.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 28 de julho de 2020

“COMPREENDESTES TUDO ISSO? Olivia Coutinho


 Dia 30 de Julho de 2020
 Evangelho de Mt13,47-53
A palavra de Deus, que chega até a nós, no evangelho de hoje, vem nos mostrar, através de uma parábola, a tolerância de Deus para com o ser humano.
O texto começa nos apresentando a parábola da rede lançada no mar. Nesta parábola, o mar simboliza o mundo, a rede lançada no mar significa  a palavra de Deus lançada no mundo e os peixes, simbolizam as pessoas que foram atraídas para Deus.
A mensagem principal que Jesus quer nos passar, através desta parábola, é semelhante a mensagem da parábola do joio! Tanto na parábola do joio, quanto nesta, Jesus nos fala da compreensão de Deus para com a fragilidade humana. Um pescador, quando lança sua rede ao mar, não evita que os peixes não bons entrem na rede, só depois de retirar a rede das águas, que ele  faz a seleção dos peixes, eliminando os que não são bons. Assim também acontece com apalavra de Deus, ela é lançada no mundo, ao alcance de todos, dos bons e dos que não são bons. Ao permitir que bons e maus, permaneçam juntos neste mundo, Deus oferece a todos a mesma chance, as pessoas não boas, terão a oportunidade, de na convivência com os bons, se converterem de se tornarem “peixes” bons. Podemos ainda comparar o nosso tempo de vida terrena, com a rede que trás do fundo do mar, peixes bons e não bons.
Estamos todos na rede de Deus, somos os peixes atraídos por Jesus, com a responsabilidade de nos tornarmos também pescadores, ponte para que o outro chegue a Deus.
Ser os peixes atraídos por Jesus, ou pescadores convocados por Ele, não nos garante isenção de passarmos pela a seleção do juízo final. Também não nos compete julgar quais serão os "peixes" que serão eliminados, e nem acharmos que já estamos salvos, é Jesus quem fará esta seleção. Mt25,32-34
No final do evangelho, Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da lei que se torna discípulo do reino dos céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. Com essas palavras, Jesus quer nos dizer, que a construção do Reino dos céus, se faz, através de uma mescla entre o velho e o novo. Para Jesus, não se deve apregoar a mudança de tudo, o que se aprende no antigo testamento, tem um grande valor. O conhecimento de um mestre da lei, acrescentado a uma nova mentalidade, fundamentada nas palavras de Jesus, dá ao discípulo, um equilíbrio na missão. Jesus veio nos mostrar a face humana do Pai, apagar da nossa mente, a imagem de um Deus severo, vingativo mostrado no antigo testamento.
Na pessoa de Jesus, conhecemos o nosso Deus de amor, o Deus da vida que se vestiu da fragilidade humana, exceto do pecado, para estar conosco. A porta de entrada para o Reino dos céus é Jesus, Jesus é o caminho que nos conduz ao Pai, portanto, a   nossa salvação, perpassa pelo o nosso seguimento a Ele.


FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
    

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir