.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 28 de julho de 2020

-O que torna o homem impuro-José Salviano


04 de Agosto-2020-Ano A


Evangelho Mt 15,1-2.10-14

 


Os fariseus e mestres da Lei acreditavam que o que tornava as pessoas impuras, era a falta de higiene pessoal. Eles lavavam as mãos antes de comer, nem se aproximavam de um leproso, e coisas deste tipo. Para eles, tudo isso tornava  a pessoa completamente impura, indigna de Deus. Em outras palavras, em pecado gravíssimo.
Jesus refutou tudo isso, dizendo que o que nos torna impuros, com a alma manchada de pecado, são as coisas que saem de dentro de nós, pela nossa boca. Palavrões, maldades, ofensas, discriminações, etc., e não o que entra pela nossa boca.
Veja bem que Jesus não estava incentivando a falta de higiene. Nada disso. Ele simplesmente estava contestando aos fariseus e escribas que pensavam de modo errado quanto a nossa espiritualidade.
Jesus quis dizer que a falta de higiene não torna a nossa alma impura, mais sim, as nossas atitudes desumanas, e sem caridade para com o irmão e a irmã.
A porcaria, a falta de higiene, prejudica e muito a nossa saúde, sim. Porém, isso não afeta a nossa alma. Foi isso que Jesus quis nos dizer neste Evangelho, em contra posição aos valores invertidos ou errados dos fariseus.
Nós estamos em pandemia do Corona vírus, e a única forma ou medida de evitar o contágio deste terrível vírus mortal, é o isolamento social para evitar a contaminação. Lavar as mãos, proteger-se com máscaras e com luvas, são procedimentos indispensáveis para nos proteger, além de muita oração. Como sabemos, 80% das doenças entra pelas mãos.  Pegamos nos corrimãos, e em outras coisas contaminadas, e não lavamos direito as nossas mãos. É poucos lavam direito as suas mãos. Observamos isso quando cumprimentamos alguém e notamos que a sua mão está grudando. É por que está suja. Ao contrário, outras mãos estão lisas. São mãos lavadas. É triste e desagradável falar sobre isso, mas infelizmente é assim que acontece. Uns lavam as mãos normalmente, antes de pegar nos alimentos, têm o cuidado de não tossir nem falar em cima da comida, entre outros cuidados necessários para evitar contaminação. Já infelizmente outros, com a mão que vieram da rua, pegam em alimentos, e os comem, e ainda nos oferecem...
É indispensável lavar bem as frutas, enxaguar bem os talheres após passar o detergente, entre outros cuidados importantes.
Quando comemos em um restaurante, nem pensamos nisso. Mais será que aquela salada foi devidamente cuidada? E as mãos que a prepararam? Já parou para pensar na pizza? A massa é amassada pelas mãos, é claro. E as unhas? Foram limpas, aquelas mãos estavam lavadas?
Já sei. Você está achando um exagero o que estamos falando aqui. Mais antes pense: 80% das doenças são causadas pela contaminação. Causadas pela falta de cuidado com a higiene!
Aí você de novo pergunta. E os nossos anticorpos? Não servem para nada?  Sim. Claro! Você tem um corpo bem nutrido, bem forte, e poderá se defender de qualquer agressão, pelo menos assim se espera. E aqueles que estão subnutridos? E os quem muito, mais come errado?
Higiene é saúde. Use máscara, lave suas mãos, e nestes tempos de pandemia,  não se esqueça de protegê-las com luvas principalmente quando for ao mercados da vida.

Um bom dia com muita saúde. José Salviano,


Nenhum comentário:

Postar um comentário