.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 11 de julho de 2020

“O SEMEADOR SAIU PARA SEMEAR...” Olivia Coutinho


15º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 12 de Julho de 2020

Evangelho de Mt13, 1-23

A palavra de Deus é fonte de luz que clareia a nossa mente, é semente que ganha vida no coração daqueles que se abrem para acolhe-la!
Mesmo em meio a tantos opositores, a palavra de Deus ainda encontra resposta em muitos corações, pois sempre haverá quem a acolhe e se deixa conduzir por ela!
O evangelho que a liturgia deste Domingo nos convida a refletir, nos apresenta a parábola do semeador! Jesus, dirigindo-se à multidão, fala da importância do acolhimento à palavra de Deus, comparando-a como uma semente lançada em vários tipos de terrenos.
Uma semente, quando não lançada na terra, continua sendo apenas uma semente, mas quando lançada na terra boa, ela germina cresce e produz muitos frutos. Assim é a palavra de Deus, na bíblia, ela é apenas palavra, já no nosso coração, quando transformado em terra boa, esta palavra, ganha vida e se multiplica no mundo através de nossas ações...
Através de pequenas parábolas, (histórias) Jesus comparava as coisas do reino dos céus, com as pequenas coisas, presentes no cotidiano dos pequenos, como o tamanho e o plantio da semente, com o fermento na massa, realidades que eles viviam. Com esta pedagogia, Jesus transmitia a sua mensagem salvífica, somente para aqueles que buscavam o entendimento dos seus ensinamentos, confundindo os grandes que não viviam a mesma realidade dos pequenos.
Uma parábola, tanto pode revelar, como esconder, vai depender de quem a escuta! Para os pequenos, as parábolas revelavam os Mistérios do Reino, já para os “grandes” fariseus e doutores da lei, que não as assimilavam com a vida, elas não diziam nada, não passavam de meras historinhas.
Esta forma diferente de Jesus ensinar, provocou uma curiosidade nos discípulos, que perguntaram a Ele: “Porque tu falas ao povo em parábolas?” Jesus respondeu: “Porque a vós, foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem”... Com esta explicação, Jesus diz aos discípulos, que no meio da multidão que o cercava, estavam aqueles que buscavam os seus ensinamentos e os que queriam apenas investiga-lo como os fariseus e mestres da lei, a este, Deus não se revelou por meio de Jesus...  
A todo aquele que crê em Jesus, que está aberto para acolher a sua mensagem salvífica, é dado a graça do entendimento da palavra de Deus, de conhecer os mistérios do Reino! 
Jesus nos chama a sermos propagadores da palavra de Deus, mas antes, precisamos de ser terra boa para acolhê-la e uma vez fecundada no nosso coração, ela produzirá frutos, gerando mais vida para o outro.  
Do coração de Jesus, foram lançadas as primeiras sementes no coração da humanidade, sementes que continuam sendo lançadas por aqueles que dão continuidade à presença de Jesus aqui na terra.
O crescimento do Reino dos céus aqui na terra, depende de cada um de nós, da nossa disposição em tornarmos cultivadores e semeadores da palavra de Deus...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olivia Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário