.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 27 de junho de 2020

"TU ÉS O MESSIAS, O FILHO DO DEUS VIVO!” Olivia Coutinho


 SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO.

 Dia 28 de Junho de 2020

 Evangelho Mt16,13-19

Com muita gratidão, celebramos neste Domingo, a festa de São Pedro e São Paulo, dois homens, que chegaram à Jesus, por vias diferentes” Pedro, por ter sido o primeiro líder da Igreja, Paulo, por transformá-la numa Igreja Missionária, sendo o primeiro a propagar o Reino de Deus entre os pagãos.

Vindos de realidades completamente diferentes, estes dois líderes, Pedro, um simples pescador e Paulo, um Judeu culto de origem romana, deixaram-se conquistar por Jesus, se entregando por inteiros à serviço do Reino de Deus, e como o próprio Jesus, deram a vida pela causa deste Reino, sendo fieis ao evangelho até as últimas consequências. 
O evangelho que a liturgia desta solenidade nos convida a refletir, narra o momento em que Jesus confere a Pedro o primado da sua Igreja.
Ao longo do texto, vemos o caminho que Jesus usou, para chegar a esta escolha. Primeiro, Ele faz uma pergunta aos discípulos: “Quem dizem as pessoas ser o Filho do homem? Para esta pergunta, surgiram várias respostas, afinal, é fácil responder em nome do outro, pois não compromete! Já, quando esta mesma pergunta é voltada para os discípulos, vem o silencio, de início, ninguém ousa responder, afinal, esta pergunta de Jesus, requer uma resposta pessoal, o que exige comprometimento. Pedro foi o único que respondeu, e respondeu com firmeza: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.” Esta resposta de Pedro, agradou a Jesus, pois Ele sabia, que esta sua afirmação, era fruto da sua convivência com Ele. Por esta profissão de fé, Jesus convoca Pedro para uma missão desafiadora: conduzir a sua Igreja! “Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja...”
Este episódio, nos alerta sobre a responsabilidade de quem afirma conhecer Jesus, saber quem é Jesus, é muito mais do que saber que Ele é Deus, afirmar que o conhece, implica em comprometimento com sua causa, em dar testemunho Dele em qualquer circunstância.
A narrativa chega até a nós, como um convite a aprofundarmos no conhecimento à Jesus, sem conhecer Jesus, ficamos na superficialidade da fé, não vamos entrar na dinâmica do Reino e muito menos, compreender que, para ganhar a vida, é preciso passar pela cruz, como Ele passou. 
Olhando para a escolha de Pedro, vemos que Jesus, não entregou a responsabilidade de conduzir a sua igreja, a um homem diplomado, mas a Pedro, um homem simples, frágil, sujeito a falhas, alguém que representa os homens de toda a história da Igreja: homens santos e pecadores. 
Antes de conferir a Pedro, esta missão tão importante, Jesus não questiona o seu passado, não lhe faz nenhuma exigência, a não ser, o seu compromisso de transformar o seu amor por Ele, em cuidado para com o que é de mais precioso para Deus: o povo.
Ao escolher Pedro para a liderança da sua Igreja, fica evidente a compreensão de Jesus para com a fragilidade humana, Pedro era um homem de temperamento extremamente forte, Jesus sabia, que mais tarde, ele o negaria, mas mesmo assim, confia na sua fidelidade.
Como vemos; a escolha de quem conduziria a barca de Jesus, (Igreja) não caíra sobre um homem especial, e sim, sobre um homem comum, alguém dotado de virtudes e defeitos como qualquer um de nós. O que vem nos mostrar, o quão é grande a diferença entre os critérios humanos e os critérios de Deus, os homens escolhem pessoas capacitadas para cargos de lideranças, Deus, capacita os que Ele escolhe.
Com a volta de Jesus para o Pai, Pedro assume a liderança da igreja, uma Igreja fundamentada no amor de Jesus, conduzida pelo o Espírito Santo. 
Sobre a liderança de Pedro, a Igreja começa a dar passos rumo a uma nova Jerusalém, tendo a grande colaboração de Paulo, que representa a igreja itinerante, uma Igreja que não se limita a quatro paredes, mas que vai ao encontro do povo...
"A missão da Igreja consiste em revelar aos homens a vida nova que brota da ressurreição de Jesus! Sua grande riqueza está na abertura a todos os povos e culturas!"
A Igreja é unidade, ela é guardiã e propagadora do amor do Pai, da fidelidade do Filho e do poder Santificador do Espírito Santo.
O amor a Jesus, é o fundamento de toda comunidade cristã, por tanto, numa comunidade, cujo centro é Jesus, um líder não se destaca pela sua autoridade, e sim, pelo o seu amor a Jesus, transformado em serviço.
Pedro e Paulo, “colunas da Igreja, são modelos de discípulo missionário com suas virtudes e fraquezas, mas sobre tudo, com o seu amor e fidelidade a Cristo e a sua Igreja.
Nesta solenidade, unamo-nos em oração pelo o nosso Pastor, o sucessor de Pedro, o representante legítimo de Jesus Cristo aqui na terra, o nosso tão querido Papa Francisco! Um servo de Deus que preserva dentro de si, o amor de Jesus, a firmeza de Pedro e a flexibilidade de Paulo.

São Pedro e São Paulo: rogai por nós.

 FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olivia Coutinho https://www.facebook.com/groups/552336931551388


Nenhum comentário:

Postar um comentário