.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 9 de junho de 2020

-Olho por olho dente por dente-José Salviano.


15  de Junho-2020

Evangelho Mt 5,38-42


A prática do Olho por olho dente por dente, deixará todos cegos e sem dentes. (Gandhi).
Isto é uma grande verdade. Pois se vivemos uma terra sem lei, onde quem pode mais chora menos, não teremos sossego nem quando estamos dormindo.  Será preciso ficar a noite toda com uma arma do nosso lado, com as portas todas bem trancadas, com segurança eletrônica e por homens armados até os dentes. E mesmo assim o nosso sono nem se compara com o sono dos inocentes que vivem em outra região do planeta, onde no lugar da violência, reina a concórdia, a cooperação mútua, e a fé em Deus.
Num mundo onde impera somente a violência, paga-se um preço muito alto pela falta da paz tão desejada pelo ser humano! Todos estão realmente cegos, muito embora ninguém sofra de glaucoma, catarata, muito menos de descolamento de retina. A cegueira é causada pelo embrutecimento do espírito, pela rejeição da palavra de Deus, e pelo amortecimento da lei divina que  fora instalada na consciência de cada um ao nascer.
Todos acabarão não só sem dentes, mais sem paciência, sem nenhuma boa vontade, sem fraternidade, sem tolerância, mais com muita inveja, muita arrogância, muita  inconveniência, com todos  procurando os seus próprios interesses, pois todos são egoístas, todos estão irritados, estressados, com muito ressentimento, sendo a vingança o valor mais divulgado e a ação mais praticada. Não existem desculpas, muito menos perdão, não existe a verdadeira alegria, nem felicidade. Pois o que mais impera é a injustiça. Ninguém mais crê em nada além da força bruta, e dos bens materiais. E na realidade, todos estão mesmo é muito infelizes, embora mostrem o contrário!
Isto é o que resultou de uma vida baseada na lei do OLHO POR OLHO DENTE POR DENTE.
Pois em uma sociedade em que prevalecer a lei do mais forte, nunca haverá paz. Partindo do princípio que não só os fracos precisam dos fortes, mais sim,  os fortes  também necessitam dos fracos para limparem  as suas privadas, lavar as suas casas, suas roupas, etc.
Uma sociedade cuja lei máxima é a violência,  e nada de caridade, nunca terá paz. Pois sem a caridade, nada somos. Nos tornaremos semelhantes aos animais, ou pior do que eles.  E não adianta atos demagógicos de se tentar mostrar ou enganar que  está ajudando os fracos. Pois se não tiver caridade, isso de nada vale.
Irmãs e irmãos. Vamos praticar a caridade em vez da força bruta. Pois a  caridade é superior a todas as virtudes. É a primeira das virtudes teologais. Entre a fé, a esperança e a caridade, a maior de todas é a caridade.
Os frutos da caridade são: a alegria, a paz e a misericórdia; exige a prática do bem e a correção fraterna; é benevolente; suscita a reciprocidade, é desinteressada e liberal.
A prática do Olho por olho dente por dente, deixará todos cegos e sem dentes. (Gandhi).


Pense nisso.  José Salviano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário