.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 28 de julho de 2020

-Separar os maus e os justos-José Salviano

30 de Julho-2020-Ano A

 

Evangelho Mt 13,47-53

 


Neste Evangelho, Jesus nos fala dos Bons, dos maus, do Juízo Final e ainda do inferno. Para quem vive dizendo que o inferno é aqui mesmo na Terra, aqui estão as palavras do Filho de Deus.

No Evangelho de ontem, nós fizemos em nossa reflexão do Evangelho do dia,  uma abordagem sobre os vários tipos de pecados. Sugiro que você releia a nossa reflexão de ontem, pois assim poderemos entender melhor, quais são os maus deste mundo. São todos aqueles e aquelas que escolheram uma vida de pecado, longe do Plano de Deus.

Quanto aos bons, ou justos, o próprio nome já está dizendo. São os que temem a Deus. Não é temor de medo, mais sim, de respeito. São todos seres humanos da Terra que procuram conhecer a Deus e Jesus, que estuda as escrituras, e procuram praticar o que lá está escrito. Especialmente, o Novo Testamento, a Nova Aliança de Deus para com todos nós sem distinção alguma.

O conhecido Mar da Galiléia, que na verdade é um lago interior de água doce, porém, não muito doce por causa do sal das rochas, continha várias espécies de peixes.  Os pescadores os escolhiam, e jogavam fora os peixes que não prestavam, principalmente aqueles, cujo formato, ou aparência,  era de cobra.

Com  este exemplo, Jesus nos lembra  o que acontecerá conosco no dia do Juízo Final. Os justos serão separados dos maus. Uns irão para o Céu, e os outros irão para o inferno. E esta separação acontecerá devido  ao nosso modo de vida durante toda a nossa existência, tendo em vista as nossas escolhas, e nossas preferências. Deus não nos condena. Nós é que nos condenamos.  Naquele dia, nós somente seremos separados de acordo com o que aprontamos para a nossa alma durante esta vida terrena.

É bom lembrar aqui, que este trecho do Evangelho, não está dizendo que nós, os paroquianos, temos o direito e o dever de separar os católicos bons dos maus. Precisamos ter muito cuidado com isso, pois podemos ter a tendência de discriminar as pessoas dentro da própria Igreja, dentro da própria comunidade. Isso por que nós não temos o direito de julgar a ninguém. Julgar, compete  a Jesus, e isso Ele o fará no dia do Juízo Final. Deus não se cansa de chamar todos os dias, a cada um de nós para a conversão. Tanto os bons, quanto os maus. E mais. Deus não se apressa em nos condenar pelos nossos muitos pecados. Ele está sempre a espera de que um belo dia aconteça uma decisão de nossa parte, para mudar de vida. Ele sempre espera que um dia nós nos convertamos.

Portanto, nós sabemos muito bem que a população mundial é formada de justos e de maus. Porém, não temos o direito de julgar a ninguém, mas de fugir das más companhias, sim.  

O mal existe para que possamos  valorizar o bem.  Assim como a escuridão desvela as luz, assim como o NADA  desvela o SER, o mal acontece, para que possamos perceber e valorizar o bem. Deus permite a existência dos injustos,  para que os justos façam o seu trabalho de preconizar a justiça e a palavra de Deus. Se todos fossem bonzinhos, esta vida não teria a menor graça.  Não teríamos novelas, nem filmes. Pois o tema principal  das histórias deles é a luta entre o bem e o mal.

A propósito, de que lado você está? Pela sua escolha de entrar no nosso Blog e de ler esta reflexão, tudo indica que você está do lado dos justos, e é um dos candidatos  a vida eterna. Meus parabéns!

 

Fica com Deus. José Salviano

Reflexão de ontem:

Eu sou a ressurreição e a vida-José Salviano, Evangelho Jo 11,19-27 ou Lc 10,38-42

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário