.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

27° DOMINGO DO TEMPO COMUM-Olivia Coutinho.

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 04/10/20 -Mt21,33-43

SOMOS NÓS OS NOVOS VINHATEIROS!

 

27° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Reflexão de Olivia Coutinho.

Caros irmãos e irmãs em Cristo!

Estamos no mês de outubro, tempo em que a Igreja nos convida a refletir sobre a necessidade de difundir o evangelho.

O mundo está cheio de conflitos, necessitando urgentemente de mais diálogo, de pessoas corajosas, que não se curvam diante os desafios, que não se calam diante as injustiças, porque acreditam na força da palavra de Deus e do testemunho!

É um tempo que chega repleto de apelos ao nosso coração, nos motivando a assumirmos, o nosso compromisso missionário, seja na família, na comunidade e na sociedade.

Ser missionário é colocar-se à disposição de Deus, como instrumento a ser usado por Ele, como e onde se fizer necessário. É além das palavras, dar testemunho de Jesus, com a própria vida! 

O espírito missionário se fundamenta na experiência com Jesus, é a presença de Jesus atuando no coração do missionário, que o motiva a assumir com maior intensidade e alegria, a sua cumplicidade no anuncio do Reino!

A todo instante, somos chamados   a vivermos de um jeito diferente, transparente, na vivencia e no anúncio do evangelho, construindo assim, um mundo mais justo e mais fraterna! 

No evangelho que a liturgia deste Domingo nos apresenta, Jesus continua criticando duramente os líderes religiosos do seu tempo. E na intenção de desmascará-los, conta-lhes uma parábola, na qual eles são os vilões.  Porém, fechados em si mesmos, esses líderes, não  assimilaram os personagens desta parábola, como sendo eles, o que podemos constatar, na resposta que eles dão a pergunta de Jesus: “Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros?" Eles responderam: "Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhes entregarão os frutos no tempo certo.” Com estas palavras, esses líderes, assinam a própria sentença, pois estes arrendatários perversos, eram eles mesmos.

O texto chama a nossa atenção, sobre a responsabilidades que nós, como Igreja missionária, nascida da ressurreição de Jesus, devemos ter para com  a vinha do Senhor, que é o povo!

Ao assumirmos o nosso compromisso, em cuidar do que é de Deus, nós nos tornamos os novos vinhateiros, e como tal, temos que devolver ao dono da vinha, os frutos da missão que a nós foi confiada.   

Como discípulo missionário, devemos dar testemunho de Jesus, partilhando a vida, acolhendo o irmão na compreensão e na misericórdia.  Não podemos nos limitar em práticas religiosas, no legalismo, que é um instrumento de alienação e de opressão. Mais do que tudo, precisamos   cuidar da vida, que é o bem mais precioso para Deus!

Somos corresponsáveis pela vida do outro, até mesmo pelos os frutos que eles hão de produzir. Se não tivermos preocupação com o bem do outro, não seremos colaborados fieis à prosperidade da vinha, e consequentemente seremos advertidos por Jesus, como foram advertidos os arrendatários citados na parábola! Estes, não cuidaram devidamente da vinha, além de não entregarem os frutos pertencentes ao proprietário, quiseram apoderar-se  da vinha, matando todos os que vinham recolher os frutos, isto é, os profetas e até mesmo o Filho do dono da vinha, que é Jesus!

Infelizmente, ainda hoje, existem muitos líderes, que se dizem religiosos, bem parecidos com os do tempo de Jesus, pessoas que ao invés de servir, servem-se do povo, transformando-o em   propriedade sua, desagradando assim, o proprietário da vinha.

Como povo de Deus, pertencemos a uma só vinha!  Entre nós, há diferenças, mas como filhos do mesmo Pai, devemos estar sempre unidos, ligados a seiva que é Jesus, pois somente irmanados, produziremos frutos em abundância, dando assim, a nossa resposta de fidelidade ao dono da vinha.

 

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho

 

Um comentário:

  1. Obrigada por me ajudar na minha reflexão e ser melhor na minha missão. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir