.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de outubro de 2020

-Estar sempre de prontidão-José Salviano

 

20 de Outubro de 2020

 

Evangelho Lc 12,35-38


Evangelho

 

 

Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias.
E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe.
Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.
E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos.

Lucas 12:35-38

 

 

Os bombeiros são soldados do fogo, e enquanto estão nos alojamentos do quartel, eles permanecem de prontidão para o que der e vier.  Estão preparados pois a qualquer momento pode haver uma chamada urgente de um incêndio em sua área de atendimento. O bombeiro é um soldado que foi bem preparado para enfrentar o fogo. Para salvar as nossas vidas, até mesmo com o risco das suas próprias vidas.

Jesus neste Evangelho nos recomenda a viver de prontidão, pois a qualquer momento, podemos ser chamados a partir desta vida, para a outra vida que será eterna.

Os bombeiros, enquanto permanecem de prontidão, podem até preencher o seu tempo com algum estudo, jogo de dominó, de cartas, porém quando o grande sino bater, quando soar o alarme, eles devem estar prontos para pular, correr, e entrar no caminhão-tanque que já se encontra na porta de saída do quartel...

Assim também devemos estar todos nós. Completamente preparados para   nos levantar e dizer: Senhor aqui estou. Estou pronta, estou pronto para a partida!

É! Meus irmãos, e irmãs! Pensando bem não é fácil pensar nesta hora. Pois nenhum de nós quer que esta hora chegue. Nós pensamos em tudo. Deitamos para dormir, e os pensamentos vêm e voltam. Pensamos nos problemas diários, nas pendências do dia seguinte, nos alegramos com as graças recebidas, com as coisas boas e belas que nos aconteceram, pensamos, pensamos, dormimos e continuamos a pensar. E o nosso pensamento enquanto nós dormimos, se chama sonho. Porém, o nosso cérebro se recusa a pensar naquele momento em que nos desligaremos desta vida terrena para sempre. Não queremos nem ouvir falar deste momento fatal!

É claro, que não! E não devemos mesmo  sofrer por antecipação. Porém, o que não devemos é ignorar que aquele momento será inevitável, e que devemos estar  de prontidão, estar preparados para a grande viagem que deverá ser para o melhor lugar da nossa existência futura! O Reino do Céu! 

Não se trata de viver preocupado com a morte, mas sim, nós devemos saber querer para onde devemos ir. Para a Glória eterna ou par o fogo eterno!

O medo da morte faz parte do instinto de sobrevivência, e é presente tanto no ser humano, quanto nos animais irracionais. Podemos observar que  na lei da sobrevivência na selva, onde prevalece a lei do mais forte, os animais vivem muito mais preparados para morrer do que nós.

A hora da onça beber água. Esta é uma frase muito conhecida no mundo inteiro, mesmo nos lugares ou regiões onde  a lei da selva fica distante. E por que?  Porque é na hora  de beber água que a morte poderá ser fatal! As gazelas se alimentaram por um longo tempo, e eis então que chegou a hora de beber água. Elas vão em bando para o rio, e eis que está lá deitada na água? A onça, o leão, esperando com muita fome, um bom churrasco.

Quanto a nós os humanos, o medo da morte é proporcional  a vivência da fé de cada um.   Ou seja, o medo da morte é menor para aqueles que têm fé, seguem o Evangelho e esperam nas promessas de Cristo. Já  para os descrentes, o medo de morrer é muito maior, principalmente por que eles não sabem para onde irão...

Vamos confiar no Criador, com fé, esperança, e praticando a caridade. Assim, a morte não nos apavora.

Tenha um bom dia. José Salviano.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário