.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 2 de junho de 2020

“DAI A DEUS O QUE É DE DEUS.” Olivia Coutinho

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 02/06/20 - Mc12,13-17

Estamos no mês de junho, o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus! É contemplando o coração misericordioso de Jesus, que vamos tomando consciência do quão é grande o seu amor por aqueles que o Pai lhe confiou!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vem nos mostrar, que os piores inimigos do projeto de Deus, podem estar dentro de nós, como a ganância, a ambição o desejo do ter, do poder... Foram esses inimigos, presentes no coração das lideranças políticas e religiosas do tempo de Jesus, que não os deixaram enxergar, na pessoa de Jesus, a presença do Messias, o Cristo Filho de Deus! O aumento da adesão do povo à Jesus, crescia dia pós dia, o que aumentava ainda mais a ira dessas autoridades, que por temerem perder o poder para Ele, passaram a ataca-lo. Porém, Jesus não se intimidava diante destes seus opositores, Ele continuava falando do Reino abertamente, sem medo.
Fariseus e partidários de Herodes, eram grupos rivais, mas ao se sentirem ameaçados pela a presença de Jesus, abriram mão de suas diferenças para se unirem no mesmo objetivo: procurar um meio de eliminar Jesus, de tirá-lo do caminho deles. Para evitar um confronto direto com o povo, o que não lhes seria conveniente, pois muitos, já haviam feito a sua adesão à Jesus, eles preferiram incitar o próprio povo contra Jesus, armando uma cilada contra Ele.
“As autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. Aproximando de Jesus, eles perguntaram: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?”
Esta pergunta maliciosa, revestida de elogios de uma aparente fidelidade a Deus, era, na verdade, uma armadilha para pegar Jesus: Se Ele dissesse: "deve pagar” Jesus poderia ser acusado junto ao povo como amigo dos romanos, o que contrariaria o povo que era inimigo dos romanos. Por outro lado, se Jesus dissesse: “Não deve pagar”, Ele poderia ser acusado junto às autoridades romanas como subversivo. Portanto, o plano deles parecia perfeito, para esses dois grupos, Jesus não teria saída. Porém, Jesus, na sua infinita sabedoria, não perde tempo com discussões, limitou-se apenas em dizer: “Trazei-me uma moeda para que eu a veja. “Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que está nessa moeda? “Eles responderam: “É de César’. “Então Jesus disse”: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.” Jesus disse isto, porque sabia, que eles já reconheciam a autoridade de César, ou seja, já estavam dando a Cesar o que era de Cesar, o que lhes faltava, era eles darem a Deus o que era de Deus isto é: os frutos produzidos pela vida que Deus lhes deu... Com isto, o plano arquitetado por estes opositores do projeto de Deus, mais uma vez, cai por terra, mostrando-nos que as forças do mal nunca sobrepõem o bem!
Muitos de nós, condenamos as atitudes dessas autoridades que tramaram contra Jesus, mas será que nós também, de alguma forma, não estamos fazendo o mesmo, tramando contra Ele, planejando ou desejando algo contra o nosso irmão? Será que estamos acolhendo aquele novo integrante que chega com ideias novas na nossa comunidade, ou ficamos enciumados com medo dele se destacar e tomar o nosso lugar? O que estamos dando a Deus? Estamos entregando a Ele os frutos produzidos através dos dons que Ele nos concedeu?
Nossa vida pertence a Deus, ela é a maior expressão do seu amor, não a conduzi-la para o bem, é não dar a Deus o que é de Deus!
Partilhar a vida, praticar a justiça, o perdão, é viver a lei do amor, é dar a Deus o que é de Deus.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário