.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Por que temer os homens?-Helena Serpa


21 DE JUNHO DE 2020

DOMINGO DA 12ª SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde


1ª. Leitura – Jr 20, 10-13


Leitura do Livro do Profeta Jeremias 20,10-13
Jeremias disse: 10Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi espalhando o medo em redor: 'Denunciai-o, denunciemo-lo.'
Todos os amigos observavam minhas falhas: 'Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele.' 11Mas o Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos. Por não terem tido êxito, eles se cobrirão de vergonha. Eterna infâmia, que nunca se apaga! 12O Senhor dos exércitos, que provas o homem justo e vês os  sentimentos do coração, rogo-te me faças ver tua vingança sobre eles; pois eu te declarei a minha causa. 13Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus. Palavra do Senhor.

Reflexão - “O Senhor prova o homem justo”
Assim como o profeta perseguido, nós que temos a nossa vida entregue a Deus também podemos passar pelo crivo das pessoas. Há momentos em que todos os amigos observam as nossas falhas para ver se cometemos algum engano. Isto é real e atual mesmo dentro da nossa casa, principalmente com as pessoas que ainda não encontraram o sentido maior da vida, pois não experimentaram a força e o amor de Deus. Consequentemente, elas confundem o desejo de que essas coisas também possam acontecer na sua vida, com sentimentos de inveja. Na verdade, elas nos “admiram” e querem também fazer tal experiência. Como ainda não conseguiram não nos entendem e nos acusam. Inadvertidamente, porém, nós caímos na tentação e nos angustiamos porque entendemos que somos perseguidos. “Mas o Senhor está ao meu lado como forte guerreiro”, diz o profeta. Esta tem que ser a nossa certeza. Ele está do nosso lado e combate por nós, portanto, somos mais que vencedores. O Senhor prova o homem justo e vê o seu coração. Ele salva a vida do homem que é perseguido por causa da justiça, por isso, não precisamos cair no laço dos inimigos que espalham o medo em nosso redor. Eles se cobrirão de vergonha. – Você costuma discutir religião? – Qual é a sua reação quando nota que estão vigiando as suas ações para vê-lo (a) cair em contradição? – Você confia nas sugestões do Espírito Santo?

Salmo -  68,8-10.14.17.33-35 (R.14c)

R. Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!

8Por vossa causa é que sofri tantos insultos,*
e o meu rosto se cobriu de confusão;
9eu me tornei como um estranho a meus irmãos,*
como estrangeiro para os filhos de minha mãe.
10Pois meu zelo e meu amor por vossa casa*
me devoram como fogo abrasador.R.
14Por isso elevo para vós minha oração,*
neste tempo favorável, Senhor Deus!
Respondei-me pelo vosso imenso amor,*
pela vossa salvação que nunca falha!
17Senhor, ouvi-me pois suave é vossa graça,*
ponde os olhos sobre mim com grande amor!R.

33Humildes, vede isto e alegrai-vos:
o vosso coração reviverá,*
se procurardes o Senhor continuamente!
34Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres,*
e não despreza o clamor de seus cativos.
35Que céus e terra glorifiquem o Senhor*
com o mar e todo ser que neles vive!R.

Reflexão - O salmista eleva a Deus sua oração pedindo proteção por causa da perseguição que ele sofre. O tempo em que somos perseguidos e atribulados é um tempo favorável a que procuremos o Senhor Deus. O nosso coração quando é acrisolado, isto é, purificado, é também renovado e reestruturado. Pois nosso Deus atende às preces dos seus pobres e não despreza o clamor dos que sofrem. Quando servimos ao Senhor com zelo e amor pela sua causa Ele opera em nós uma obra  de reconstrução.

2ª. Leitura – Rm 5, 12-15

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 5,12-15

Irmãos: 12O pecado entrou no mundo por um só homem.
Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram. 13Na realidade, antes de ser dada a Lei, já havia pecado no mundo. Mas o pecado não pode ser imputado, quando não há lei. 14No entanto, a morte reinou, desde Adão até Moisés, mesmo sobre os que não pecaram como Adão, - o qual - era a figura provisória daquele que devia vir.
15Mas isso não quer dizer que o dom da graça de Deus seja comparável à falta de Adão! A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem mais superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos.
Palavra do Senhor.

Reflexão - “o dom de Deus se derrama em abundância sobre nós”
A graça de Deus é muito maior que o pecado que entrou no mundo trazendo a morte como consequência pela desobediência de um homem, Adão. Com muito mais largueza, e pela obediência de Jesus Cristo o dom gratuito de Deus nos foi concedido. Com o pecado entrou a morte que passou para todos os homens; com a graça de Deus, entrou a vida eterna, que consiste em estar constantemente na presença do Senhor. O dom da graça de Deus concedido por intermédio de um só homem, Jesus Cristo, se derramou sobre todos nós e é muito maior que a falta de Adão. Isso para nós é motivo de muita alegria! Portanto, não podemos parar no pecado nem na morte, mas precisamos nos fixar na graça e na salvação que Deus planejou para nós. Mesmo conscientes de que somos pecadores, nós temos a vantagem de termos sido justificados pelo próprio Filho de Deus. Por isso, todas as vezes em que caímos em tentação, nós sabemos que temos um justo juiz o qual não nos julga segundo as nossas faltas, mas nos acolhe com o Seu coração clemente. A Lei do Senhor é o amor e a Sua justiça é a Sua misericórdia. – Você tem consciência de que não pode morrer nos seus pecados? – Você costuma se instalar nos seus vícios achando que não há saída?  - Você entende o plano de salvação de Deus? – Isso  (a) deixa mais confortável?


Evangelho – Mt 10, 26-30

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10,26-33
Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: 26Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado,
e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido,
proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai.
30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados.
31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus. Palavra da Salvação.

Reflexão – “Por que temer os homens?
Os homens matam o corpo, mas não podem fazer nada com a nossa alma, pois só o Pai que conhece tudo a nosso respeito tem poder para nos condenar. Neste Evangelho Jesus nos ensina a enfrentar os desafios da nossa caminhada aqui na terra, sem ter medo do que poderá nos acontecer. O Pai que nos fez e sabe até o número dos nossos cabelos está vendo todas as coisas e nos revelará os Seus planos contra as nações inimigas, isto é, contra os nossos pecados, nossos medos, nossas iniquidades e até mesmo as pessoas. Dependemos de Deus, pois, na Sua onisciência, Ele é o único que tem capacidade para nos julgar. Tudo um dia irá ser revelado e a verdade é vencedora, por isso, por mais que tentemos não podemos fugir de Deus. Ao contrário, confiando na Sua misericórdia devemos cada vez mais nos expor a Ele, nos abrir, nos revelar e dar testemunho Dele diante dos homens. Se estivermos firmes nesta verdade, não poderemos mais ter vergonha de declarar diante dos homens o testemunho do que se passa na nossa vida, de como somos libertados do mal e de como nos sentimos felizes apesar de todas as tribulações. Negar a Deus diante dos homens é envergonhar-se de ser filho do Pai, é recolher-se, é omitir-se, é colocar os interesses acima dos interesses de Deus. Se negarmos a Jesus diante dos homens com as nossas contradições de vida, com o nosso contra testemunho, ai de nós, seremos também negados diante do Pai que está nos céus. - O seu testemunho é coerente com o que Jesus prega no Evangelho? - Você tem consciência de que Deus vê tudo o que faz, conhece o que você pensa e escuta o que você fala? - Diante dos homens você tem negado Jesus ou tem  se declarado a seu favor?  – Você tem vergonha de falar em nome de Jesus? – Você acha que pode esconder-se de Deus? – O que você teme?


Nenhum comentário:

Postar um comentário