, nós nos unimos às suas vozes e aqui mesmo na terra, já antevendo a felicidade sem fim, lembramos com saudade todos aqueles que já nos precederam e, ao mesmo tempo, em espírito, participamos com eles a bem aventurança celeste. Sabemos que o tempo passa rápido e o momento em que aqui vivemos é uma preparação para a nossa volta à casa do Pai. Peçamos, portanto, a intercessão das almas que nos precederam e que torcem por nós, para que também possamos unidas a elas experimentar a beleza e a glória do céu. No céu todos seremos Um com Deus, estaremos em comunhão com a vida divina e não haverá mais choro, nem mágoa, nem rancor, porque tudo isso ficou para trás! – Você tem ideia do que o aguarda depois da sua páscoa? – Você tem esperança na vida eterna? – Quais são os seus sentimentos neste dia? – Você fica triste ou se alegra com a perspectiva futura? 

 

Salmo 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R. cf. 6)

 

R. É assim a geração dos que procuram o Senhor!

1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, * o mundo inteiro com os seres que o povoam; 2porque ele a tornou firme sobre os mares, * e sobre as águas a mantém inabalável. R.

3"Quem subirá até o monte do Senhor, * quem ficará em sua santa habitação?" 4a"Quem tem mãos puras e inocente coração, *
4bquem não dirige sua mente para o crime. R.

5Sobre este desce a bênção do Senhor * e a recompensa de seu Deus e Salvador". 6"É assim a geração dos que o procuram, * e do Deus de Israel buscam a face". R.

 

 

Evangelho – Mt 5, 1-12a

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5, 1-12a

Naquele tempo: 1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3"Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.

Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “Os bem-aventurados"
Todo o Evangelho é um convite para que possamos viver as os dons que o Espírito Santo nos concedeu no nosso Batismo. Cada passo da vida de Jesus, e toda palavra saída de sua boca nos leva a buscar a Deus com mais amor, a vencer as tentações e a agir bem. Jesus nos deixou as Bem-aventuranças como mapa para perseguir o caminho da santidade, portanto, da justiça.    A vida eterna é também chamada de Beatitude, que significa felicidade. Os que vivem no céu são os beatos, ou bem-aventurados. Ser bem-aventurado (a) é ser feliz, agraciado (a), abençoado (a). Cada Bem-aventurança é um desafio do nosso espírito para suplantar a nossa carne. Se exercitarmos e perseguirmos a vivência de pelo menos uma dessas regras de vida, com certeza, aos poucos nós iremos crescendo em graça e em sabedoria nas demais bem-aventuranças e diante de Deus, nosso Pai, seremos tais qual Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, Nosso Senhor, no sermão da montanha, chama de bem-aventurados, ou seja, felizes, aqueles que viverem as bem-aventuranças que ele descreve. Elas são atos de grande perfeição que podemos fazer e que já nos faz participantes da felicidade do céu. A cada bem-aventurança corresponde uma consequência natural. O pobre em espírito, vive desde já o reino dos céus. Os aflitos, terão a consolação do Pai; os mansos conquistarão os corações; os que têm fome de justiça serão santos; os que têm misericórdia receberão a misericórdia de Deus; os puros de coração, terão percepção do céu, desde já; os pacificadores são filhos da Paz. Finalmente, os perseguidos, por causa de Cristo entrarão no reino dos céus e viverão a alegria dos eleitos. - Qual é a bem-aventurança que naturalmente você mais se identifica?- Você alguma vez foi perseguido (a) por causa da justiça?- Você se alegrou por isso ou não compreendeu a mensagem?- Qual é a bem-aventurança que você mais desejaria viver?

 

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento2 de novembro de 2020 às 05:45

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir