.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 30 de junho de 2020

-O significado do Jejum-José Salviano.


04 de Julho-2020

Evangelho Mt 9,14-17




Jejuar significa  a privação de algo permitido, para podermos ter forças para nos abster ou evitar, algo não permitido, e prejudicial a nossa saúde  e a nossa salvação.

Jejuar não é somente ficar sem nos alimentar. Pode ser ficar sem fazer aquilo que você muito gosta, porém que lhe prejudica. Tanto

Jejum e oração estão de mãos dadas. Não se compreende fazer um jejum sem fazer oração.  Pois o jejum deve ser acompanhado de muita prece.  É como morrer para  ressurgir de novo com muita força contra os nossos defeitos, vícios e inclinações.

A oração pode ser expressa por gestos, cantos e palavras.  E seja qual for o modo  pelo qual rezamos, é o homem todo que reza. Estamos falando do devido recolhimento na ora de orar.
É de dentro de nós que brota a oração. É do fundo da nossa alma, é do espírito, motivado pelas nossas necessidades e pela fome e sede  de Deus, que o nosso cérebro age nos conduzindo a uma atitude de recolhimento  adequado para  nos por em contato  com o Criador. É uma sintonia da nossa mente e do nosso corpo, falando com o Pai. Se a nossa alma e a nossa mente não estiver concentrada na pessoa de Deus, não é oração. Pode ser tudo. Um gesto bonito, uma encenação, porém, oração, não é.
A nossa alma junto com nosso cérebro é o ponto de contato entre a nossa realidade humana e a realidade divina.
A nossa alma e nossa mente é o nosso centro oculto, insondável por outros seres humanos, onde somente o Espírito de Deus é que o pode sondar e conhecer. É lá que fica  o lugar da decisão, no mais profundo das nossas tendências psíquicas. É lá a sede da  nossa verdade, e da real essência do nosso ser homem ou mulher.  É lá de onde surgem as nossas decisões, as nossas escolhas  de vida ou de morte tanto do corpo como da nossa espiritualidade.
Deus penetra a nossa intimidade,  porém, Ele, muito embora queira  e  contribua para  a nossa salvação, Ele não interfere nas nossas decisões, e escolhas. Deus respeita o nosso livre arbítrio.
É por meio da oração que se estabelece a aliança entre Deus e o ser humano. Pois pela prece feita de forma concentrada e com toda contrição, que ocorre a comunhão entre o humano e o divino. O Espírito de Deus entra em contato conosco e pela oração nós entramos em contato com o Pai.
Deus fala conosco por meio de fatos, de pessoas, e pelos nossos próprios pensamentos. Nós falamos com Deus pela oração. E nem sempre Deus nos respondo no momento em que pedimos, ou o invocamos. Porém, depois, no momento em que menos esperamos, Ele nos responde. Por isso, é preciso: Primeiro estar preparado, e segundo estar atendo. Sempre conectados  com o Poder do
Alto.
Assim, a vida de oração consiste em estar habitualmente na presença do Deus três vezes santo e em comunhão com Ele. Esta comunhão de vida é sempre possível porque, pelo Batismo, nos tornámos um só com Cristo. A oração é válida, é cristã e verdadeira, na medida em que ela for comunhão da nossa pessoa com Cristo, e também comunitária, ou seja, na Igreja que é o seu corpo. Essas duas dimensões se completam no amor de Jesus Cristo.
O idoso não deve se abster do alimento regular. Porém, pode e deve se abster da teimosia, da rabugice, e tantos erros que cada um de nós bem o sabemos. Por tanto, jejuar e orar, é muito bom para a nossa santificação e para a nossa salvação.

Faça isso e estará no caminho certo para a casa do Pai.


 José Salviano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário