.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 31 de julho de 2020

"TODOS COMERAM E FICARAM SATISFEITOS...” Olivia Coutinho


 18º DOMINGO DO TEMPO COMUM.

 Dia 02 de Agosto de 2020

 Evangelho de Mt14,13-21

Estamos no início do mês de agosto, o mês vocacional, um  tempo que nos chama a conscientizarmos  sobre a importância de assumirmos o nosso compromisso como Igreja na sociedade. 
Cada um de nós, tem uma missão a cumprir e esta missão, parte do nosso compromisso primeiro: o compromisso com a vida, portanto, nossa primeira vocação é o chamado à vida! 
A nossa vida em plenitude, não vem de cima, ela é construída aqui na terra, na  nossa vivencia no amor, amor, que podemos traduzir em partilha da vida! Uma vida partilhada se converge em mais vida para outros, aí está a importância de viver a nossa vocação, de fazer da nossa vida uma oferta de amor.

A palavra de Deus que chega até a nós, no evangelho de hoje, mostra-nos mais uma vez, a sensibilidade de Jesus diante as necessidades humanas.

O texto chama a nossa atenção sobre o perigo de ficarmos somente  com o lado fácil da fé e não nos abrirmos à partilha, a preferir ver uma imagem bonita de Jesus, do que vê-lo desfigurado na pessoa  de tantos irmãos que não tem sequer, o básico para sua sobrevivência. Ignorar estes irmãos é ignorar o próprio Jesus, que quer contar conosco, na construção de um mundo mais justo e mais fraterno.

O evangelho começa dizendo, que Jesus, assim que soube da morte de João Batista, dirigiu-se para um lugar afastado, mas assim que saiu da barca, Ele  deparou com a multidão, pessoas,  que ao ficarem sabendo que Jesus seguia  naquela barca, seguiram-no a pé. Tomado de compaixão, Jesus muda seu plano e se entrega à aquela multidão que buscava Nele, um alento para o corpo e para alma.  Ao cair da tarde, depois de Jesus ter curado muitos doentes, os discípulos aproximam-se Dele e sugeriram para  que Ele despedisse o povo, para que eles fossem comprar alimentos nas redondezas, Jesus  contesta os discípulos dizendo: “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!” Essas palavras de Jesus, assustaram os discípulos que tinham apenas cinco pães e dois peixes. Mas o que era impossível para os discípulos, não era impossível para Jesus, que ao abençoar um pouco de pão e um pouco de peixe, fez com que o milagre da partilha acontecesse: o milagre do amor, quando todos comeram e ficaram saciados.

A multiplicação dos pães, deve nos conscientizar da importância de termos um coração aberto à partilha, onde há partilha, não há fome...

 Fome é uma questão emergencial, uma pessoa que está com fome, não aguenta esperar por um novo emprego, por uma ajuda do governo, ela precisa do alimento no seu aqui e no seu agora...
Nenhum de nós, pode dizer que não tem nada a oferecer, pois todos nós, de alguma forma, podemos ajudar o outro, em suas necessidades.
Além de matar a fome, é também compromisso cristão, promover o irmão, motivá-lo a caminhar com suas próprias pernas, mas precisamos estar cientes: uma pessoa com o estômago vazio, não consegue sequer, ouvir a orientação de alguém. Primeiro, precisamos saciar sua fome física, para depois orientá-lo, conscientizá-lo do seu valor diante de Deus, criar no seu coração, a necessidade de Deus!
Hoje, Jesus continua dizendo: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” Ele nos encarrega de saciar a fome dos muitos irmãos perdidos pelas as periferias da vida, pessoas famintas, não somente do pão material, como também, famintos de amor e de justiça... Não vamos esperar pelos os governantes, afinal, assim como no tempo de Jesus, estes, não se importam com os pobres.
Precisamos aprender a amar do jeito de Jesus, a olhar o irmão com o seu olhar, um olhar que não apenas constata sua necessidade, mas que nos leve a socorre-lo  em suas necessidades.
Onde existe amor, existe partilha, onde existe partilha, entra a Bênção de Deus e o milagre da partilha acontece, o pouco se transforma em muito...


FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olivia Coutinho

2 comentários:

  1. Saudações, anjo Olivia.
    Sou admiradora de suas Iluminadas reflexões do Santo Evangelho. Sinto muita falta quando não encontro as do domingo. TODAS elas, nos inspiram e fortalece. Obrigada! Você não imagina o Bem que nos faz! Bençãos e Paz a sua vida! Abraço em Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Olivia há muito tempo leio e medito as suas homilia. Elas são muito interessantes e enriqucedoras. Deus abençoe abundantemente você e seus familiares.
    Pe Luiz Henrique Mendes

    ResponderExcluir