.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 16 de junho de 2020

-Filho, por que agiste assim conosco?-José Salviano.


20 de Junho-2020

Evangelho Lc 2,41-51


A resposta de Jesus  a sua mãe, aparentemente foi muito dura.  Seus pais não entenderam.  Só tempos depois é que eles vieram a entender o por que da sua resposta.

Jesus, mesmo sendo uma criança,  já era independente, consciente da sua pessoa, da sua missão, e na realidade, Ele dispensava qualquer tipo de cuidados pessoais.  Porém, os seus pais,  principalmente Maria, apesar de saber quem era Jesus, pelo instinto materno, ela era cheia de cuidados para com o seu rebento ainda pequeno.

Só quem já teve uma filha ou um filho perdido sabe ou entende o desespero de Maria ao perceber que seu menino Jesus não estava mesmo com nenhum dos parentes. Para ela, ele tinha se perdido! É um estado de pânico daqueles que você começa a rezar o Pai Nosso um atrás do outro e não termina nenhum. Pais. Quando saírem com seus pequeninos, principalmente em uma viagem, cuidem bem para que não se percam. Garanto-lhes, por experiência própria,  que é uma experiência horrível!
Mas o Menino Jesus estava bem tranquilo, dando um verdadeiro show do seu poder divino aos doutores da Lei, os quais estavam de boca aberta, sem entender o que viam, e ouviam. Um menino que sabia tudo. E o pior, sabia mais do que eles. Se de um lado estavam maravilhados, por outro estavam preocupados, pois eles não suportavam nenhuma concorrência. Eles eram os doutores e então como pode ter surgido alguém que sabe mais do que eles? Ainda mais, esse alguém nada mais era do que uma criança.  E como pode saber tudo aquilo sem ter estudado? Só que não se tratava de um menino qualquer. Ele era homem e Deus.
E a sua mãe, desesperada, lhe perguntou:Filho, por que agiste assim conosco?"
Pouco ou quase nada sabemos da infância de Jesus. Mas esta passagem é muito rica, dando-nos muitas pistas para refletir. Jesus, o menino, não foi malcriado, ou desrespeitoso, ao dar esta resposta à sua mãe. Ele só estava justificando o seu comportamento. Maria, apesar de saber que seu Filho era especial, movida da emoção própria de uma mãe, por um instante ficou sem saber o que dizer depois da resposta do seu querido filho. O evangelista afirma que ela ficou sem entender o porquê daquela resposta.
"Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera."
Só que como acontece com a Santíssima Trindade, que só pode ser entendida com os olhos da fé, nem sempre entendemos Jesus com a nossa inteligência, mas sim com os olhos da nossa fé, e com a ajuda do Espírito Santo. Então,  feche os seus olhos, peça ajuda, e a ajuda sempre vem. Aí você entenderá o que Jesus está lhe dizendo naquele trecho que você acabou de ler.
Pela oração nós falamos com Deus, com Jesus. Pela  palavra, e pelos acontecimentos, Deus fala conosco. É só prestar atenção, e nós entenderemos.


Tenha um bom dia. José Salviano

Nenhum comentário:

Postar um comentário