.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 22 de julho de 2020

"PORQUE TU FALAS AO POVO EM PARÁBOLAS”? Olivia Coutinho


Dia 23 de Julho de 2020

Evangelho de Mt13,10-17
 
Caros irmãos e irmãs em Cristo!

Como sabemos, Jesus, o Mestre de todos os mestres, serviu-se de meios humanos bem simples para falar da grandiosidade do reino dos céus. Na sua imensa sabedoria, Ele elaborava pequenas histórias (Parábolas), a partir do cotidiano dos pequenos. Falando em parábolas, Jesus fazia um passeio amoroso no coração destes que entendiam facilmente a sua linguagem, que era a linguagem do amor.
Uma parábola, tanto pode revelar, como esconder, vai depender da forma  de  escutá-la.  
Para os pequenos, as parábolas revelavam os Mistérios do Reino, já para os “grandes” fariseus e doutores da lei, que não viviam tais realidades...
Esta forma diferente de Jesus ensinar, através das parábolas, despertou curiosidade nos discípulos, que perguntaram a Jesus: “Porque tu falas ao povo em parábolas?” Jesus respondeu: “Porque a vós, foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem” ...  Com esta explicação, Jesus diz aos discípulos, que para eles, Ele podia falar abertamente do Reino, sem rodeios, já no meio da multidão, Ele tinha que falar, de modo que só entenderia, os que, de fato, queriam entender.
Através das parábolas, Jesus falava diante de todos, mas não para todos, pois  só entendiam  a sua mensagem, quem de fato queriam entender.
Quando Jesus diz: “eles”, Ele está se referindo aos fariseus e doutores da lei, estes, tinham o coração endurecido, não o reconhecia como o Messias, por isto, nada do que Ele falava, entrava em seus corações.
Os ensinamentos de Jesus, são graças de Deus acessíveis a todos, mas nem todos estão dispostos a acolhê-los. Aos que os acolhe, com o propósito de os colocarem em prática, lhes é dado o dom da sabedoria, para que eles possam entendê-los bem. Aos que se fecham à graça de Deus, lhes é tirado até mesmo o pouco de entendimento que pensam ter.
A parábola é sempre um convite à reflexão, Jesus quer que nos aproximemos Dele, livremente, não por imposição!
A todo aquele que crê em Jesus, que está aberto para acolher a sua mensagem, é dado a graça de conhecer os mistérios do Reino.
 FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olivia Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário