Dia 08 de Julho de 2020
Evangelho de Mt10,1-7
A escuta atenta da palavra de Deus nos coloca no caminho de Jesus, é a partir desta escuta, que vamos nos inteirando do querer de Deus, aprendendo a viver do jeito que Jesus viveu, saindo da teoria para a prática.
No evangelho que a liturgia de hoje coloca diante de nós, Jesus, após ter dito que a messe é grande e que os operários são poucos, o que vimos no evangelho de ontem, chamou os doze discípulos para a missão, dando a eles o poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de enfermidade, ou seja: Jesus concede aos discípulos, o poder de fazer o que Ele fazia!
O texto cita o nome de cada um dos discípulos, que passaram a serem chamados de apóstolos, que significa: “enviados.”
Ao enviar os discípulos para a missão, Jesus recomenda-lhes: Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Esta recomendação feita por Jesus, não significa que o anuncio do Reino, teria como destinatário, somente o povo de Israel, no texto é importante observarmos o advérbio “antes.” O povo de Israel, havia sido eleito por Deus, para serem os primeiros a receberem o anuncio da Boa Nova do Reino, o que não significa privilégio, e sim: maior responsabilidade. "Essa recomendação de Jesus, vem nos mostrar a sua obediência ao Pai, ao contrário de nós, Jesus não pulava etapa, Ele cumpria tudo o que o Pai determinava. Jesus veio para todos, numa outra passagem bíblica, Ele mesmo disse, que o anuncio do Reino é para todos: “Ide fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19)
Como os discípulos, nós também, somos enviados por Jesus em missão, pena, que muitos de nós, por acharmos incapazes de realizar algo grandioso, não abraçamos a missão
É importante conscientizarmos: por nós mesmos, não damos conta de exercermos bem a nossa missão, é Deus quem nos dá condições para exercê-la. Primeiro Deus nos chama, se aceitarmos o seu chamado, Ele vai trabalhando em nós, nos moldando de acordo com nossas aptidões e quando nos damos conta, já estamos inseridos no meio do mundo, percorrendo caminhos que antes nem imaginávamos ter a coragem de percorrer!
Talvez, o caminho mais difícil que teremos que percorrer, seja o de sairmos de nós mesmos, para irmos ao encontro do outro, quem consegue fazer este caminho, com certeza, abraçou de vez, à sua missão...
O que nos capacita a trabalhar pelo reino dos céus, não é a nossa capacidade intelectual e sim, a abertura do coração! Da nossa parte, basta apenas o nosso sim, à Deus e a nossa disposição em servir.
Ninguém precisa sentir-se fraco, incapaz de realizar algo em favor do Reino, pois se estamos em Jesus, o amor abre caminho,.
"Em vosso caminho anunciai: o Reino dos céus está próximo!" Quando Jesus disse: “O Reino dos céus está próximo” Ele fala de si mesmo, pois Jesus é a presença do Reino céus no meio de nós, Ele é a porta de entrada para o coração do Pai!
Na sua humanidade, Jesus tornou-se a extensão do céu aqui na terra, é Ele quem fez e continua fazendo a ligação entre o humano e o Divino, ninguém vai ao Pai senão por Ele...
FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olivia Coutinho
DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
ResponderExcluirSanta Maria, Rio Grande do Sul.
Eu amo ler suas reflexões, Olivia! Muito obrigada de coração ❤️
ResponderExcluir