.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 9 de junho de 2020

-Se o teu olho te leva a queda, arranca-o-José Salviano.


12  de Junho-2020

Evangelho Mt 5,27-32

Jesus nos avisa que é melhor perder um dos nossos membros que nos lava constantemente a pecar e  nos tornar merecedores do Reino do Céu, do que ter todos os membros do nosso corpo perfeitos, e sermos levados para o fogo eterno por causa dos nossos muitos pecados cometidos com esses referidos membros.

Prezadas irmãs, e irmãos. Muitas desgraças que nos acontecem não são verdadeiramente desgraças, mais sim, provações. E isso acontece para o nosso próprio bem. Isso é semelhante à poda que se faz em uma árvore, para que ela se reconstrua com mais força e mais vida!

As provações são necessárias para corrigir o nosso viver errante.

Neste Evangelho Jesus que sempre usou de palavras duras, nos fala da amputação de um dos nossos membros que nos leva a pecar. Ele começa pelo olho. Muitas vezes nós pecamos pelos olhos, pecamos pelo olhar de malícia, de desejo ao que pertence ao nosso próximo, desejo a algo que nós já temos, e não estando satisfeitos, ficamos cobiçando o que não é nosso. Pois sempre queremos mais, sempre queremos o que na verdade não merecemos, o não devemos ter.

Precisamos refrear os nossos instintos, por meio da virtude da temperança.

Pois como sabemos, a temperança é a virtude moral que modera a nossa atração para com os prazeres e proporciona o equilíbrio no uso dos bens terrenos. Assegura o domínio da vontade sobre os instintos e mantém os desejos nos limites da honestidade. A pessoa temperante orienta para o bem os apetites sensíveis, guarda uma sã discrição e não se deixa arrastar pelas paixões.
O cristão consciente busca controlar suas más inclinações, os seus apetites para obter o prazer com a pessoa errada, procura ser moderado, e agir na sobriedade dos seus atos aos olhos  do Criador Aquele que vê tudo o que pensamos e o que decidimos fazer.
O mandamento  de Deus é que amemos a Deus  com todas as nossas forças, todo o nosso entendimento,  de toda a nossa alma, e ao próximo como a nós mesmos. Sendo assim, devemos a Deus um  amor puro, incorrupto e íntegro corrigido pela temperança, sempre praticando o amor e a justiça  para com o nosso próximo, sendo prudentes e fortes nas tentações...
Quando Jesus disse: Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério... ...Eu porém vos digo... todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la...  já pecou, pois pela imaginação, já praticou um ato imoral mentalmente. E a partir da frase: Eu porém vos digo,  Jesus está anunciando uma nova  forma de pensar, um novo modo de se ver o pecado, pois como Ele mesmo disse, todo pecado começa dentro de nós, pelos nossos pensamentos e emoções, para em seguida se realizar em atos. Desse modo, nós não pecamos somente por atos, mais sim por pensamentos palavras, atos e omissões.
Podemos dissimular,  e nos mostrar, nos apresentar como santos diante dos demais, e até comungar o corpo e sangue de Cristo. Porém podemos estar em pecado, pois dentro de nós, em nossas mentes, estamos alimentando desejos impuros, impróprios, desejos ao que pertence ao nosso próximo: Não só a sua mulher, mais o seu carro, a sua casa, a sua moto,  a sua força física, o seu saber, etc. pensemos nisso, e vamos corrigir os nosso modo de pensar. Vamos pensar, agir, e viver como Jesus viveu.

Tenha um bom dia. José Salviano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário