.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 22 de julho de 2020

17o Domingo do Tempo Comum-Jorge Lorente


Evangelhos Dominicais Comentados
26/julho/2020 – 17o Domingo do Tempo Comum
Evangelho: (Mt 13, 44-52)

Disse Jesus: O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo. Quem o encontra esconde-o de novo e, cheio de alegria, vai vender tudo o que tem e compra o campo. O reino dos céus é também semelhante a um comerciante à procura de boas pérolas. Achando uma preciosa, vende tudo o que tem e a compra. O reino dos céus é também semelhante a uma rede de arrastão, que é lançada ao mar e recolhe peixe de toda espécie. Quando fica cheia, os pescadores arrastam-na para a praia, sentam-se, recolhem os peixes bons nos cestos e jogam fora os que não prestam. Assim será no fim do mundo: os anjos sairão para separar os maus do meio dos justos e os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. Entendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. E Jesus lhes disse: “Por isso, todo escriba instruído na doutrina do reino dos céus é como o pai de família, que tira de seu baú coisas novas e velhas”.

No evangelho deste domingo, novamente Jesus nos fala em parábolas. São três as parábolas de hoje; a do tesouro escondido no campo, a do comerciante que encontrou a pérola que tanto procurava e por fim, a história da rede de pesca que quando é lançada ao mar, apanha qualquer tipo de peixe.    

No tempo de Jesus havia muitas guerras, invasões de tribos e de povos estrangeiros. Quando atacados, os habitantes tinham que fugir às pressas, levando consigo somente o necessário. Por isso, era muito comum enterrarem suas economias, jóias e até mesmo, verdadeiros tesouros no quintal, antes de abandonarem suas casas e fugir.

Evidentemente, essas famílias imaginavam poder voltar um dia e reaver a sua fortuna, porém nem sempre isso acontecia. As terras ficavam abandonadas até serem ocupadas por outras pessoas que, ao prepará-las para o cultivo, acabavam encontrando o tesouro escondido.

Já pensou? Vender tudo, se desfazer de todos os bens, para comprar aquele terreno ou aquela pérola... e se a pérola não for legítima e tão valiosa quanto se espera? E se o tesouro não for tão compensador quanto parece?

Com essas parábolas Jesus nos revela como é valioso o Reino de Deus. Diz que é preciso ter confiança. Afirma que é compensador deixar tudo de lado e colocar o Reino em primeiro lugar. Colocar todo restante em segundo plano.

Vender tudo significa renunciar ao poder e ao dinheiro; renunciar à ganância e à exploração, enfim, abdicar à tudo que nos impede de viver a Palavra de Deus. Vender tudo significa mandar para bem longe todas as coisas que nos impedem de viver o amor. 

Esse é o preço da pérola, esse é o custo do tesouro que tanto almejamos. Preço altíssimo, mas que vale a pena! Vale o sacrifício. Será compensadora a alegria de vislumbrar a beleza e o esplendor de jóias tão raras. Como disse São Paulo, maravilhas que os olhos humanos jamais viram e que a mente humana jamais imaginou. 

Finalizando, Jesus nos fala da rede que ao ser lançada no mar apanha todas as espécies de peixes, bons e ruins. Alguns de excelente qualidade, outros impróprios para o consumo. Exatamente como a Rede do Amor de Deus que, também é lançada sobre todos os seus filhos, sem restrição nem discriminação.

Como todo pescador, Nosso Pai ficaria muito feliz se pudesse aproveitar cem por cento dessa pescaria. Mas, infelizmente não é assim, haverá um processo de seleção e, na hora certa, eles serão separados pelo Pescador...

Eu não queria nem falar isso, é assustador, mas o que Jesus quis dizer é que: os bons serão preservados e conservados em local arejado e fresco. Os maus serão deixados na praia, ficarão expostos ao sol escaldante e irão deteriorar-se em meio aos detritos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário