.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

“SENHOR, SE TU QUERES, TU TENS O PODER DE ME PURIFICAR. ”Olivia Coutinho

 Dia 26 de Junho  de 2020

 Evangelho de Mt8,1-4
 A palavra de Deus que chega até a nós, no evangelho de hoje, narra, mais uma ação vivificante de Jesus, na qual podemos perceber mais uma vez, a sua compaixão para com os sofredores, em especial, os excluídos. Desta vez, o beneficiado desta sua ação libertadora, é um homem acometido por uma doença que não só lhe causava feridas no corpo, como também, feridas profundas na alma: a lepra, a doença da exclusão...
A lepra, hoje conhecida como hanseníase, era uma doença incurável, quem a contraia, era considerado impuro, condenado ao isolamento, a viver fora do convívio social religioso e familiar. E quando uma pessoa se livrava deste mal, a sua cura era considerada como obra exclusiva de Deus, mas como os fariseus não reconheciam Jesus como Deus, eles ficavam enfurecidos diante as curas que Jesus realizava, chegando ao absurdo de atribuir tais curas ao poder de satanás.
Em Jesus, aquele leproso enxergou a sua única possibilidade de cura, por isto, ele não hesitou em infringir as leis para chegar até a Ele! Movido pela fé, aquele homem, dirige-se à Jesus diz: “Senhor, se queres, tens o poder de me purificar.” Contrariando as leis que proibia qualquer contato com os leprosos, Jesus, não somente permite que o leproso aproxime Dele, como também toca nele dizendo: “Eu quero: fique limpo!“ Quando o leproso disse: “purificar,” denota-se que o próprio doente, sentia-se impuro, é que era colocado na mente desses doentes, que a lepra, era um castigo de Deus para pagar pecado de si próprio, ou dos seus antepassados, o que os fazia sentir mais excluído ainda, até mesmo, por Deus.
Livre daquela doença, certamente, aquele homem, antes excluído, sentiu abraçado por Deus, experimentando no corpo e na alma, o poder vivificante de Jesus, recobrando para além da vida física, a sua vida social, familiar e religiosa. Superada a marginalização e completamente revestido da graça de Deus, ele vê abrir diante de si, novas perspectivas!
Para absorvermos melhor a mensagem que o texto quer nos passar, é importante nos colocarmos dentro do contexto deste episódio, para que assim,  possamos sentir também, a alegria de quem é libertado por Jesus, é esta alegria que vai nos motivar a sermos continuadores e multiplicadores das ações misericordiosas  de Jesus!
Pela fé, é possível vencer todos os obstáculos que nos impede de aproximarmos de Jesus, de sermos tocado por Ele, como foi aquele leproso.
 A fé abre caminhos, nos coloca diante de Jesus como colocou aquele leproso.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olivia Coutinho


2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Reflexão maravilhosa como sempre, revigora muito nossa Fé, Amém Jesus!!

    ResponderExcluir