Dia 19 de Julho de 2020
Evangelho de Mt11,28-30
Hoje, dia do Sagrado Coração de Jesus, sintamos abraçados por Jesus deixando o nosso coração falar de tudo que nos faz sofrer.
Somos, na grande maioria, um povo cansado, cansado de ver todos os dias, as mesmas notícias: doenças, mortes, violências, corrupções, injustiças...
Muitos de nós, somos acometidos constantemente por dois tipos de cansaço: o cansaço físico e o cansaço mental. O cansaço físico, resolvemos facilmente com um boa noite de sono, já o cansaço da mente, este, nos consome, rouba o nosso sono, tira-nos o ânimo. E para os que estão sendo massacrados pelas as injustiças sociais, como os desempregados, os que dependem da saúde pública, este cansaço já virou crônico. Mas mesmo em meio a estes ventos contrários que insistem em nos puxar trás, não podemos nos dar como vencidos, afinal temos a quem recorrer. A palavra de Deus que chega até a nós, no evangelho de hoje, mostramo-nos a sensibilidade de Jesus perante aos que sofrem deste cansaço, dos que já não estão dando conta de carregar fardos tão pesados.
Jesus tem o olhar voltado para os que mais sofrem deste cansaço, que são os pobres, os injustiçados. Para estes, e para muitos de nós, que sofre com eles, Jesus vem trazer uma grande consolação, convidando-os a um descanso Nele: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e vos darei descanso.”
Descansar em Jesus, é sentir-se num oásis em pleno deserto, o que não significa comodidade, isenção de responsabilidade, aceitação do sofrimento, buscar comodidade, pelo o contrário, quem busca o descanso em Jesus, está buscando força, energia para dar continuidade a sua caminhada...
Com Jesus, o nosso fardo torna mais leve, Nele, adquirimos a fortaleza dentro de um espírito de mansidão e de humildade. A mansidão, nos torna pessoas pacíficas, compreensivas, o que não significa conformidade com as injustiças.
Ter um espírito de mansidão nos faz sentir a vida mais leve, pois a mansidão nos leva a raciocinar, a enxergar possibilidades pela frente.
Tomar o jugo de Jesus é aderir a sua proposta de vida nova, inserindo num reino alicerçado na Justiça. Onde há justiça, há leveza, ninguém é subjugado, há vida digna para todos.
Jesus não retira o nosso fardo, Ele nos ajuda a carregá-lo, descansando Nele...
FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olivia Coutinho
DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
ResponderExcluirSanta Maria, Rio Grande do Sul.