.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Jesus nos tira da ignorância e do pecado-Helena Serpa


7 DE JULHO DE 2020

3ª. FEIRA DA XIV SEMANA DO

TEMPO COMUM
Cor Verde

1ª Leitura - Os 8,4-7.11-13

Leitura da Profecia de Oséias 8,4-7.11-13
Assim fala o Senhor: 4Eles constituíram reis sem minha vontade;
constituíram príncipes sem meu conhecimento; sua prata e seu ouro serviram para fazer ídolos e para sua perdição.
5Teu bezerro, ó Samaria, foi jogado ao chão; minha cólera inflamou-se contra eles. Até quando ficarão sem purificar-se?
6Esse bezerro provém de Israel; um artesão fabricou-o, isso não é um deus; será feito em pedaços, esse bezerro de Samaria.
7Semeiam ventos, colherão tempestades; se não há espiga,
o grão não dará farinha; e, mesmo que dê, estranhos a comerão.
11Efraim ergueu muitos altares em expiação do pecado, mas seus altares resultaram-lhe em pecado. 12Eu lhes deixei, por escrito, grande número de preceitos, mas estes foram considerados coisa que não lhes toca. 13Gostam de oferecer sacrifícios, imolam carnes e comem; mas o Senhor não os recebe. Antes, o Senhor lembra seus pecados e castiga suas culpas: eles deverão voltar para o Egito. Palavra do Senhor.

Reflexão - “quem semeia vento colhe tempestade”
Por meio do profeta Oséias o Senhor hoje nos fala claramente:  “semeiam ventos, colherão tempestades” e nos exorta a que não caiamos no pecado da idolatria. Semeamos vento quando gastamos o nosso precioso tempo e energia fabricando “ídolos” com as próprias mãos e colocamos neles a nossa confiança. Muitos de nós nos fadigamos trabalhando para construir ídolos, produtos das nossas ambições desmedidas. Isto acontece quando colocamos a nossa felicidade na conquista de coisas materiais e cultivamos a ideia de que Deus não tem nada a ver com a nossa vida carnal e humana. Acham que não devemos “misturar” as coisas! O resultado será uma colheita frustradora e decepcionante. Tudo o que o homem constrói sem dá o conhecimento a Deus, à revelia dos Seus mandamentos, é contra a Sua vontade. E o que nós fazemos, fora de Deus tem como consequência, o fracasso, a decepção e a ruína. Os “ídolos” que fabricamos hoje são fortuna, bens materiais, sucesso profissional, cargos e posições sociais, visando apenas atender os nossos interesses próprios. Eles se constituem para nós “verdadeiros” deuses materiais e já que os fazemos com o nosso próprio esforço, a eles dedicamos o nosso viver. Assim como os antigos inventavam com o seu ouro e sua prata os bezerros e neles colocavam a sua esperança, nós também nos apegamos às coisas que perseguimos, mas que passam e não têm consistência. Tudo é ilusão, dá em nada! Muitas vezes, nós vivemos assim: idolatramos as pessoas comuns, os bens, e na hora da necessidade ficamos com fome: “não há espiga por isso o grão não dá farinha!” Ficamos na mesma, desolados e nos desesperamos.    Eu lhes deixei, por escrito, grande número de preceitos, mas estes foram considerados coisa que não lhes toca”.   A Palavra do Senhor está escrita, mas é desprezada e colocada de lado pela maioria das pessoas aqui na terra. E mesmo os que dizem buscar o Senhor não seguem os seus preceitos conforme a Sua Palavra. Oferecem sacrifícios, ofertam as suas “esmolas”, mas continuam na mesma, pois têm o seu ideal posto no seu próprio esforço e esquecem Aquele a quem precisam oferecer a sua vida.   - O que você tem semeado no seu dia a dia? – Quais os frutos que você tem colhido do seu esforço?  – De quem você espera ajuda? – Será que “você também tem construído “ídolos de barro” com as suas atitudes”? – Você costuma prestar culto às coisas que você conquista?      Onde mora o Deus em quem você confia?


Salmo - Sl 113B,3-4. 5-6. 7ab-8. 9-10 (9a)

R. Confia, Israel, no Senhor!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

3É nos céus que está o nosso Deus, *
ele faz tudo aquilo que quer.
4São os deuses pagãos ouro e prata, *
todos eles são obras humanas.R. 

5Têm boca e não podem falar, *
têm olhos e não podem ver;
6têm nariz e não podem cheirar, *
tendo ouvidos, não podem ouvir.R.

7aTêm mãos e não podem pegar, +
7btêm pés e não podem andar; *
8Como eles serão seus autores, *
que os fabricam e neles confiam.R.

9Confia, Israel, no Senhor. *
Ele é teu auxílio e escudo!
10Confia, Aarão, no Senhor. *
Ele é teu auxílio e escudo!R. 

Reflexão - O Salmo nos ensina: “Confia, Israel, no Senhor!” “É nos céus que está o nosso Deus... São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas”. Israel é você e o seu socorro vem do Senhor que está nos céus! Os nossos ídolos não têm poder para nada, porém o Senhor “faz tudo aquilo que quer”. É Ele quem nos sustenta e nos auxilia. Ele é como um escudo para nós e nos ampara nos nossos fracassos.

Evangelho - Mt 9,32-38

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo são Mateus 9,32-38
Naquele tempo: 32Apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam:
'Nunca se viu coisa igual em Israel.' 34Os fariseus, porém, diziam:
'É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios.' 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37'A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe
que envie trabalhadores para a sua colheita!' 
Palavra da Salvação. 

Reflexão – “Jesus nos tira da ignorância e do pecado
Neste Evangelho vemos como Jesus cura um homem mudo que estava possuído pelo demônio. O demônio é o espírito das trevas e da escuridão, espírito de rebeldia e de injustiça. Quando nos deixamos ser tomados pelas suas sugestões  e caímos no pecado ele faz a sua festa e nos tornamos homens e mulheres, mudos, apáticos, sem compromisso, sem esperança, sem entusiasmo. Entretanto o poder e o domínio de Jesus são muito maiores do que a ousadia e a pretensão de satanás. Ele vem em nosso auxílio para nos tirar da ignorância e do pecado, ao mesmo tempo em que nos tira do anonimato, também nos dá dignidade.   Hoje, como ontem, o Senhor continua pedindo ao Pai, trabalhadores para a sua messe, porque olha as multidões e se compadece daqueles (as) que vivem abandonados, cansados e abatidos.  Jesus veio inaugurar o tempo da misericórdia e, hoje como ontem, Ele conclama os Seus discípulos para serem trabalhadores da messe.  A  messe continua grande, mas os trabalhadores são poucos.”  Há muitos que continuam como ovelhas sem pastor, abatidas, cansadas, desanimadas, sem esperança, até dentro das nossas casas e Jesus nos chama a  trabalhar na Sua colheita.   A vivência do amor anima as pessoas enfraquecidas, enfastiadas e sem perspectiva. O amor vence o ódio e expulsa dos corações a intriga, a divisão, a incompreensão. Se fizermos como Jesus fez, estaremos sendo trabalhadores da Sua messe. Quanto mais nos apresentarmos à vinha do Senhor mais, surdos e mudos serão curados.  -  Você já se sente liberta do demônio que paralisa os lábios do homem? - Você conhece quando as pessoas à sua volta estão desanimadas e sem esperança? – O que você diz a elas? - Você tem ajudado a alguém pelo menos escutando e acolhendo? - Você se considera trabalhador da messe de Cristo?- Em que você tem empregado o seu tempo livre? 

3 comentários:

  1. José Maria Nascimento7 de julho de 2020 às 05:38

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus hoje dia 1 de maio de 2022 recebi uma mensagem e o evangelho é do dia 10 de julho de 2012 . Obrigado Jesus pelo grande presente que recebi da vossa palavra. Obrigado no momento de adoração o Senhor ouvio as minhas presses. Mara Rubia Meireles Paim. Maceió/Al

    ResponderExcluir