.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 22 de julho de 2020

REINO DE DEUS, O GRANDE TESOURO DO AMOR – Maria de Lourdes Cury Macedo.



Domingo, 26 de julho de 2020.
Evangelho, Mt 13, 44-52.
        
A liturgia deste 17º Domingo do Tempo Comum dá continuidade ao tema dos domingos anteriores. Jesus continua falando do Reino de Deus, por meio de parábolas e das transformações que ele provoca na pessoa. No texto de hoje, Jesus conta três parábolas: a do tesouro escondido no campo, a do comerciante que encontrou a pérola que tanto procurava e a da história da rede de pesca, que quando é jogada ao mar apanha todos os tipos de peixes.
O que é o Reino de Deus, que Jesus anuncia? O Reino de Deus é o próprio Jesus, seu evangelho, seus ensinamentos, inaugurado aqui na terra na pessoa d’Ele. Jesus não definiu o Reino, mas por meio das parábolas Ele deixava transparecer o que é o Reino dos Céus. Esse reino já está instalado entre nós e se completará definitivamente na outra vida. Por agora, seria tudo de bom que o ser humano poderia viver no presente. Um mundo sem males, sem egoísmo, violência, maldades, inveja, ganância... Como viver o Reino de Deus? Vivendo os valores do Evangelho que Jesus nos ensinou, viver na graça de Deus, no amor a Deus e ao próximo. 
A parábola por duas vezes fala em vender tudo, vender os valores falsos deste mundo, o apego aos bens materiais: o comodismo, o ódio, rancor, mágoas, satisfações da vida terrena, prazeres, riquezas... e valorizar o que realmente nos faz felizes e nos traz a paz, que são os ensinamentos de Jesus.
O maior tesouro é o Reino de Deus. Quem descobriu a felicidade, a grandeza da vida nova que Deus nos oferece, está pronto também a sacrificar tudo, ou seja, deixar a vida velha, o erro, o pecado, os falsos valores do mundo. Para ele o supremo valor passa a ser o Reino de Deus, tudo o mais é secundário. Se for preciso, abandona riquezas, posição, honra, poder, deixa tudo para aceitar a vida nova do Reino, a salvação oferecida por Jesus. Quem descobre o valor do Reino dos Céus é capaz de investir tudo para se comprometer com ele, não importando de ser considerado como exagerado.
A segunda parábola fala do comprador de pérola, traz a mesma mensagem, vender tudo para comprá-la. Simboliza aquelas pessoas, que estavam buscando a verdadeira felicidade e que conseguiram encontrá-la.  Deixam tudo o que é nada, que é efêmero, por um valor que é tudo, o Reino de Deus.
Jesus apresenta mais uma comparação da vida de seus ouvintes. É a parábola da pesca com a rede. Deus lança sua rede, pega todo tipo de peixe, isto é, oferece a salvação para todos. O mar é o mundo, a rede são as oportunidades que Deus nos dá, e os peixes somos nós, cada um do seu jeito, com sua maneira de ser, com suas diferenças. Cabe a cada um de nós tomar sua decisão. Deus quer todos nós juntos dele, não quer que nenhum seja jogado fora. Estamos todos na rede, mas não compete a nós fazer a separação entre bons e maus. Nós julgamos apenas pelo exterior, mas é Deus que no momento certo fará a separação. Enquanto não chega esse momento do julgamento, o que devemos fazer é trabalhar para que todos aceitem o Reino, é ser fermento na massa.
O Reino de Deus é oferta de misericórdia, é oferta de vida. A quem  recusa a vida resta apenas receber a morte. Quem recusa a misericórdia não vai se encontrar com a felicidade proposta por Jesus.
Jesus a sós com seus discípulos mostra a eles que entender a doutrina do Reino é muito mais do que saber repeti-la, é saber vivê-la. É fazer com que essa doutrina se torne parte de nós mesmos, que nos oriente, que nos dê as medidas justas para julgar as coisas e os acontecimentos, dando-lhes o devido valor. Assim como Deus deu sabedoria a Salomão, que nós também tenhamos sabedoria para discernir o que tem realmente valor e o que não tem.
As parábolas de Jesus que vimos hoje chamam nossa atenção para o supremo valor que devemos dar à salvação. A vida nova que Deus nos oferece não pode ser sacrificada por nenhum outro valor humano. Chamam também a nossa atenção para a coragem que devemos ter, a prontidão com que devemos aceitar a oferta de Deus.
O homem, que encontrou o tesouro, e o negociante, que encontrou uma pérola extraordinária, experimentaram uma grande alegria. E nós? Se nós encontramos o Reino e entendemos o grandioso valor dele, só podemos também ficar radiantes e trabalhar para que outros também encontrem essa felicidade.

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes






2 comentários: