.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

-Jesus ameaçado de morte por Herodes-José Salviano

 

29 de Outubro de 2020

 

Evangelho Lc 13,31-35


Evangelho - Lc 13,31-35

Não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 13,31-35

Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se
e disseram a Jesus:
'Tu deves ir embora daqui,
porque Herodes quer te matar.'
Jesus disse: 'Ide dizer a essa raposa:
eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã;
e no terceiro dia terminarei o meu trabalho.
Entretanto, preciso caminhar hoje,
amanhã e depois de amanhã,
porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.
Jerusalém, Jerusalém!
Tu que matas os profetas
e apedrejas os que te foram enviados!
Quantas vezes eu quis reunir teus filhos,
como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas,
mas tu não quiseste!
Eis que vossa casa ficará abandonada.
Eu vos digo: não me vereis mais,
até que chegue o tempo em que vós mesmos direis:
Bendito aquele que vem em nome do Senhor.'
Palavra da Salvação.

 

Como podemos ver neste texto do Evangelho, nem todos os fariseus eram contrários, ou mesmo inimigos de Jesus. Nem todos eles consideravam Jesus um impostor. Ao passar do tempo, muitos fariseus como foi o caso de Nicodemos, passaram a acreditar em Jesus, só que não podiam demonstrar isso aos demais líderes judaicos.

Vejam que  alguns fariseus se aproximaram e disseram a Jesus:
Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar. Esses, com certeza, admiravam o Mestre e não queriam a sua morte.

Uma ameaça de morte é como cair um meteoro em nossa cabeça! Quando algum mortal é ameaçado de morte, ele não dorme, não come, não tem paz, sua pressão arterial sobe, seu coração bate de forma incontrolável, é como estar num inferno em plena vida! É uma das três coisas mais terríveis da nossa existência. A guerra, a prisão, e uma ameaça de morte! Você conhece mais alguma? Talvez sim!

Jesus, porém, em vez de ficar tremendo de medo, veja o que Ele respondeu:  Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho.
Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã,
porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.

Jesus não se abalava diante das ameaças, dos seus oponentes. Ele os enfrentou até o seu último instante, quando disse ao soldado que lhe deu uma bofetada. ...e se falo a verdade, por que me bates?

Meus irmãos e irmãs. E a nossa coragem? Como ela vai? Bem obrigado? Será que não temos medo de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo na nossa comunidade, nas periferias, e nas escolas? Ou ficamos com medo de que algum opositor possa nos melindrar, nos ameaçar, nos deixar sem jeito, sem saber o que responder?

Nós precisamos de muita coragem, sim, para poder enfrentar o mundo pagão, e anunciar a Palavra de Deus. Precisamos de coragem primeiro para corrigir os nossos defeitos, combater os nossos vícios, para evitar o pecado. Precisamos de coragem para dizer aos nossos amigos que estamos com Cristo, sim. Coragem para defender a nossa Igreja quando alguns amigos a agridem com maledicências baratas.

E esta coragem nos vem do Alto. Do todo poderoso Criador do Céu e da Terra. Não só da Terra, mais de todo o Universo infinito. É preciso crer que  este mesmo Deus poderoso, está e sempre estará conosco todos os dias até o fim dos tempos. Este mesmo Deus nos potencializa, nos fortalece, nos dá a coragem necessária para enfrentar todas as adversidades desta vida terena. A partir de nós mesmos. Dos nossos medos, da vergonha de nos apresentar em público, do medo de errar, de não se lembrar das palavras certas na hora de falar para uma plateia lotada. Não tenhamos medo, nem receio disso. Pois é,  e será o próprio Espírito Santo que falará por meio da nossa boca. É Ele que nos lembrará de tudo o que estudamos. Por isso é que nós precisamos conhecer a palavra nos mínimos detalhes. E para isso é preciso nos esforça, estudar mesmo de verdade. Habituando-nos a ler todos os dias em uma certa hora, condicionar a nossa vontade, e cumprir esta tarefa, até que ela se transforme em um bom hábito. Pois o estudo da palavra e das reflexões sobre ela, é indispensável para o sucesso da nossa catequese.

Façamos isso e o resto deixemos para o Espírito de Deus que não nos deixará na mão. Na hore exata, Ele estará do nosso lado nos dando coragem nos lembrando o como e o que dizer aos irmãos sedentos da palavra de Deus! Coragem! Você não está só. Vamos em frente.

 

Tenha um bom dia. Jose Salviano 

 

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir